Quando foi a origem do Banco Santander e sua chegada no Brasil?

Conheça a Origem do Banco Santander e como foi sua chegada aqui no Brasil. Para entender mais sobre o surgimento da instituição, leia aqui!

O Banco Santander foi fundado em 1857 na cidade de Santander, na Espanha. A instituição financeira chegou ao Brasil em 2002, com a aquisição do Banco Real.

Conheça um pouco mais sobre um dos maiores grupos globais no meio bancário e um dos queridinhos do povo brasileiro, nessa leitura você vai conhecer melhor sobre a origem do banco Santander, considerado o quarto maior banco no ano de 2021 na zona euro.

A origem do Banco Santander

A origem do banco Santander é datada do ano de 1857, e seu nome foi dado porque suas primeiras operações foram realizadas numa antiga província chamada Santander, no país da Espanha, província que hoje se chama Cantábria, mas logo os seus serviços se expandiram para todo o país, devido à compra de diversos bancos.

A história do Banco Santander

O banco Santander é descrito como o primeiro grupo espanhol, é a principal empresa financeira da América Latina, o terceiro maior banco do mundo em termos de faturamento. No seu banco de funcionário, em 2010, eram registrados 178 mil empregados, sendo 54 mil na Europa e 90 mil pela América Latina.

A história do Banco Santander
Fonte/Reprodução: original

Gerando 1,2 trilhões de euros em ativos e obtendo um rendimento bruto de 42bi de euros. Na crise financeira que amedrontou muitas instituições financeiras, o banco lucrava valores que ultrapassaram 8bi de euros, sendo seu quarto ano consecutivo.

Com a estratégia de expansão, que ao mesmo tempo brinca com a ideia de ser mais ofensiva, buscando ganhar mais cotas de mercado, como também de ir à defensiva, que é ficar sempre se protegendo contra potenciais aquisições hostis, o banco entre 2004 e 2007, fazia seus lucros triplicarem. Em 2010, enquanto o país espanhol começava a sair da recessão, o país representava 43% do rendimento do banco.

Chegada do Banco Santander ao Brasil

A origem do banco Santander no Brasil é datada dos anos 2000, ainda como uma capital volante do então banco do estado de São Paulo. Atualmente o banco Santander no Brasil é considerado o terceiro maior de todo o país, somente atrás do Itaú Unibanco e do Banco Bradesco.

Presença internacional do Santander

O banco Santander está amplamente espalhado pelo mundo, tendo uma diversificação geográfica tanto em países desenvolvidos até aos emergentes, podemos encontrar filiais do banco Santander, além do Brasil e na Espanha, seu país de origem, podemos achar em Portugal, Alemanha, Inglaterra, Polônia, EUA, Chile, Argentina, Porto Rico e Uruguai, na maioria desses país o banco alcançou alta participação como um banco de varejo.

Presença internacional do Santander
Fonte/Reprodução: original

O Santander é possuidor de uma das mais avançadas plataformas tecnológicas e de operações dentre os bancos internacionais, trazendo alguns bons benefícios aos clientes, na conversão de sinergias de custo em valor agregado, por exemplo.

Responsabilidade social corporativa

Desde a origem do banco Santander, visando fugir de críticas, desenvolveu um discurso de responsabilidade social corporativa, fazendo que a empresa criasse e desenvolvesse novos serviços inclusivos, que visam pessoas desfavorecidas, tudo com objetivo de contribuir para uma cidadania corporativa.

Os bancos, que estavam antigamente enraizados a apenas um território, instalados no coração da vida social de um único local e acabavam sendo regidos por organizações que interferem nesse desenvolvimento, foi ganhando “independência” e o assim o Banco Santander lançou-se, atravessando o oceano, saindo da Espanha e chegando a América Latina, e nessa leitura foi possível ler sobre esse voo desde a origem do banco Santander até o seu poderio de hoje em dia.

1 comentário em “Quando foi a origem do Banco Santander e sua chegada no Brasil?”

Deixe um comentário