Origem da Economia: como surgiu?

A origem da economia surgiu da necessidade dos seres humanos em saber como alocar os seus recursos de forma eficiente. Isto é, fazer com que conseguisse obter o maior número de itens necessários utilizando os utensílios que eles possuíam.

Venha conferir no decorrer do texto qual a origem da economia, sua história e como ela se modificou durante o tempo. Dessa maneira você poderá conhecer as diferentes formas que o ser humano criou para conseguir alocar bem seus recursos.

Como funciona a economia?

Desde a origem da economia o ser humano tenta entender como funciona a alocação de recursos. Em poucas palavras, compreender tudo aquilo que uma sociedade possui, ao ponto de que todos os membros dela possam ter meios para financiar suas necessidades, além, também, daquilo que eles desejam.

A origem da economia veio também de outra compreensão humana, na qual percebeu que os recursos eram escassos em relação às necessidades e desejos, que se mostravam abundantes. Assim, a ciência econômica visa transformar os recursos em abundante, e as necessidades e desejos em escassas.

Como funciona a economia
Fonte/Reprodução: original

Durante os primórdios da humanidade, os recursos eram alocados por meio de trocas de insumos, chamadas de escambo. Na prática, um indivíduo que quisesse banana e que tivesse maçã, deveria trocar com outro que quisesse maçã e tivesse banana.

Entretanto, ao passar do século, com o intuito de acelerar o processo de alocação de recursos, foi decidido que a moeda de ouro era o item de maior valor, pois este valor pouco variava ao longo dos anos. Então, para o indivíduo comprar banana, bastaria dar a quantia necessária de ouro para comprá-las, não necessariamente esperar que o proprietário da banana quisesse maçã.

Dessa forma, podemos simplificar que o funcionamento da economia dar por meio de trocas voluntárias entre pessoas, nas quais utilizam do dinheiro para conseguir adquirir os bens que elas tanto desejam.

Qual a origem da economia?

Como já citado em alguns parágrafos anteriores, a origem da economia surge em decorrência da necessidade da humanidade em alocar seus recursos, isto é, adquirir e vender seus bens. Algo totalmente ligado a sua sobrevivência.

A partir dessa premissa, pode-se deduzir que a economia surgiu pouco tempo após o surgimento da humanidade, algo estimado a 100.000 anos antes de Cristo. Nessa época, conhecida como pré-história, os humanos aproveitaram que a Terra sofreu várias modificações em seu ambiente e desenvolveram meios para obter recursos, conhecidos como a caça, pesca e a coleta.

Com o passar do tempo, o homem viu a necessidade de cuidar e controlar seus recursos, pois via que as práticas de exploração do ambiente mostravam-se arriscadas para sua sobrevivência.

A partir daí, durante 10.000 anos antes de Cristo, ainda no período pré-histórico, o homem criou a prática que hoje conhecemos como agricultura. Essa prática fez com que as pessoas cuidassem mais das plantações e domesticassem os animais, pois assim eles se reproduziram mais e não se arriscam em viagens de obtenção de recursos.

A partir desse panorama histórico, podem relacionar a origem econômica aos períodos pré-históricos, em que o ser humano pode criar meios de obter recursos e ainda alocá-los de maneira eficiente. Entretanto, a origem da economia como ciência que conhecemos hoje não veio desse período, mas sim muitos anos depois, no século XVIII.

Como surgiu a ciência econômica?

A origem da economia como ciência surgiu por volta do século XVIII, mais precisamente no ano 1776, na cidade de Londres, na Inglaterra, quando o então filósofo escocês Adam Smith lançou o livro “Riqueza das Nações”. Apesar do homem ter criado ao longo da história vários meios de organizar a alocação de seus recursos, o livro de Adam Smith foi pioneiro em escrever um tratado científico sobre isso.

Em sua obra, Smith falou a respeito da definição de valores dos objetos e também sobre o funcionamento das trocas de recursos. Por fim, ele abordou também a forma que o estado deveria se comportar nesse processo, que acreditava ser a mínima possível.

Vale ressaltar que a origem da economia como ciência foi possível por conta da revolução Iluminista que foi criada na época, a qual procurava racionalizar cada vez mais os fenômenos humanos.

Vale ressaltar que o funcionamento do dinheiro na economia é análogo ao da comida em nosso corpo. Quando falta, finda em um problema de “desnutrição”, denominada como crise e em casos de excesso acarreta outra fatalidade, a “obesidade”, denominada de inflação.

Como surgiu e como se divide a economia?

Como visto no tópico anterior, a origem da economia como ciência ocorreu durante o século XVIII. Entretanto, como se deu desde os seus primórdios, ela sofreu inúmeras metamorfoses, as quais foram divididas em várias vertentes. Sendo as principais, a Microeconomia e a Macroeconomia.

A Microeconomia é responsável por estudar e compreender o comportamento e ações dos componentes individuais dentro da economia. Por exemplo: lucro de negócio, compras feitas por consumidores e vendas feitas por uma empresa.

Como surgiu e como se divide a economia
Fonte/Reprodução: original

Já a Macroeconomia é responsável por estudar e compreender os fatores externos que envolvem a economia. Por exemplo: Política monetária, crescimento de algum determinado setor e taxa de inflação.

A ciência econômica passou por metamorfoses, seguindo de forma conjunta com as mudanças da sociedade, e mostrando que às vezes ela influencia na estrutura social e outras vezes ela é a influência por esta.

Por outro lado, é válido ressaltar que apesar de ter uma abordagem mais científica somente durante o século XIII, a origem da economia e de prática de cuidados com alocação de recursos, remete a períodos primários da humanidade, por volta de 100.000 antes de Cristo.

Deixe um comentário