Conheça a Origem do refrigerante e toda a sua fama mundial aqui no Origem das coisas. Para saber mais sobre o surgimento do refrigerante leia aqui!
Hoje iremos descobrir a origem do refrigerante, conhecer também algumas curiosidades sobre a descoberta dessa bebida tão famosa, evitada por alguns e o amor de outros.
Mas afinal de contas, o que seria um refrigerante? Hoje em dia, em sua fórmula há muitos conservantes, açúcar e corantes e existem também versões da diet e light que tem uma menor concentração de açúcar.
A origem do refrigerante
Muitos não sabem, mas inicialmente o refrigerante não tinha gás, ele era apenas uma mistura de suco de limão, mel para adoçar e água. Ele surgiu em meados de 1600 na França, para ser mais exato em Paris, onde uma empresa chamada Limonadiers fez essa mistura.

Fonte/Reprodução: original
Origem da água com gás carbônico
Foi a partir do século 18 que a água com gás carbônico, mais conhecida apenas como água com gás, foi inserida no refrigerante e quem iniciou a sua experiência foi o inglês Joseph Priestley. No século 19, essa bebida já com o gás na sua fórmula foi finalmente distribuída.
Coca-cola: o primeiro refrigerante com gás
A coca-cola veio já no século 19, bem no finalzinho e no início ela também era sem gás, com sua origem nos Estados Unidos ela foi apresentada ao povo norte-americano no mesmo período em que a Estátua da Liberdade apareceu em Nova York.
Uma curiosidade interessante sobre a coca-cola é que ela “nasceu” numa farmácia, inicialmente ela era utilizada para dores de cabeça em forma de xarope e quem a criou foi um farmacêutico chamado John Pemberton, que vivia em Atlanta. A empresa Jacob ‘s Pharmacy que acrescentou o gás na fórmula da coca-cola, dando origem a versão inicial.

Outra curiosidade que poucos sabem sobre a origem da famosa coca-cola é que quem deu esse nome a ela foi o contador de John, chamado Frank Robinson e ele mesmo escreveu o nome dela da forma que até hoje é estampada em seu rótulo.
Inicialmente a coca-cola era vendida nas farmácias para auxiliar na digestão, por apenas cinco centavos americanos. Ela chegou no Brasil já no século 20 para ser mais exata em 1941 e teve sua produção na região nordeste em Recife.
Mas e a Pepsi? Como surgiu?
Sua principal concorrente veio a público no século 19, em agosto de 1898, quase no século XX. E também foi gerada numa farmácia, por um farmacêutico chamado Caleb Bradham, na Carolina do Norte. Seu propósito era auxiliar na digestão também, mas não apenas isso e também rejuvenescer e revigorar. Como era chamada faz jus aos seus ingredientes principais que são: a noz-de-cola e a pepsina.
A Pepsi veio para o Brasil um pouco depois da coca-cola, em 1953, e deste momento em diante passou a ser uma das bebidas mais consumidas no Brasil.
E quanto ao refrigerante brasileiro, o Guaraná
Em 1669 no alto da Amazônia, a fruta guaraná foi descoberta pelo padre João Felipe Bettenford, que observou a forma que a fruta era usada pelos índios, que as espremiam e bebiam o suco retirado da fruta. Suco esse que saciava o apetite deles durante todo 1 dia de caça, além do seu uso medicinal no combate à dor de cabeça, câimbra e febre.
Mas a fórmula do refrigerante só veio a ser inventada em 1921, pela empresa que hoje o vende para você como Guaraná Antarctica, fórmula essa que eles guardam como segredo de suas vidas.
E essa foi a história da origem do refrigerante, seus desdobramentos e suas curiosidades. E também como surgiu um dos refrigerantes mais famosos no mundo inteiro, que é a coca-cola e como surgiu sua principal concorrente, a Pepsi. Além de um breve relato sobre o refrigerante brasileiro chamado guaraná.