Qual a Origem das Instituições Sociais?

Compondo a esfera da Sociologia e de extrema importância para obter harmonia no campo do corpo social, a origem das Instituições Sociais é um assunto que deve ser de conhecimento de todos. Afinal, as regras que um grupo possui são, em sua maioria, coesas para a sociedade graças a essas Instituições.

Por isso, saiba aqui tudo sobre a origem das Instituições Sociais, o que elas são, assim como quem as criou e quais são as primeiras instituições sociais. Confira!

O que são as instituições sociais?

De modo geral, pode-se afirmar que a Instituições Sociais consistem em um ato de nivelamento do corpo social, a fim de que toda a sociedade siga determinadas regras para garantir equilíbrio. Durante a origem das Instituições Sociais, o principal objetivo estabelecido foi o de evitar desvios, ou seja, pessoas que não cumprem essas regras pré-estabelecidas.

O que são as instituições sociais?
Fonte/Reprodução: original.

Além disso, desde a origem das Instituições Sociais, estas garantem certa paz no meio social e individual, de forma que a violência seja cada vez menos recorrente. As instituições sociais ensinam, durante toda a formação do ser humano, o respeito e servem para garantir o sucesso do ato de socializar.

Qual a origem das instituições sociais?

Para falar sobre a origem das Instituições Sociais, é preciso informar que existem quatro tipos: a Espontânea, a Criada, as Reguladoras e as Operacionais. No entanto, deve-se ressaltar que as principais são as Espontâneas e as Criadas. Nesse sentido, as Espontâneas, como o próprio nome já sugere, surgem de forma natural entre os seres humanos, como as famílias.

Já as Criadas são elaboradas por grupos sociais ou seus regentes, a fim de estruturar e homogeneizar o corpo social, como as empresas e corporações públicas. De certa forma, as outras origens se encaixam nas Criadas, pois as Reguladoras abrangem ainda mais campos da coletividade, como os órgãos religiosos e educativos. Já as Operacionais cuidam, por exemplo, do setor de sistema financeiro da sociedade.

Quem criou as instituições sociais?

Quando falamos sobre a origem das Instituições Sociais, surge a dúvida de quem criou toda essa ideia e corrente de pensamento. E, para sanar essa dúvida, pode-se afirmar que os dois principais nomes são bastante conhecidos no campo da Sociologia: Max Weber e Émile Durkheim.

Durkheim, que era um apoiador do capitalismo, pensava nas Instituições Sociais como um fator que traz equilíbrio para esse sistema e organização da sociedade, o que ele chamava de coesão social. Além dele, Weber também era apoiador das Instituições Sociais, que ele afirmava serem essenciais para garantir organização e poder sobre o corpo social e individual.

Quais são as primeiras instituições sociais?

Dito isso, é de extrema importância ressaltar quais são as primeiras Instituições Sociais para, assim, enxergá-las no cotidiano. A primeira delas é a Família, pois como dito acima, ela surge antes de todas as outras instituições e é orgânica, na qual os pais ensinam aos seus descendentes as principais regras para se conviver em sociedade.

Quais são as primeiras instituições sociais?
Fonte/Reprodução: original.

A segunda é a Igreja, isso porque é uma instituição frequentada por quase todos na sociedade e através de seus ensinamentos instrui os indivíduos acerca da moral social. Por fim, temos a Escola que ensina, de fato, as regras comportamentais para, assim, os indivíduos ingressarem no campo do trabalho.

A sociologia ensina toda e qualquer questão acerca dos comportamentos sociais de forma racional e clara, e saber a origem das Instituições Sociais e o que elas representam, bem como sua importância, é essencial para a harmonia da sociedade.

1 comentário em “Qual a Origem das Instituições Sociais?”

Deixe um comentário