Saiba a Origem dos banqueiros e qual o seu papel aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento da profissão, leia aqui!
Para saber a origem dos banqueiros, precisamos saber a origem dos bancos, que também está ligado à origem da moeda, porém essa veio depois. Basicamente uma coisa leva a outra.
Com a origem do mercado precisava-se de algo onde pudesse ser guardado dinheiro e da organização das finanças, o lugar eram os bancos e as pessoas os banqueiros. Vamos aqui elucidar esse fato interessante e saber como uma pessoa pode ter tanta responsabilidade com o dinheiro dos outros, trocando em miúdos.
O que são os banqueiros?
A origem dos banqueiros vai nos mostrar também, que essa é uma das profissões mais antigas do mundo. Já que a moeda começou a ser comercializada e produzida na época do Renascimento (entre os séculos XIV e XVI). O banqueiro trabalha nos bancos e é responsável pela organização e administração das finanças dos clientes.

Desde a época das grandes navegações que os banqueiros atuam, mas ficaram mais fortes e mais importantes na época do Renascimento e desde então nos prestam o serviço importantíssimo de cuidar do nosso dinheiro com muita responsabilidade e inteligência.
Qual a origem dos banqueiros?
Em uma época muito turbulenta, de exploração e de viagens em busca de ouro, alguém tinha de fazer a mudança, a troca, do ouro e objetos de valor para dinheiro ou outras coisas de valor, quem fazia isso eram os banqueiros, nome dado por causa do local que trabalhavam: atrás de uma bancada e sentados em bancos.
Daí que surgiu também o primeiro banco: na cidade de Gênova, na Itália, em 1406. Já os serviços bancários eletrônicos foram criados na Escócia em 1983, e daí começaram a se espalhar pelo mundo.
E os bancos no Brasil, quando surgiram?
Houve uma primeira tentativa de abertura do sistema bancário no Brasil por volta de 1799 no estado do Maranhão, mas não deu muito certo. Até que em 1808, a coroa brasileira criou a instituição Banco do Brasil, para organizar melhor a sua fortuna e o mercado nacional.
Quem foi o primeiro banqueiro?
O primeiro banqueiro do mundo oficial foi o Mayer Amschel Rothschild, da Família Rothschild, no banco N M Rothschild & Sons, na cidade de Londres em 1811. Essa família existe até hoje e possui cerca de 57 escritórios bancários espalhados pelo mundo.
Qual o papel de um banqueiro?
Para deixar mais claro a origem do banqueiro, vamos aqui saber mais sobre o seu papel: o banqueiro é o dono, sócio ou diretor de um banco. É uma função bem difícil de se fazer já que o banqueiro é responsável por cuidar de enormes quantias monetárias dos clientes e de si mesmo, administrar um banco não é nada tranquilo.

Mas o que exatamente faz um banqueiro? Para exemplificar e resumir, vamos lembrar do famoso jogo de tabuleiro Banco Imobiliário, onde um dos jogadores era o banqueiro, ou seja, liberava e recebia dinheiro dos jogadores à medida que o jogo avançava, trocando em miúdos, esse é o trabalho de um banqueiro: administrar grandes somas de dinheiro.
Vale lembrar que há diferença entre banqueiro e bancário: o banqueiro é o dono de um banco e o bancário é um funcionário do banco, ou seja, o bancário presta serviço ao banqueiro que, por sua vez, paga os serviços do bancário.
Como era a rotina de trabalho do banqueiro?
O trabalho de banqueiro era algo estressante e muito dificultoso, a ergonomia não era respeitada, gerava problemas de coluna e inflamações de tendões do pulso e braço (bursite, tendinite…), tanto estresse físico e mental gerava erros de cálculo e isso era crítico pois eles cuidavam de grandes fortunas.
Devido a isso, uma série de movimentos começaram a se desencadear pelo mundo para controlar o horário de trabalho dos banqueiros. A maior delas foi a conquista das 6 horas de trabalho e 36 horas semanais, em 1933, aqui no Brasil. Ao longo dos anos, as conquistas não pararam por aí e os banqueiros acabaram conquistando muitos direitos.
Por fim, a origem dos banqueiros nos mostra como surgiu uma das profissões mais difíceis e mais importantes até o dia de hoje. Ser um banqueiro é de uma responsabilidade imensa e precisasse lutar muito para chegar lá. Ainda hoje é uma das mais respeitadas profissões do mundo.