Descubra qual a origem do arroz-doce e como fazer

Conheça a origem do arroz-doce e como fazer aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do prato leia aqui!

A origem do arroz-doce é incerta, mas afinal, de onde surgiu esse prato tão conhecido e como ele chegou até o Brasil? Neste post, vamos esclarecer de onde surgiu o arroz-doce e você ainda pode conferir três modos diferentes de como prepará-lo que te farão ficar com água na boca. Confira!

Qual a origem do Arroz-doce?

A origem do arroz-doce é tanto quanto enigmática, mas remonta a cerca de 6.000 a.C, na redondeza de um país indiano conhecido com o nome de Kheer.

Qual a origem do Arroz-doce
Fonte/Reprodução: original

Mas, há quem diga que a sua origem advém da antiga Pérsia, com relatos que o arroz era cozido em leite, misturado com mel e aromatizado com especiarias gerando um produto mais adocicado e que de lá foi se espalhando para mundo, chegando na península Ibérica, sendo a península hoje formada por alguns países, dentre eles estão Portugal, Andorra, Espanha, Gibraltar e um pequeno pedaço do território francês.

Quando foi inventado o arroz-doce?

A mistura do cereal arroz, com leite e outros complementos, como especiarias, frutas e outros condimentos, têm sua invenção feita por povos asiáticos, indianos e persas. Mas não é possível determinar com exatidão, pois cada povo possui suas peculiaridades.

Uma diferença bem significativa é que os indianos não cozinhavam o arroz com leite de vaca, pois culturalmente, trata-se de um animal sagrado no país, e o prato era feito com leite de coco ou de amêndoas.

Quem trouxe o arroz-doce para o Brasil?

A origem do arroz-doce no Brasil se deu logo após a formação das colônias portuguesas em nosso território. O prato era uma das sobremesas preferidas dos imigrantes portugueses, e por esse motivo, podemos dizer que aqui no Brasil, como também no seu início na Europa, era um produto exclusivamente consumido por pessoas ricas.

Quem trouxe o arroz-doce para o Brasil
Fonte/Reprodução: original

Quando se tornou mais popular e mais disseminado pelo território brasileiro, o prato ganhou um grande complemento, que o tornou mais doce e saboroso, o acréscimo do leite condensado e também do doce de leite, o que fez o prato ganhar mais uma variação em cima da sua criação originária.

Como fazer arroz-doce?

A receita mais simples e conhecida leva leite, água, arroz branco, sal, açúcar, leite condensado e pitadas de canela em pó para finalizar. Mas o Brasil é conhecido por suas variações em receitas, seja por região ou por gosto pessoal.

Por isso, separamos três receitas comuns produzidas no Brasil e no mundo, com seus ingredientes e modo de preparo:

Arroz-doce com coulis de morango

Acompanhe uma deliciosa receita de arroz-doce com coulis de morango.

Ingredientes

1 xíc de arroz branco; 1 ½ lt de leite; 2 talos de canela em rama; 2 cravos-da-índia; 140g de doce de leite cremoso; 140g de açúcar; ½ fava de baunilha; 200g de morango; 50g de açúcar; 1 c.sopa de suco de limão.

Modo de preparo

Numa panela, misture leite com meia fava de baunilha, canela, cravo e ferva. Após desligar o fogo, deixe-o em infusão com a panela tampada, por 15 min. Coloque o arroz em outra panela e deixe cozinhar em fogo médio com metade do leite (no momento que estiver quase secando, comece adicionar o restante do leite e cozinhe até ficar macio).

Desligue o fogo e adicione o doce de leite, misturando bem. Adicione os morangos, 50g de açúcar e 1cc de suco de limão no liquidificador e bata por 2 minutos. Sirva o arroz-doce com o produto obtido na batida do liquidificador.

Arroz-doce gaúcho

Veja agora como fazer um saboroso arroz-doce gaúcho.

Ingredientes

1 xíc de arroz; 2 lt de leite; 1 xíc de açúcar; 2 paus de canela; 4 gemas de ovo; canela em pó para polvilhar a gosto.

Modo de preparo

Em uma panela grande de fundo grosso, despeje o leite, os paus de canela e 2 colheres de chá de açúcar e ferva. Quando começar a ferver, diminua o fogo, adicione o arroz e mexa bem.

Deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo às vezes, até o arroz cozinhar e ainda restar algum leite, para que não fique com aspecto de duro (aprox. 30 minutos). Bata de forma separada as quatro gemas com o que sobrou do açúcar, até que fique clara e espumosa.

Retire o arroz da panela, já cozido, mas ainda com caldo, derrame a gemada, misture com uma colher até ficar homogêneo (a gemada se une e engrossa o caldo). De volta ao fogão, deixe o caldo ser levado à fervura até formar algumas bolhas, misturando bem (essa mistura não deve ferver muito, para não gerar a cocção da gemada, e assim não gerar grumos [talha] e acabando ficar com aspecto feio). Coloque recipientes individuais e salpique canela em pó, ainda quente. Sirva frio (caso opte em guardar na geladeira, indicado cobrir com filme plástico).

Arroz-doce português

Confira agora o arroz-doce português.

Ingredientes

1 ½xíc de arroz; 75g manteiga ou margarina; 8 c.chá de açúcar; 1lt de leite quente; 6 gemas de ovos; 1 rama de canela; casca de limão e sal conforme o gosto individual; canela em pó a gosto; 1 ½l de água.

Modo de preparo

Leve uma panela com água ao fogo, com a manteiga, as cascas de limão e o pau de canela. Quando derreter a manteiga, jogue o arroz, coloque uma pitada de sal, mexa e deixe cozinhar até juntar quase toda a água.

Adicione o leite, aguarde ferver mais um pouco e adicione o açúcar (fique mexendo de vez em quando). Numa tigela, bata as gemas e coloque algumas colheradas do arroz, mexendo bem para as gemas não talharem.

Já com o fogo apagado derrame na panela essa mistura. Continue mexendo bem, retire o pau de canela e a casca de limão e coloque a mistura numa travessa de servir. Deixe esfriar um pouco e para finalizar polvilhe com canela em pó a gosto

Qual o país de origem do arroz-doce?

O país de origem do arroz-doce não é certo, mas uma coisa é determinante nas histórias contadas, a sua origem é asiática e que de lá foi se disseminando por todo o mundo.

O arroz-doce é universal, em cada lugar com suas peculiaridades e complexos, mas sempre saboreado e aproveitado por todos, sem distinção de classes. Gostou do post? Comente aqui embaixo qual a sua forma especial de fazer esse prato tão saboroso.

4 comentários em “Descubra qual a origem do arroz-doce e como fazer”

Deixe um comentário