Qual a origem do arroz de leite e como ele é feito?

Conheça a Origem do arroz de leite e como ele é realmente feito aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do arroz de leite leia aqui.

A origem do arroz de leite aconteceu devido à expansão do plantio de arroz se tornar bem difundida no Brasil, após a colonização pelos portugueses. Assim, várias receitas foram elaboradas a partir deste cereal, principalmente como opção de sobremesa de fácil acesso e baixo custo.

No nordeste, por exemplo, costuma-se usar leite de coco para deixar a preparação mais doce e com “cara” de festa junina, uma festividade típica da região, onde as principais preparações culinárias são feitas a partir de um cereal, o milho ou arroz, acrescidas de leite de coco, leite de vaca ou leite condensado.

Já na região sudeste, o arroz de leite é feito com a receita tradicional que leva apenas arroz e leite em sua composição. Vamos aprender uma receita clássica?

Receita clássica de arroz de leite

Para aprender uma receita clássica e entendermos melhor sobre a origem do arroz de leite, veja abaixo os ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de arroz
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 1 xícara (chá) de leite integral
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (chá) de sal

Para preparar é simples, basta seguir o passo-passo:

Misture o arroz, sal e água, leve para cozinhar por cerca de 12 minutos. Quando o arroz estiver bem cozido, acrescente a manteiga e o leite, incorporando-os. Mexa por cerca de 5 minutos até que o arroz tenha ficado semelhante a um risoto, bem cremoso. Sirva morno!

Qual a origem do Arroz de leite?

Como mencionado, a origem do arroz de leite partiu das tradições portuguesas, através das cozinheiras, que vieram com as embarcações portuguesas até o Brasil. Estudos afirmam que a origem do arroz-doce em Portugal aconteceu por povos árabes, denominados como “povos mouros”. Estes povos tomaram a região da Península Ibérica durante a Idade Média e difundiram a sua cultura alimentar durante toda a Europa.

Qual a origem do Arroz de leite

Fonte/Reprodução: original

Quando foi inventado o arroz de leite?

O arroz de leite foi inventado na Europa no período que corresponde a idade média e no Brasil ele foi criado a partir da colonização pelos Portugueses, mais precisamente pelas cozinheiras portuguesas.

Como foi criado o arroz de leite?

Através da culinária medieval, onde existia abundância de camponeses e por consequência um extenso plantio de cereais, como o arroz, assim como a criação de gado, que produzia o leite e seus derivados, foi que houve a junção desses dois tipos de alimentos e criado iguarias como o arroz de leite. A partir disso a receita se tornou conhecida na Europa, sendo trazida ao Brasil através da colonização portuguesa.

Como os europeus usavam o arroz?

Na tradição europeia, o arroz-doce era usado para comemoração em festas religiosas. Foi, inclusive, assim que surgiu a expressão popular “arroz-de-festa”, assim como em festas juninas, onde é celebrado festas de santos, como São João e São Pedro.

Qual o país deu origem ao Arroz de leite?

A origem do arroz de leite, na versão clássica, foi espalhado pelo mundo pelos Portugueses, então foi Portugal, a partir de sua expansão ao longo do tempo, que levou a receita a outros povos e territórios. Alguns povos, como a Índia, usa uma receita semelhante à dos portugueses, adicionando outras especiarias e iguarias, servindo como doces, em copos, um pouco diferentes do ocidente.

Qual o país deu origem ao Arroz de leite
Fonte/Reprodução: original

Agora que você chegou ao final deste post, já sabe que o arroz de leite ganhou notoriedade no mundo todo através da tradição portuguesa. A base é simples, um cereal como o arroz, que possui um fácil acesso e custo baixo para plantio, acrescido de leite, canela e açúcar, caso queira formar uma receita mais doce.

4 comentários em “Qual a origem do arroz de leite e como ele é feito?”

Deixe um comentário