A origem do refrigerante é incerta, mas acredita-se que o primeiro refrigerante foi criado na China antiga.
Os primeiros refrigerantes no Brasil foram criados na década de 1860 e eram feitos à base de frutas e especiarias.
A seguir, conheça a origem do refrigerante e suas curiosidades.
Qual a origem do refrigerante?
A origem do refrigerante aconteceu oficialmente em 1676, quando uma empresa adicionou sumo de limão e açúcar à água.

Anos mais tarde, em 1772, Joseph Priestley realizou um experimento que consistia em adicionar gás em líquidos. Assim, em 1830 outros farmacêuticos começaram a desenvolver misturas de água, gás e outros ingredientes medicinais.
O responsável pelo primeiro refrigerante do mundo foi John Pemberton, capaz de unir água com gás e obter uma bebida da cor caramelo em 1886. No entanto, essa bebida era comercializada apenas por farmácias para resolução de problemas com a digestão.
Objetivos medicinais dos primeiros refrigerantes
A bebida criada por John Pemberton em Atlanta foi batizada mais tarde de Coca-Cola. Quem deu esse nome para a bebida foi seu contador, Frank Robinson, que ficou responsável por escrever essas palavras nos frascos com o próprio punho.

Desde a origem do refrigerante, esse líquido foi comercializado apenas por farmácias no valor de USC 0,05. O intuito da venda era atrair clientes que desejavam uma melhora na digestão.
Anteriormente, outras bebidas semelhantes ao refrigerante eram vendidas na mesma forma por farmácias, com promessas de efeitos medicinais e sabores adicionados à água gaseificada.
Do remédio ao refrigerante
As primeiras bebidas parecidas com o refrigerante que conhecemos hoje eram líquidos com adição de gás e sabores. Os principais utilizados na época eram gengibre e limão. Desde a origem do refrigerante nas farmácias, a bebida era popularmente conhecida por efeitos medicinais, como auxílio da digestão e fortalecimento do corpo.
Por conta do sabor agradável, aos poucos o famoso produto começou a ser vendido também em lanchonetes e sorveterias. Assim, o refrigerante deixou oficialmente de ser uma bebida medicinal e passou a ser apenas o acompanhamento de refeições para milhares de pessoas.
Através das tecnologias que surgiram, começaram a comercializar o refrigerante em garrafas com tampas, para que o gás não escapasse. Hoje, existem diversas marcas de refrigerante em todo o mundo, que inovam nos sabores, cores e embalagens.
Os primeiros refrigerantes no Brasil
No Brasil, a origem do refrigerante aconteceu em 1921. Com a chegada dos refrigerantes de cola, novas marcas brasileiras passaram a fabricar o famoso líquido, que já fazia sucesso em solo nacional. A primeira empresa especializada em refrigerantes e bebidas gasosas do país foi em 1906. Essa empresa comercializava limonada com gás e água tônica de Quinino.
Origem do refrigerante de guaraná no Brasil
A origem do refrigerante de guaraná aconteceu com frutos retirados diretamente da Amazônia e através das mãos do médico Luiz Pereira Barreto em 1905. A pesquisa do médico resultou no surgimento do refrigerante de guaraná que conhecemos hoje, que ocorreu pelas mãos da companhia Antarctica Paulista, que comercializa o produto até os dias de hoje.
Evolução do refrigerante para o que conhecemos
Desde a origem do refrigerante, a bebida passou por inúmeras evoluções. Hoje, os principais ingredientes dessa bebida são: açúcar, água, concentrados de sabores, acidulantes, antioxidantes, conservantes, edulcorantes e dióxido de carbono. Além disso, por conta das máquinas que possuímos hoje, a produção da bebida é feita em grande escala, em garrafas de plástico ou vidro.
Por conta da sua versatilidade e sabor, os refrigerantes estão no ranking de bebidas mais consumidas atualmente. Porém, inúmeros estudos desenvolvidos mostram que o consumo exagerado dessa bebida pode causar desde obesidade até doenças como hipertensão, cáries, desnutrição e diabetes tipo 2.
2 comentários em “Como foi a origem do refrigerante e os primeiros no Brasil?”