Qual a Origem do Arroz de leite Gaúcho e o que é?

Conheça a Origem do Arroz de leite gaúcho e o que é aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do alimento, leia aqui!

Há algumas receitas que contam bastante a história de um local e até mesmo de um povo, por isso hoje vamos aprender qual a origem do arroz de leite gaúcho!

Para quem não é da região essa receita pode até ser desconhecida, e de fato essa sobremesa não é exatamente comum para fora da região sul. Por isso é tão importante conhecer a origem do arroz de leite gaúcho e quais as principais características do prato.

O que é o arroz de leite gaúcho?

Para entender a origem do arroz de leite gaúcho vamos entender exatamente o que é essa sobremesa tradicional do sul do país. Para quem ainda não conhece o arroz de leite gaúcho a receita é um tanto parecida com o arroz doce mais comum para o resto do país.

O que é o arroz de leite gaúcho
Fonte/Reprodução: original

Mas o arroz de leite gaúcho é uma receita ainda mais simples, porém tão gostosa quanto, onde o arroz é misturado com leite, açúcar e manteiga. É realmente uma delícia! E conhecer a origem do arroz de leite gaúcho é conhecer um pouquinho mais da história desse povo.

Qual a origem do arroz de leite gaúcho?

Agora que já sabemos exatamente o que é esse prato, vamos entrar de cabeça na história da origem do arroz de leite gaúcho! A receita do arroz de leite gaúcho é de provável origem asiática, mas ainda assim ela não veio diretamente da Ásia para o Brasil, mas sim da Ásia para a Europa e só depois para o Brasil.

Na Europa a receita de arroz de leite ficou popular especialmente em Portugal, e aí o vínculo com o Brasil começa parecer mais óbvio! Em Portugal a receita ganhou um formato parecido com um manjar, e esse foi um antecessor que fez parte da origem do arroz de leite.

Após desembarcar em Portugal, o arroz de leite gaúcho foi exportado para o Brasil e criou raízes muito sólidas na região sul.

Qual a importância do arroz de leite gaúcho na cultura?

Quase toda família tem uma receita especial que agrega identidade e momentos únicos entre os familiares. E de fato o arroz de leite gaúcho tem uma importância desse tipo entre as famílias gaúchas do nosso Brasil.

Qual a importância do arroz de leite gaúcho na cultura
Fonte/Reprodução: original

Muitas famílias da região sul do Brasil declaram que têm fortes e lindas lembranças do arroz de leite gaúcho e de como a sobremesa esteve presente em ótimos momentos da vida! Outro fator bastante interessante sobre o arroz de leite gaúcho é que essa sobremesa também era servida em escolas, fazendo assim parte de uma memória afetiva de muita gente!

Quais os ingredientes do arroz de leite gaúcho?

Para aqueles que não conheciam, saber da origem do arroz de leite pode ter dado aquela vontadezinha de experimentar o prato! Então vamos conhecer agora os ingredientes da receita:

  • 4 xícaras de água;
  • 2 xícaras de arroz;
  • 2 xícaras de açúcar;
  • 1 litro de leite;
  • Uma colher de manteiga;
  • Canela e cravo a gosto.

Como podemos ver, embora a origem do arroz de leite possa ser bastante complexa, seus ingredientes são simples e ele é uma receita bastante acessível. Vale a pena tentar em casa!

Como é feito o arroz de leite gaúcho?

Vimos que os ingredientes que o arroz de leite gaúcho leva são bastante acessíveis, e o mesmo podemos dizer do seu preparo! Vamos conhecer o passo a passo:

  • Coloque a água para ferver junto com o cravo ou canela;
  • Com a água fervendo, coloque o arroz para cozinhar;
  • Em outra panela, coloque também no fogo a manteiga, o açúcar e o leite;
  • Após o arroz estiver no ponto, acrescente a mistura de leite, açúcar e manteiga no arroz e cozinhe por mais alguns minutos.

Prontinho! Seguindo esses passos simples você terá um delicioso arroz de leite gaúcho como sobremesa. Agora que já conhece a origem do arroz de leite gaúcho, não deixe de experimentar em casa!

Deixe um comentário