Origem da guerra fria: veja tudo sobre!

Apesar de um conflito famoso, você qual é a origem da Guerra Fria? Um dos eventos mais decisivos da história da humanidade no que tange as últimas décadas atrás, a origem da Guerra Fria ainda é comentada e discutida por muitos estudiosos.

E não é para menos, foi um conflito indireto entre os Estados Unidos da América e a União Soviética que se deu entre os anos 1940 a 1990, que ocorreu devido à divergência de ideologias. Mas que ainda deixa reflexos no mundo inteiro no cenário atual, como a bipolarização mundial.

Portanto, se você tem interesse em História ou deseja aprender mais sobre esse evento que marcou o mundo, não deixe de ler esta matéria. Aqui falaremos tudo sobre a origem da Guerra Fria, o que ela foi, suas consequências e principais ideias. Confira!

O que é a guerra fria?

A Guerra Fria foi uma disputa entre duas potências mundiais da época, a União Soviética e os Estados Unidos. O principal fator para compreender a origem da Guerra Fria é a diferença de ideologias das duas potências. Enquanto a primeira era adepta ao Socialismo, a segunda representava o Capitalismo.

O que é a guerra fria
Fonte/Reprodução: original

No entanto, a discrepância de princípios dos dois países não é a única característica quando falamos sobre esse conflito. Além desse fator, havia também a disputa em vários campos políticos e sociais, como a esfera científica, cultural e bélica. Essa junção de disputas fez com que todo o globo se bipolarizasse, ou seja, escolhessem um dos dois lados.

Qual a origem da guerra fria?

A origem da Guerra Fria se deu logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando os Estados Unidos e a União Soviética queriam adotar o reconhecimento de potência mundial. Para isso, os dois países passaram a mostrar seus poderes, sobretudo bélico.

No entanto, o fator que iniciou de fato a origem da Guerra Fria foi o discurso do presidente dos Estados Unidos na época, Harry Truman, no qual ele apresentou seu plano de impedir a expansão do Socialismo pelo globo. Isso fez com que a União Soviética adquirisse um discurso semelhante desse início, assim, esse conflito indireto e de ideologias.

Quais foram as consequências da guerra fria?

Apesar de a Guerra Fria não ter resultado num conflito direto entre os Estados Unidos e a União Soviética. Pois, se as duas potências se atacassem, o mundo todo seria devastado graças ao poder bélico nuclear de ambos. Porém, houve conflitos em outros países ligadas a Guerra Fria.

Uma delas foi a Guerra da Coréia, na qual a Coréia do Sul era capitalista e apoiada pelos Estados Unidos e a do Norte era apoiada pela União Soviética e comunista. Os coreanos guerrearam entre si, incentivados pelas duas potências.

Além dela, houve também a Guerra do Vietnã, com um cenário muito parecido com o da Coréia, a Crise dos Mísseis e a criação do Muro de Berlim, um dos maiores símbolos da origem da Guerra Fria.

Quais as principais ideias da Guerra Fria?

As principais ideias da origem da Guerra Fria consistiam na discordância e antagonismo dos discursos ideológicos das duas potências, além do uso exacerbado de propagandas usadas pelas duas para criticar uma à outra.

Quais as principais ideias da Guerra Fria
Fonte/Reprodução: original

Ainda, havia outra principal ideia da origem da Guerra Fria que era essencial para as duas potências: o controle sobre outros países. Pois, a partir desse controle, suas ideologias seriam expandidas por todo o mundo.

Saber sobre a origem da Guerra Fria é entender como o mundo e as potências funcionam atualmente, tanto no campo social, quanto no político e econômico. Assim, quer saber sobre outros eventos históricos, continue navegando em nosso site.

Deixe um comentário