Saiba qual é a origem do café e seu papel histórico econômico

Conheça a origem do café o seu papel histórico na economia aqui no Origem das coisas. Para saber mais sobre o surgimento do café leia aqui!

Uma das bebidas mais famosas em todo o globo é o café. Ele já é considerado um hábito no mundo inteiro, consumido puro ou em milhares de receitas. O café está no pódio de bebidas mais consumidas no globo, perdendo apenas para a água. 

Essa bebida, para chegar até onde chegou, precisou percorrer um longo caminho histórico desde sua origem até a modernização de suas técnicas de extração e consumo. 

No presente, o café é uma bebida muito importante para grande parte da população, sendo mais consumido pela parte da manhã por causa de seus benefícios de efeito estimulante e antioxidantes.

 Além dos benefícios, o café é uma bebida com sabor e aroma marcantes, a causa principal dessa bebida ser tão consumida em todo o mundo. Entenda a seguir qual é a origem do café e toda sua história construída ao longo dos anos. 

De onde é originário o café?

Não é possível definir com exatidão a origem do café. Isso porque há uma falta de registros sobre esse tema. Entretanto, acredita-se que o café foi encontrado pela primeira vez por um pastor de cabra etíope. Esse pastor, notou que ao comer as frutas vermelhas das árvores encontradas, o seu rebanho tornou-se mais alegre e com disposição.

Sendo assim, conforme conta a história, o pastor decidiu experimentar também as pequenas frutas da árvore e assim descobriu o poder estimulante do café. Porém, ao levar as frutas para um monge da região, a planta não foi aprovada, e assim jogada em uma fogueira. Desse modo, o aroma que soltou os grãos torrados intrigou os monges.

De onde é originário o café
Fonte/Reprodução: original

Em outra versão dessa mesma história, a planta foi aceita facilmente pelos monges. Assim, suas sementes foram usadas em uma infusão com outras plantas, o que comprovou seu poder estimulante. De acordo com os monges, a bebida causava agitação.

Conforme alguns registros, o café começou a ser consumido 575 d.C, momento em que as lendas se iniciaram. Nesse período, o povo etíope consumia o café como alimento. A polpa do fruto era servida durante as refeições. Além do fruto, as folhas da árvore do café também eram consumidas ou utilizadas em infusões.

Café na Turquia 1475

A Turquia teve grande peso na história do café. Além de ser o país responsável pela maior parte da difusão da bebida no mundo, foi na Turquia que surgiu a primeira cafeteria em 1975, denominada de Kiva Han.

Com a abertura do Kiva Han, o espaço logo tornou-se de caráter social, ou seja, as pessoas não só se encontravam pelo café, mas também para conversar sobre suas atividades com outras pessoas. Em 1574, esse conceito já era bastante popular porque as cafeterias começaram a realizar apresentações de artistas e poetas da época, o que atraia ainda mais o público.

O crescimento histórico da cafeicultura: rumo ao ocidente

Desde sempre, o Ocidente buscou por produtos do Oriente porque eram considerados exóticos. Com o café não foi diferente. Com a propagação da bebida, surgiu o interesse de cientistas da época. 

A chegada do café no ocidente foi marcada por bastante resistência dos mais religiosos. A bebida era considerada herege. Muitos produtores de vinho também não gostaram da ideia, pois o café simbolizava concorrência para eles.

Mesmo com tanta resistência, a população começou a tomar gosto pelo café. Isso teve início com os artistas e considerados intelectuais. Assim, as cafeterias começaram a se popularizar.

Cafeteria moderna: quando surgiram as máquinas de café

Por causa do aumento considerável do consumo e do número de cafeterias cada vez maior, durante o início da Revolução Industrial, na Europa, os cientistas da época iniciaram seus projetos para trazer maior agilidade da produção do café com máquinas a vapor.

O primeiro protótipo conhecido de uma máquina a vapor foi do italiano Angelo Moriondo. De acordo com ele, essa invenção iria servir para trazer mais agilidade para a criação de cervejas, porém funcionava igualmente as máquinas de café que conhecemos hoje. 

O verdadeiro responsável pela revolução do consumo do café foi Luigi Bezzera, ele criou uma nova máquina baseada na invenção de Angelo Moriondo. Essa máquina de café passou a produzir uma xícara de café em poucos segundos.

Conforme o passar dos anos, as máquinas foram cada vez mais modificadas para melhor e hoje estão presentes em cafeterias do mundo inteiro. Com ela, é possível servir maior quantidade de café em menos tempo. 

O café no Brasil

De acordo com o que conta a história, a primeira muda de café chegou em solo brasileiro no ano de 1727. A muda veio pelas mãos de alguns bandeirantes que trabalhavam para a Coroa de Portugal. O nome mais importante dessa história é do bandeirante Francisco de Melo Palhete, o principal responsável pela muda de café.

Então, a datar do século XIX e início de XX, o café passou a ser considerado um dos principais produtos de exportação do Brasil. Atualmente, o país é essencial na produção de café, pois é responsável por ⅓ de toda produção mundial. O café brasileiro também é considerado um dos melhores do mundo.

Poder econômico do café e crise histórica

Entre o século XIX e início do século XX o café foi considerado o principal alimento de exportação. Por isso, não era difícil encontrar grandes plantações de café nas regiões do estado de São Paulo e Rio de Janeiro.

As primeiras fazendas de café eram bastante ricas e com uma arquitetura nobre. Os donos dessas fazendas eram chamados de barões do café. O café foi peça fundamental no desenvolvimento do Brasil, sua história no país foi marcada pelo desenvolvimento econômico e industrialização

Em um primeiro momento, os escravos foram os responsáveis por todo trabalho em lavouras de café. Mas com a proibição do tráfico de escravos e abolição da escravatura, iniciou-se a contratação de trabalhadores no formato assalariado para cuidar das fazendas de café.

Mais adiante, em 1929, o Brasil enfrentou uma verdadeira crise. Seu principal comprador do produto, os Estados Unidos, vinha sofrendo com ‘’A Grande Depressão’’, o que afetou diretamente o Brasil, pois a importação caiu consideravelmente, assim como seus preços. Nessa época, houve a queima de toneladas de café pelo governo atual, para evitar a desvalorização extrema. A crise teve solução em 1933, com o plano New Deal.

O Brasil continua no pódio de maiores exportadores de café de todo o globo. O café arábica e café robusta são os mais produzidos em solo Brasileiro. A região com maior concentração de produção do café é Minas Gerais.

5 comentários em “Saiba qual é a origem do café e seu papel histórico econômico”

Deixe um comentário