Conheça a origem da cerveja preta e algumas curiosidades aqui no Origem da coisas. Para saber mais sobre o surgimento da cerveja preta leia aqui!
Sabe-se que a origem da cerveja preta é de Turíngia e Saxônia. De acordo com os relatos conhecidos, a primeira cerveja do mundo foi a Braunschweiger Mumme, documentada em Braunschweig no ano de 1390.
Hoje, a cerveja preta mostra uma enorme variedade, principalmente na atual Alemanha. Elas são conhecidas em alemão por Schwarzbier, carregam uma coloração escura e um sabor marcante, que lembra chocolate e café. Confira mais sobre a origem da cerveja preta e suas características
Qual a origem da cerveja preta?
A origem da cerveja preta está na Saxônia e Turíngia. Ela era fabricada desde a idade média, com documentos que datam a partir de 1390. Na Turíngia, há relatos de que uma cervejaria denominada Kostritzer fabricou a famosa cerveja preta em meados de 1543.

Hoje, é possível encontrar diversos tipos de cerveja preta, todas com suas próprias características, aromas e sabores. Desde a origem da cerveja preta, pode-se encontrar muitas tonalidades para a bebida, desde caramelo e marrom, a cores fortes e marcantes que lembram petróleo.
Essas tonalidades são determinadas durante a fabricação. Quanto mais torrado for o malte torrado utilizado, mais escurecido o líquido final será.
Características da cerveja preta
Para que a cerveja se torne uma cerveja preta, é preciso utilizar um elemento primordial: o malte torrado.
É o malte o principal agente de sua cor, aroma e amargor acentuado que agrada uma infinidade de pessoas desde a origem da cerveja preta.
Essa cerveja é bastante diferente das outras por conta de suas características, classificada atualmente como uma lager. Compreenda os principais atributos de uma cerveja preta a seguir:
Aroma
O aroma da cerveja escura é variável de acordo com seu tipo e método de produção. Geralmente, elas carregam aromas que remetem ao caramelo, chocolate, café e lúpulo.
Aparência
A aparência é de um líquido escuro e opaco, pode variar entre caramelo, marrom e preto. A cerveja possui alguns reflexos que lembram a cor rubi em seu fundo. Em geral, a espuma da cerveja escura dura bastante tempo no copo por ser espessa. Por conta de sua cor castanha, ela se assemelha à espuma de um café expresso.
Textura
A cerveja escura, além de seu sabor complexo e marcante, possui uma textura incomum entre os demais tipos de cerveja. Seu líquido é bastante cremoso e encorpado.
Teor Alcoólico
Seu teor alcoólico é bastante alto, é possível encontrar cervejas pretas no mercado que variam de 4 até 6 graus.
Tipos de cerveja preta
Atualmente, é possível se deliciar com uma grande variedade de cerveja preta. Podemos destacar entre os principais:
Porteiro
A origem da cerveja preta Porter é do século XVIII. Ela começou a ser produzida para trabalhadores chamados de porters. Eles eram responsáveis pela carga dos portos britânicos.
Essa cerveja escura é de uma tonalidade quase preta, tem um amargor característico e sabor marcante. É possível encontrar Porters de até 7% de teor alcoólico. Perfeita para pessoas que amam os sabores de café e chocolate.
Stout Imperial
A Stout Imperial é uma cerveja que nasceu para contornar os altos impostos cobrados para a cevada e o malte. A diferença da Stout para a Porter está na sua textura amplamente mais cremosa, notas de cacau e um teor alcoólico considerado maior.
Cream Stout
A Cream Stout é uma cerveja bem escura, com notas doces e textura encorpada. Por conta de seu malte ligeiramente tostado, seu sabor remete a um café expresso com creme. Na Inglaterra, a Cream Stout é conhecida por Sweet Stout no presente.
Bock
A cerveja escura estilo Bock nasceu no século 14 e integra a escola Alemã. O Bock existe há 600 anos e é da família Larger. Uma cerveja Bock possui amargor fraco a moderado por ser menos lupulada que as demais.
Schwarsbier
Schwarsbier significa ao pé da letra Cerveja Preta. Esse estilo é conhecido por ser encorpado e de cor opaca. Diferente do que pensa, a Schwarsbier não é uma cerveja pesada como uma Stout. Ela é bastante refrescante e leve.
Curiosidades da cerveja preta
Por ser um estilo adocicado de cerveja, as cervejas escuras são facilmente harmonizadas com doces e sobremesas. Também é considerada uma cerveja bem versátil e que se encaixa em qualquer parto simples ou elaborado.

A cerveja preta inclusive é considerada uma aliada da saúde, quando tomada com moderação pode prevenir coágulos no sangue, hidratar a pele e ser uma ótima fonte de energia.
Hoje, é mais correto chamar a cerveja preta de cerveja escura e há diversos tipos e estilos no mercado. O estilo Bock está no topo da lista dos mais populares.
1 comentário em “Descubra qual a origem da cerveja preta e do seu sabor”