Qual a origem da Coca-Cola e qual a sua história?

Conheça qual a origem da Coca-Cola e como ela surgiu.

Você já imaginou que existe toda uma história por trás da origem da Coca-Cola? Essa bebida açucarada, de cor marcante e sabor inconfundível, se tornou em uma das marcas mais prósperas e conhecidas do planeta. 

Mas, se para tudo existe uma origem, certamente também há para a famosa Coca-Cola, como vamos ver a seguir!

Qual é a origem e a história da Coca-Cola?

Para começo de conversa, a origem da Coca-Cola mostram que esse produto começou como uma espécie de remédio para náusea, bem longe do refrigerante atual. 

Para começo de conversa, a origem da Coca-Cola mostram que esse produto começou como uma espécie de remédio para náusea, bem longe do refrigerante atual.
História da Coca-Cola. Fonte/Reprodução: original.

]Em pleno século XIX, no ano de 1886, um farmacêutico, conhecido como John Pemberton, inventou um elixir à base de xarope de folhas de coca e extrato de noz extraído da cola.

Como a Coca-Cola resolveu mudar a sua fórmula e por que?

O grande problema do elixir era seu sabor amargo, o que levou Pemberton a experimentar várias “fórmulas” até chegar a um xarope doce. Com o tempo, ele acrescentou à mistura água gaseificada, a fim de aumentar o tamanho do negócio.

Tanto a adição do açúcar quanto a água gaseificada transformaram completamente a fórmula original, que levou a origem da Coca-Cola de um simples xarope para um refrigerante com alto poder de comercialização.

O potencial era tamanho que o farmacêutico perspicaz de J. Pemberton fundou a Coca-Cola Company, a fim de não perder o direito sobre o produto e marca. A partir daí, a bebida, que antes foi comercializada em barris, e depois garrafas de vidro, chegou até as latinhas e alcançou o sucesso.

Tudo, obviamente, com base em poderosas campanhas de marketing.

Como foi a chegada da Coca-Cola no Brasil?

Já no Brasil a Coca-Cola foi fabricada pela primeira vez em Recife, no ano de 1941. Tudo começou por causa de uma promessa feita pelo então presidente da companhia na época, que afirmou que o refrigerante seria vendido para os combatentes da Segunda Guerra a apenas 5 centavos.

Já no Brasil a Coca-Cola foi fabricada pela primeira vez em Recife, no ano de 1941.
Produção no Brasil. Fonte/Reprodução: original.

Visto que em Natal e Recife haviam bases militares americanas, a Coca-Cola utilizou a estrutura de empresas locais para fazer uma boa produção e abastecimento para os soldados. 

Como uma campanha publicitária quase fez a Coca-Cola falir?

É interessante notar que a publicidade sempre marcou o sucesso da Coca-Cola, mas foi justamente esse caminho que fez a empresa pagar caro. No ano de 1985, a companhia mudou totalmente a fórmula de seu produto e anunciou massivamente essa mudança ao público.

O resultado foi uma rejeição máxima, que custou quase uma falência à empresa. De lá para cá, a Coca-Cola voltou à fórmula clássica e nunca mais mudou.

De quais empresas a Coca-Cola é dona?

Quando pensamos em “Coca-Cola” vem à mente, de forma automática, o carro-chefe da empresa. Mas hoje em dia essa companhia, dona da maior marca do mundo, possui cerca de 3.500 produtos variados, espalhados por 500 marcas.

Além dos refrigerantes, essa empresa também produz chás, sucos, entre outras bebidas, que atingem mercados em todos os continentes. 

Conhecer a história da origem da Coca-Cola, ainda que seja apenas um pouco, já nos mostra o quanto essa marca possui em si um significado histórico, econômico e cultural. Da próxima vez em que você abrir a sua latinha e ouvir aquele chiado característico das bolhas, pense em toda a rica história por trás dessa única bebida!

Deixe um comentário