Qual a origem da pina colada e como fazer?

Confira neste post qual é a origem da Pina colada e como fazer.

A Pina Colada é um drink extremamente conhecido mundialmente. Além de ser um drink saboroso, ele também é muito pedido pela sua refrescância, por isso é ainda mais encontrado nos bares especializados em épocas de grande calor.

O drink Pina Colada tem sua origem em Porto Rico, a famosa ilha caribenha. Por se tornar muito popular pelo mundo, a Pina Colada se tornou um marco para Porto Rico. É praticamente impossível visitar o país sem provar o original coquetel feito com gelo, suco de abacaxi, leite de coco e rum.

Qual a origem da Pina Colada e como fazer?

A Pina Colada teve sua origem oficialmente na cidade de San Juan, capital de Porto Rico. O nome por trás dessa criação é do barman Ramón Marrero, conhecido como “Monchito”.

A Pina Colada teve sua origem oficialmente na cidade de San Juan, capital de Porto Rico.
Origem da pina colada e sua história. Fonte/Reprodução: original.

Em 1954, Monchito trabalhava como barman em um hotel chamado Caribe Hilton. Em um dia de muita inspiração, o barman resolveu criar um coquetel feito com creme de coco, rum e suco de abacaxi. E assim nasceu o original drink Pina Colada pelas mãos de Ramón.

Após fazer parte do cardápio do hotel por mais de 30 anos, a Pina Colada de Ramón finalmente conquistou o título de bebida oficial do país de Porto Rico. Hoje, a bebida faz parte da história do país.

O que é Pina Colada e qual a sua origem?

A Pina Colada é um coquetel feito com a utilização do suco de abacaxi natural, leite ou creme de coco, rum e bastante gelo. Por nascer em Porto Rico em épocas quentes, a bebida tem o potencial refrescante que é muito procurado por turistas.

Para obter o coquetel, o barman precisa misturar todos os ingredientes em uma taça ou copo alto. Além disso, esse drink é  servido com adereços, o que chama a atenção e ainda proporciona ótimas fotos.

Qual a história da pina colada?

Segundo os registros, a origem da Pina Colada aconteceu oficialmente em 1954 dentro do bar do Caribe Hilton. Mesmo sendo uma grande criação, a Pina Colada foi resultado da ausência de um ingrediente que estava em falta no dia.

Durante a realização de um pedido do drink ‘’Coco-Loco’’, feito dentro de um coco, Ramón Marrero resolveu utilizar um abacaxi no lugar.

Por chamar atenção dos hóspedes, muitos começaram a pedir o famoso drink feito dentro de um abacaxi. Assim, após novas elaborações, o drink começou a ser feito também em taças e com muito suco de abacaxi. A Pina Colada se tornou algo muito presente nos dias de calor intenso no Caribe, uma perfeita companhia à beira da piscina. 

Quais as curiosidades da Pina Colada?

Com uma história fascinante, o coquetel Pina Colada também carrega curiosidades relevantes em seu nome. O nome Pina Colada não nasceu por acaso, o “Pinã” significa abacaxi e “Colada” coado. Assim, a tradução resulta em algo como “abacaxi coado”.

Com uma história fascinante, o coquetel Pina Colada também carrega curiosidades relevantes em seu nome.
Quais as curiosidades da Pina colada. Fonte/Reprodução: original.

Mesmo com a história de ter sido uma criação de momentos, alguns relatos dizem que o barman Monchito havia recebido ordens de uma nova criação de drink, pois no momento o Hotel Hilton tinha muitas celebridades como hóspedes. 

Por seu enorme sucesso, atualmente o drink Pina Colada  recebeu um dia especial para comemoração. Em todo o mundo, o “Piña Colada Day” é celebrado no dia 10 de julho. Muitos bares fazem dessa tradição um motivo para compartilhar promoções de Pina Colada. 

Como a Pina Colada é feita?

Atualmente existem diversas variações de Pina Colada no mundo, porém em sua receita clássica há somente os seguintes ingredientes:

  • Uma dose de 30 ml de Rum Branco;
  • 30 ml de Creme de Coco ou simplesmente Leite de Coco;
  • E por fim, uma dose de 90 ml de suco natural de Abacaxi.

Após separar todos os ingredientes, o gelo deve ser triturado com a ajuda de um liquidificador. Feito isso, basta colocar uma porção em um copo grande e misturar todos os ingredientes até obter a cor típica do coquetel. 

O ideal é que o copo do drink finalizado seja decorado, normalmente é utilizado um pedaço de abacaxi cortado em formato de triângulo na beirada de cada copo, mas também há quem use cerejas, pedaço de coco e adereços para coquetéis.

Quais variações da Pina Colada existem?

Por sua enorme fama, atualmente é possível encontrar diversas variações de Pina Colada. Aqui no Brasil, por exemplo, esse drink é servido também com coco ralado por cima do drink, também existem lugares que servem o drink com uma dose de leite condensado, o que torna o drink ainda mais doce. 

Uma variação do coquetel também faz muito sucesso por muitos lugares, é a famosa Banana Colada, que acrescenta banana ao drink. Perfeito para quem procura por refrescância e também o adocicado da fruta.

Mesmo com tantas variações, a Pina Colada ainda é um clássico extremamente procurado. Com esse drink, é possível curtir festas à beira da piscina de forma descontraída e sentir um pequeno gostinho do calor caribenho.  

Deixe um comentário