Qual a origem da contabilidade e sua importância histórica?

Conheça a Origem das contabilidade e principalmente a sua importância histórica aqui no Origem das coisas. Para saber mais do surgimento da contabilidade veja aqui!

A contabilidade é a área responsável por estudar o patrimônio das entidades, registrando os atos econômicos e financeiros das empresas. Mas você já parou para pensar em como essa ciência teve origem? A contabilidade é tão antiga quanto a sociedade, já que sempre houve necessidade de fazer contagens e registros, mesmo usando-se apenas a memória. Hoje vamos entender um pouco mais sobre a origem da contabilidade, seu desenvolvimento e importância histórica para a sociedade.

Onde se originou a contabilidade no mundo antigo?

A contabilidade se originou no início da civilização, de forma simples no cotidiano. Desde a contagem de rebanhos e espera de alimentos até o controle de bens, a contabilidade sempre esteve presente.

Onde se originou a contabilidade no mundo antigo
Fonte/Reprodução: original

Os primeiros indícios de contabilização são de 2.000 a.C, em que foram encontrados registros comerciais de trocas de produtos na Suméria e Babilônia (atual Iraque). Mas antes disso, a contabilidade já era feita de forma rudimentar, usando apenas a memória. Em Caldéia, local citado em Gênesis por ser onde viveu Abraão, já havia registros de contas referentes à mão-de-obra e materiais. Isso nos mostra que mesmo antes do período moderno, já se via a necessidade de apurar custos.

A contabilidade na sociedade medieval

A evolução da contabilidade foi lenta até o surgimento da moeda, quando os negócios começaram a crescer e se via a necessidade de mensurar quantidades e aumentar os lucros. No período medieval, inovações na área foram criadas pela igreja e governos locais, mas foi na Itália que surgiu o termo Contabilitá.

O crescimento da contabilidade se deu pelo advento do capitalismo, que gerou acúmulo de capital e alterou as relações de trabalho: o trabalho assalariado tomou o lugar do trabalho escravo, um grande marco para a sociedade. No século XIV já era possível encontrar registros mais completos de custos comerciais e industriais, que vão desde os custos tributários até a mão-de-obra agregada.

Em 1494, Frei Luca Pacioli publicou a obra que inseriu a contabilidade nas áreas de conhecimento humano, com a teoria de que crédito e débito correspondem aos números positivos e negativos. Essa obra marca o início da era moderna da contabilidade, abrindo espaço também para a publicação de outros estudos.

Desenvolvimento da contabilidade

O fortalecimento da contabilidade se tornou maior quando surgiu a necessidade da contabilização de patrimônios, tornando- se algo indispensável para o crescimento de uma entidade. No Brasil, a contabilidade teve início na era colonial com a criação de armazéns alfandegários, marcando o desenvolvimento desse setor. Com a expansão da colônia, se tornava cada vez mais necessário o controle das contas públicas, até que a fiscalização de receitas e despesas ganhou importância.

A importância da contabilidade nos tempos atuais

A contabilidade auxilia na administração de empresas, e é fundamental para a tomada de decisões financeiras. Independente de seu ramo de atuação e tamanho, toda empresa necessita do setor contábil para manter a organização de suas finanças. Entre os pontos importantes da contabilidade, temos:

  • O controle financeiro faz com que a empresa corra menos riscos de se endividar e até mesmo vir a fechar;
  • Uma consultoria contábil garante um melhor investimento de recursos, de forma estratégica;
  • A organização da documentação é essencial para o bom funcionamento da empresa, responsabilidade do setor contábil.

A contabilidade teve grande papel histórico, e até nos dias atuais é de suma importância em empresas e em nosso cotidiano. Conhecer a origem da contabilidade nos permite entender como e porquê ela é tão necessária.

5 comentários em “Qual a origem da contabilidade e sua importância histórica?”

Deixe um comentário