Conheça a origem da cerveja

Saiba a Origem da Cerveja e o que é aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento da cerveja aqui no Origem das coisas.

Com certeza você já deve ter visto vários tipos de cerveja, mas e a origem da cerveja, você conhece? Beber ou ver alguém bebendo cerveja é algo muito comum, afinal ela é uma das bebidas mais populares do nosso país, onde aproximadamente 70% da população a consome.

Mas dentre todas essas pessoas que consomem a cerveja, pouquíssimas conhecem a origem da cerveja. Por isso, preparamos esse texto onde mostramos o que é, quais os componentes e claro, qual a origem da cerveja, uma das bebidas mais populares do mundo.

O que é a cerveja?

A bebida alcoólica mais popular do mundo, e a terceira mais popular dentre as outras, atrás da água e do café, a cerveja é um tipo de bebida feita através da fermentação de cereais, com a cevada sendo a principal deles.

O que é a cerveja
Fonte/Reprodução: original

Acredita-se que ela é a bebida alcoólica mais antiga do mundo. Vamos conhecer mais sobre a origem da cerveja!

Qual a origem da cerveja?

A origem da cerveja não veio da Alemanha como alguns acreditam, pois ela é muito mais antiga que isso. Segundo alguns especialistas, a cerveja surgiu a partir de um acidente, provavelmente na tentativa de fermentação de grãos para fabricação de pães, que resultou nas versões iniciais da bebida.

Isso teria acontecido na Suméria, conforme documentos históricos que apontam que em 2100 a.C. já reservava aproximadamente 40% de sua produção de cereais para as chamadas “casas de cerveja”, onde a fabricação da bebida era realizada por mulheres.

A partir da origem da cerveja, ela continuou sendo consumida e no Egito, onde logo aprenderam a replicar sua produção, ela era chamada de pão líquido, usada como forma de pagamento, com leis sobre seu processo de fabricação, venda e consumo.

A medida que os anos iam passavam, os povos dominavam outros tipos de cereais, assim faz com que surgisse vários tipos de cervejas diferentes. Na idade média, foi acrescentado na cerveja as ervas aromatizantes, por conta das propriedades conservantes que essas plantas tinham.

A cerveja só veio ao Brasil em 1808, depois que os portos foram abertos para as outras nações. Alguns anos depois, em 1836, surge a primeira notícia relacionada a fabricação de cerveja no Brasil. Em 1853, surge a primeira grande cervejaria no Brasil, a Bohemia.

Essa foi a origem da cerveja no Brasil e no mundo e, como dissemos, surgiram vários tipos de cerveja ao longo dessa história, então vamos conhecer quais são as opções de cerveja existentes atualmente.

Quais as opções de cerveja?

Cada povo desenvolveu a sua própria versão da cerveja, com isso temos algumas variações da bebida. Atualmente, como opções temos as cervejas:

  • Pilsen: Cerveja mais leve, é a melhor opção para pessoas que gostam de versões mais suaves da bebida;
  • Weissbier: A famosa cerveja alemã. Ela é feita com 50% de trigo e 50% de cevada;
  • Lager: A mais consumida pelos brasileiros, essa cerveja é de baixa fermentação. Por conta de sua composição carbonata, agrada o paladar da maioria das pessoas;
  • Pale Ale: Cerveja de alta fermentação, por conta disso possui um alto teor alcoólico;
  • Bock: Caracterizada pela sua cor escura e gosto marcante, esse tipo de cerveja também costuma ter um teor alcoólico superior as outras.

A diversidade, porém, não está apenas nos tipos, mas há diversas marcas que trabalham suas cervejas de maneiras diferentes, o que pode impactar no sabor.

Quais os componentes da cerveja?

A cerveja é composta de basicamente 4 ingredientes: água, malte, levedura e lúpulo. Além desses, coisas como alguns tipos de plantas, sementes e açúcares podem ser acrescentados à cerveja.

Qual teor alcoólico de uma cerveja e como são medidos?

O teor de álcool é medido através da porcentagem alcoólica encontrada em um litro de cerveja. O teor de álcool pode variar de acordo com a cerveja, mas fica quase sempre entre 2% e 7%. A maioria das cervejas comercializadas no Brasil possui um teor alcoólico de 4,6%.

Quem deve consumir cerveja e por quê?

Não existem muitas restrições relacionadas ao consumo da cerveja. Alguns especialistas afirmam que ela pode até prevenir doenças cardiovasculares, desde que seja feito um consumo moderado.

Quem deve consumir cerveja e por quê
Fonte/Reprodução: original

Portanto, a menos que haja algum tipo de contraindicação por um médico, o consumo moderado da cerveja tá liberado para todas as pessoas que tenham mais de 18 anos.

Depois de conhecer a origem da cerveja, podemos ver que ela não é uma bebida qualquer, e foi importante para o desenvolvimento da humanidade, além de ter presença garantida nas rodas de amigos em um happy hour.

Deixe um comentário