Qual a Origem dos Primeiros Sistemas de Finanças?

Atuar no mercado financeiro não é uma tarefa muito simples, então, conhecer os primeiros sistemas de finanças pode te ajudar a estabelecer confiança com as instituições atuais, e também te dar entendimento necessário para estabelecer relações com estas.

Então vamos descobrir quais foram os primeiros sistemas de finanças e entender a importância deles em nosso atual momento.

O que é um sistema de finanças?

Um sistema de finanças é um conjunto de processos, procedimentos políticos e tecnologias utilizadas por uma empresa ou organização para gerenciar suas finanças e garantir a efetividade da gestão financeira. Porém, é claro que nos primeiros sistemas de finanças muitos destes procedimentos ainda não eram aplicados.

O que é um sistema de finanças?
Fonte/Reprodução: original.

Esses sistemas são responsáveis por coletar, registrar, armazenar, analisar e relatar informações financeiras importantes. Entre estas, podemos citar as transações comerciais, fluxo de caixa, lucros e perdas, pagamentos e recebimentos, entre outros.

Quando foi criado o sistema financeiro?

O sistema financeiro é uma instituição complexa e multifacetada que teve origem nas sociedades antigas, afinal, os primeiros sistemas de finanças podem ser vistos na Babilônia e na Grécia Antiga. Ao longo da história, passaram por várias transformações e evoluções, como a criação dos bancos centrais e a regulamentação dos mercados financeiros.

Não há uma data específica para a criação dos primeiros sistemas de finanças, pois eles foram se adaptando às necessidades econômicas e sociais ao longo do tempo.

Como surgiu a função financeira nas empresas?

Com os primeiros sistemas de finanças atuando, ficou evidente a necessidade das empresas organizarem funções financeiras, ainda mais com a crescente complexidade das atividades comerciais e a necessidade de administrar os fundos de forma mais eficiente.

Como surgiu a função financeira nas empresas?
Fonte/Reprodução: original.

Historicamente, a função financeira nas empresas teve origem com o crescimento do comércio no final do século XVIII, quando as empresas começaram a necessitar de um gerenciamento mais sistemático de seus recursos financeiros. Naquela época, as funções financeiras eram geralmente desempenhadas pelos proprietários das empresas ou por seus contadores.

Com a complexidade crescente das atividades comerciais, as empresas precisaram de uma gestão mais eficiente dos recursos financeiros, o que levou à criação de departamentos dedicados a esta função.

Na década de 1920, a função financeira se formalizou com criação de departamentos com atribuições especificas, como:

  • Gerenciar recursos financeiros;
  • Garantir liquidez;
  • Administrar fluxo de caixa;
  • Obter financiamento;
  • Gerenciar riscos financeiros;
  • Tomar decisões estratégicas, baseadas em dados precisos e atualizados.

Atualmente, essa função é uma das mais significativas nas empresas, justamente devido à importância de suas atribuições.

Quais são os sistemas financeiros?

Existem vários tipos de sistemas, muitos deles baseados nos primeiros sistemas de finanças. Eles podem ser conhecidos de acordo com diferentes parâmetros. Alguns dos principais incluem:

  • Sistema Financeiro Nacional (SFN): regulamentadas pelo Banco Central do Brasil (BCB), responsáveis por intermediar a movimentação de recursos entre diferentes perfis de investidores;
  • Sistema Financeiro Internacional: é o grupo de instituições financeiras que operam em diferentes países, incluindo bancos, corretoras, seguradoras, fundos de investimento e outras entidades;
  • Bancário: são bancos comerciais e de investimento que oferecem serviços financeiros, incluindo empréstimos, depósitos, cartões de crédito e outros;
  • Sistema de Mercado de Capitais: é o conjunto de instituições financeiras que mediam a negociação de títulos mobiliários, ações, debêntures, fundos de investimentos e outros;
  • Seguros: oferecem serviços de proteção financeira, incluindo seguros de vida, de saúde, de automóveis e outros;
  • Sistema de Previdência: são instituições responsáveis pela gestão dos recursos de previdência, incluindo fundos de pensão e seguradoras;
  • Micro-finanças: oferecem serviços financeiros para pessoas e empresas de baixa renda, incluindo empréstimos e outros serviços de crédito.

Cada sistema financeiro tem suas próprias características e regulamentações específicas, e todos desempenham um papel importante na economia global.

Hoje o sistema de finanças é fundamental para uma gestão financeira eficiente, pois ajuda a tomar decisões importantes sobre os negócios, mas isso só foi possível com o surgimento dos primeiros sistemas de finanças, por isso é tão importante compreender essas origens.

1 comentário em “Qual a Origem dos Primeiros Sistemas de Finanças?”

Deixe um comentário