Qual a Origem dos Primeiros Sistemas de Educação?

A origem dos primeiros sistemas de educação surge a partir do momento em que as civilizações começaram a se desenvolver e viram a necessidade de conservar e propagar os conhecimentos gerados por ela.

Conheça, a seguir, mais sobre as motivações responsáveis por ocasionar os primeiros sistemas de educação, como eles se desenvolveram e quem foram os primeiros pensadores da área.

Quais foram os primeiros sistemas de educação?

Decorrente de uma necessidade latente das civilizações organizadas, a origem dos primeiros sistemas de educação buscam conservar e assegurar o legado do conhecimento histórico e cultural adquirido por elas. Dessa maneira, as formas de organização educacional foram evoluindo ao ponto em que as sociedades se desenvolviam.

Quais foram os primeiros sistemas de educação
Fonte/Reprodução: original

Entre os primeiros sistemas de educação que surgiram, os principais foram a Paidéia Grega, Escolástica e a Educação Pública no antigo reino da Prússia. Confira abaixo um pouco sobre cada uma delas:

Paideia Grega

A Paideia Grega foi uma das primeiras organizações educacionais ocidentais, que dão base até hoje para nosso sistema educacional. Ela consistia no agrupamento de pessoas feitas em um complexo educacional que ensinavam Música, História, Filosofia Retórica e Gramática.

Esse sistema educacional restringia somente a um grupo seleto de indivíduos, o qual excluía escravizados, mulheres e estrangeiros. É válido dizer também que a origem da palavra “escola” vem dessa época, pois ela deriva do termo “scholé”, que significa “discussão” e também “tempo livre”, o que designa o fato de que no tempo livre eram desenvolvidas conversas produtivas que poderiam gerar um alto valor social.

Escolástica

Sistema educacional predominante durante a Idade Média, em que a Igreja Católica regia o funcionamento da educação escolar, visando formar indivíduos que possuíam interesses na vocação religiosa. A realização das aulas eram feitas em mosteiros.

É válido mencionar que a maioria da população durante esse período ainda não tinha competências educacionais básicas como leitura, escrita e a realização de cálculos matemáticos.

Entretanto, quando o comércio começou a se expandir, e essas capacidades passaram a ser uma demanda dos donos de comércios, obrigando a burguesia a investir na criação de um modelo educacional voltado a ensinar habilidades práticas, fora do campo religioso e voltado diretamente ao campo civil.

Educação Pública

Surgida em 1717, no antigo reino da Prússia, instituída pelo então rei Frederico Guilherme, obrigava que crianças entre 5 até 12 anos participassem do ambiente escolar. A partir disso, o governante da época ainda institui que a contratação de crianças no mercado de trabalho fosse feita somente para aqueles que terminassem o estudo obrigatório.

É válido dizer que a base desse sistema escolar originou-se pelas ideias de Martinho Lutero, após a instauração da Reforma Protestante. Ele acreditava que uma organização educacional eficiente deveria se basear na metodologia lúdica, dando ênfase aos ensinos de métodos de oralidade e memorização, tendo profissionais experientes repassando esses conhecimentos.

Ele via que era necessário separar o ensino de meninos para meninas, de forma que as garotas deveriam focar na educação de atividades domésticas e os homens no aprendizado de ofícios trabalhistas. Assim, a principal contribuição de Lutero na formalização de uma educação pública veio em sua defesa do fim do monopólio da igreja no regimento da educação, para que isso fosse prioridade do governo.

Em síntese, pode-se observar que a origem dos primeiros sistemas de educação nada mais são que a maneira na qual a sociedade viu de armazenar e perpetuar os conhecimentos que ela adquiriu, além de proporcionar um ambiente que possa criar novos.

Qual a origem dos primeiros sistemas de educação?

É difícil determinar uma origem exata, já que desde as primeiras civilizações, podemos notar modelos organizacionais que proporcionam um armazenamento e compartilhamento de conhecimentos. Entretanto, esses não eram muito parecidos como os atuais.

Nas primeiras comunidades humanas, e os pais ensinavam aos seus filhos, que depois passavam para suas próximas gerações, fazendo com que esse conhecimento fosse perpetuado.

A partir disso, pode-se fazer a observação que o compartilhamento de conhecimentos essenciais existe desde o início das civilizações, e povos como antigos mesopotâmicos e egípcios tinha certa organização para tal. Entretanto, a formalização dela, de forma centralizada, veio com a criação da Paideia Grega, já citada anteriormente.

Como surgiu o sistema educacional?

A origem dos primeiros sistemas de educação modernos remete à Grécia antiga, que por meio da Paideia Grega definiu um modelo mais formalizado de ensino. Enquanto as sociedades primitivas restringiam o ensino somente às práticas de caça e coleta, por meio da oralidade, os gregos vieram com uma proposta mais erudita, focando no ensino de matérias teóricas como Filosofia, História, Retórica e Música.

É válido pontuar que os gregos foram revolucionários na criação desse sistema de educação, pois pela primeira vez era realizado uma organização que visava transmitir conhecimentos por meio de métodos de registros de escrita.

Como surgiu o sistema educacional
Fonte/Reprodução: original

Com passar do tempo, foi visto que o sistema educacional precisava mudar e se adequar às demandas de cada época. Nisso, durante a Idade Média, quando havia uma enorme predominância da Igreja Católica na sociedade, foram feitas organizações educacionais focadas somente no ensino religioso, com aulas realizadas em mosteiros.

Por fim, após o enfraquecimento da Igreja Católica e o crescimento das ideologias iluministas e da Reforma Protestante, foi estabelecido um modelo educacional que visava tirar o monopólio da igreja e passar para o Estado.

Assim pode-se notar que a origem dos primeiros sistemas de educação ocidentais modernos possuem uma total influência desses três modelos citados, tendo resquícios de cada um deles, juntamente de outras modificações surgidas ao longo do tempo.

Quem criou o sistema de educação?

Não existe nenhum registro histórico a respeito do nome da pessoa responsável pela origem dos primeiros sistemas de educação. Principalmente, por ser algo que envolve questões complexas, com participação de inúmeros indivíduos.

Entretanto, é válido mencionar a respeito de Anísio Teixeira, escritor, jurista e educador brasileiro, responsável por ser o criador do sistema público educacional do Brasil. Ele iniciou esse projeto por meio do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, no ano de 1932.

Dessa forma, podemos ver que a origem dos primeiros sistemas de educação no Brasil é bastante atrasado, pois o modelo implementado durante o antigo reino da Prússia durante o século XVIII, só chegou aqui no Brasil no século XX, após a década de 1930.

Ao longo do texto ficou perceptível o quanto a origem dos primeiros sistemas de educação foi uma consequência natural da humanidade, que viu por meio dessa ferramenta uma forma de organizar e perpetuar os conhecimentos importantes da sociedade.

Assim, a origem dos primeiros sistemas de educação veio primeiro ensinar conhecimentos pertinentes à sobrevivência humana, depois passou por conhecimentos mais eruditos e, por fim, começou a acumular o conhecimento dessas duas necessidades por meio de um novo sistema de educação.

Deixe um comentário