Qual a origem do magnetismo e sua utilização no cotidiano

Descubra qual a origem do magnetismo e como usamos no cotiano aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do magnetismo veja aqui!

A origem do magnetismo é fruto da descoberta e estudos realizados por Tales de Mileto, antes de cristo na Grécia antiga. Tales fez uma análise da atração de algumas pedras por outras e pelo ferro, mas foi somente no século XVIII que foi descoberto dos polos inversos. Hoje, o magnetismo é utilizado em motores de carros, brinquedos, geradores de energia e ademais objetos.

O que é o magnetismo e sua origem?

O magnetismo é uma mescla dos fenômenos que estabelecem alguma relação com a repulsão e/ou atração. Em outras palavras, é o contato entre os campos magnéticos que acontecem pelo domínio das correntes elétricas.

O que é o magnetismo e sua origem
Fonte/Reprodução: original

Sua origem foi dada pela descoberta e análises de Tales de Mileto no século VI, ao investigar o motivo da atração de determinadas pedras com elas mesmas e com o ferro. Nos anos 2.000 antes de cristo, os chineses usaram o magnetismo para a composição da bússola, em que uma de suas extremidades era movida e atraída pelo campo magnético da terra

Entretanto, o comportamento da bússola só foi confirmado em 1.600 depois de cristo por Willian Gilbert, devido à sua comprovação de que o planeta Terra é magnético.

Como o magnetismo é aplicado hoje em dia?

Nós nem sempre percebemos a presença do magnetismo no nosso dia a dia, por este se tratar de uma força não visível. Este pode ser encontrado em natura ser ou produzido pelos humanos, sendo utilizado para a fabricação de instrumentos elétricos, bolsas, computadores, elevadores, joias, portas de geladeira, placas de sinalização, televisão entre diversos outros.

O que são ondas eletromagnéticas?

As ondas eletromagnéticas são transversais e tridimensionais que se movem na velocidade da luz, compostas por campos magnéticos e campos elétricos capazes conduzir energia. Estas ondas podem ser em formatos de ultravioleta, infravermelho, raio x, ondas de rádio, raios gamas, micro-ondas e luz visível.

A origem dos ímãs?

Os ímãs tiveram sua descoberta antes de cristo com a observação de algumas pedras conhecidas como ímãs de pedra, que tinham como propriedade atrair outros materiais semelhantes ou não. Sua construção pode ser de maneira natural através da magnetita, ou artificial por meio de ligas metálicas submetidas a campos magnéticos.

O ímã apresenta 5 propriedades, são estas, a atração por alguns metais e objetos, os polos magnéticos classificados por norte e sul, positivo e negativo, reações de atração e repulsão, a movimentação de acordo a geografia da Terra e a não existência de apenas um polo no ímã.

Os ímãs mais fortes do mundo

O ímã mais forte do mundo é o Little Big Coil 3, por possuir a potência de 45 tesla. Criado pelo MagLab, esse ímã conseguiu quebrar o record da força do campo magnético. Outro ímãs super potente é de neodímio chamado de super ímã, pois conseguem levantar até 1.000 vezes mais o peso próprio e pode ser encontrado em diversas formas geométricas.

A origem do eletromagnetismo 

A origem do eletromagnetismo se deu por uma experiência realizada por Hans Christian Oersted em 1820. Experiência esta que fez com que surgissem relações entre o campo magnético e o campo elétrico, o que gerou o eletromagnetismo que conhecemos hoje.

O ímã está presente no nosso cotidiano bem mais do que imaginamos e é bastante importante entender de onde vem e qual a sua finalidade.

1 comentário em “Qual a origem do magnetismo e sua utilização no cotidiano”

Deixe um comentário