A origem do sobrenome Monteiro pode ser encontrada em vários lugares ao redor do mundo. Monteiro é um sobrenome português que pode ser encontrado tanto no Brasil quanto em Portugal.
O sobrenome Monteiro também é encontrado no sul da França, na Itália e na Espanha. A origem do sobrenome Monteiro é incerta, mas acredita-se que o sobrenome seja derivado do nome do lugar onde a família vivia ou da profissão da família.
A origem do sobrenome Monteiro vem de Portugal, por isso é tão comum e conhecido no Brasil. Esse sobrenome tem relação direta com a profissão de ‘’caçador’’, que na época da monarquia portuguesa era também conhecida de ‘’Monteiro’’.
Além disso, a origem do sobrenome Monteiro abriga muitas lendas e significados. Hoje, o sobrenome é muito comum em Angola, Cabo Verde, no Brasil, Espanha e em Portugal, onde também é encontrado como sobrenome composto. No país, há milhares de famílias com o sobrenome Cunha Monteiro, Sousa Monteiro, entre outras variações.
A seguir, conheça a origem do sobrenome Monteiro e suas curiosidades ao longo da história.
Qual a origem do sobrenome Monteiro?
A origem do sobrenome Monteiro carrega muitas histórias e lendas. A história mais conhecida e contada sobre esse apelido é que ele se deriva de um ofício existente na monarquia portuguesa, o de ‘’Monteiro’’. Esse trabalho consistia em cuidar de caças, rios, florestas e coutadas para o Rei.
Acredita-se que o primeiro Monteiro de Portugal foi o cavaleiro Rui Monteiro, que realizava o trabalho de monteiro-mor para D. Afonso Henriques. Por isso, muitos estudos validam a teoria de que a origem do sobrenome Monteiro esteja ligada à evolução da profissão de engenheiro florestal.

Além dessa história, existem outras variações sobre a origem do sobrenome Monteiro. Uma delas é que o sobrenome era dado às pessoas que moravam em regiões chamadas de monteiro em Portugal.
Desde a origem do sobrenome Monteiro, o apelido tornou-se extremamente popular em Portugal, Angola e no Brasil. Atualmente em nosso país o sobrenome é considerado o 47º no ranking dos sobrenomes mais populares.
Em Portugal, o sobrenome Monteiro aparece também como sobrenome composto, em variações como Sousa Monteiro e Cunha Monteiro.
A origem do Brasão da família Monteiro
A origem do sobrenome Monteiro também está ligada a história de seu Brasão. De acordo com a teoria mais aceita, o Brasão de Armas foi oferecido para Dom Rui Monteiro em uma carta datada de 1160.
Assim, diferente de outras famílias da época, o brasão de Monteiro foi criado de uma forma mais simples. Ele consiste em uma representação de um escudo pintado de branco e três pequenos berrantes em seu interior. Os berrantes retratam a caça no ofício de Monteiro na época.
A lenda do nome Monteiro
Além das duas teorias mais aceitas sobre a origem do sobrenome Monteiro, este apelido também é cercado de algumas lendas. A mais contada é de que durante o século 14, o rei espanhol Alfonso XI teria sido atacado por um enorme urso em sua casa. Porém, o rei foi salvo por cavaleiros da guarda.

Por estar muito grato ao feito heróico, Alfonso XI concedeu ao seu principal salvador o título de ‘’Montero’’, que também era um modelo de chapéu que os caçadores utilizavam na época. Assim, o sobrenome começou a ser concedido a todos os descendentes do cavaleiro salvador de Alfonso XI.
Depois de diversas variações, hoje o sobrenome é extremamente popular no Brasil e em outros países. A variação ‘’Montero’’ também é encontrada na Espanha, que além de sobrenome, também é utilizado para designar o ofício de quem trabalha com pedra.
Monteiro está no ranking de sobrenomes mais comuns do mundo na posição 160,269º. No Brasil, existem ao menos 583.465 pessoas que possuem o sobrenome Monteiro. Ele também está presente na listagem dos 50 sobrenomes mais comuns de Portugal.
1 comentário em “Quais possíveis teorias da origem do sobrenome Monteiro e suas curiosidades!”