Saiba a Origem da carne de porco e se realmente é saudável aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento da carne de porco, leia aqui!
Desde a origem da carne de porco, ela é uma das carnes que tem maior consumo no mundo, com evidências de sua pecuária por volta de 5000 a.C., embora em algumas religiões seu consumo seja proibido por ser vista como uma carne impura, que é o caso de religiões como islamismo, o judaísmo e o adventismo
A carne de porco, que também é chamada de carne suína, tem um papel muito grande dentro da culinária, e pode ser usada de diversas maneiras, como por exemplo defumada e cozida, além de ser ingrediente de salsichas e linguiças.
A origem da carne de porco
Os suínos habitam na terra há mais de 40 milhões de anos, e são os únicos artiodáctilos monogástricos domésticos. Segundo pesquisas, os porcos eram o principal alimento de homens de aldeias fixas.

Na antiguidade surgiram polêmicas sobre o consumo de carne de porco, que acabava contribuindo para verminoses comuns como a solitária, sendo assim, Moisés, que era legislador dos hebreus, proibiu que seu povo ingerisse esse tipo de carne.
Os suínos chegaram em terras americanas em 1494, em uma das viagens de Colombo, e em 1499 a quantidade desses animais já era alta, e prejudicava muito as plantações. Durante os anos, os descendentes desses porcos foram povoando outros lugares da América do Norte.
Características da carne de porco
A carne de porco normalmente é macia, e possui uma coloração rosada a avermelhada, além disso ela tem uma camada fina de gordura branca.
Valores nutricionais
A carne suína cozida, por porção de 100 g/mL, tem 0,0 g de carboidratos, 7,1 g de proteínas, 66,1 g de gordura e 626 calorias.
Minerais
Os minerais que essa carne possui, são: 870 mcg de ferro, 28 mg de magnésio e 19 mg de cálcio.
A carne de porco é saudável?
Sem dúvidas a carne de porco é sim, saudável! Hoje em dia a carne de porco tem menos gordura, e alguns cortes podem ser bem menos gordurosos que carne bovina ou de frango. Além disso, a carne de porco consumida nos dias atuais oferece uma maior quantidade de nutrientes quando se comparada a outras fontes de proteína animal.

Os níveis de gordura, por exemplo, são iguais ou até melhores do que os níveis de gordura da carne bovina e de frango. Também é rica em vitamina B1 (tiamina), ferro, magnésio, selênio, potássio, fósforo e vitaminas do complexo B.
Com o avanço dos sistemas de criação de porcos, tornou-se quase impossível o risco da carne se contaminar com os ovos da Taenia solium, que causa a doença chamada cisticercose, em seu consumo.
O sabor da carne de porco
A carne de porco vai bem com quase tudo, ela é um excelente acompanhamento, e seu sabor é bem marcante e versátil. Ela combina desde farofas, arroz, até molhos agridoces.
A origem e importância da carne de porco no Brasil
A origem da carne de porco no Brasil se deu em 1532, trazida por Martim Afonso. No primeiro momento os porcos brasileiros eram gerados de cruzamentos com porcos portugueses, mas com o tempo, os criadores brasileiros passaram a desenvolver suas próprias raças.
O porco Piau por exemplo, claro, cor de creme, com manchas pretas, foi uma das melhores raças desenvolvidas no Brasil, e ele é destinado à produção de carne e de toucinho. Além dele, existem várias outras raças, como o Canastrão, Sorocaba, Carunchinho e Tatu.
A carne de porco no Brasil tem grande importância, pois nosso país está em 4º posição no ranking mundial de exportadores de carne suína, e seus maiores clientes são a África do Sul, a Argentina e a Rússia.
E você, costuma consumir carne de porco? Garanto que é uma das carnes mais saborosas que temos, e com ela você pode fazer inúmeros pratos diferentes. A internet está recheada de receitas incríveis.
1 comentário em “Descubra qual a origem da carne de porco”