Qual a origem do homem na Terra?

Conheça a história do surgimento do Homo Sapiens no mundo, neste guia completo feito pela equipe do Origem das Coisas.

A origem do homem no planeta vai além de uma mera curiosidade. É o tipo de pergunta que caminhou com o ser humano ao longo de sua história e o acompanha até hoje. A relação do homem com o estudo de suas origens remonta a milênios e nos instiga a querer saber mais até hoje. 

Governos e instituições investem pesado nos estudos dos cientistas e historiadores para encontrar uma causa comum que explique a origem do homem da Terra. Ao longo da história, várias teorias foram cunhadas. O evolucionismo é exemplo de uma delas. 

Também é objeto de estudo quais foram os caminhos trilhados pelas primeiras gerações de humanos, a ponto de povoarem todos os continentes do globo. 

A origem do homem: o que dizem os estudos sobre

De acordo com as teorias mais aceitas na comunidade científica, o Homo Sapiens – espécie humana mais recente – surgiu na África, há cerca 200.000 anos. Com ponto de partida no continente africano, o Homo Sapiens migrou para a Europa e outros continentes. 

A origem do homem o que dizem os estudos sobre
Fonte/Reprodução: original

Vale notar que, de acordo com essas teorias, o Homo Sapiens é apenas uma espécie de hominídeo. Num período anterior ao seu aparecimento (200 mil anos atrás), já viviam no planeta outras espécies de hominídeos, que já se dispersaram pela Terra. Dois exemplos dessas espécies são o Homo Erectus e o Homo Neanderthalensis. 

Explicação do evolucionismo na origem do homem

Em meados do século XIX (1801-1900), Charles Darwin criou a teoria da evolução, ou evolucionismo, a qual é a mais aceita nas escolas e nos meios acadêmicos até os dias atuais. 

O evolucionismo ensina que os seres do planeta se originaram de espécies mais simples e que evoluíram com o passar das eras. Esses seres eram regidos pela lei da seleção natural. Conforme o ambiente do planeta se modificou e tornou-se hostil, sobreviveram as espécies que se adaptaram melhor ao ambiente.

As espécies sobreviventes passaram os seus genes para a próxima geração, sucessivamente, ao longo da história, até chegar a nós. 

A origem do homem moderno: trilhando a história

Mesmo com o estudo da evolução, e a descoberta dos hominídeos e seus caminhos, ainda é preciso atender a questão da origem do homem moderno. Primeiramente, com o acontecimento que levou à diáspora da humanidade. Em segundo lugar, a história de como o homem chegou ao continente americano, dado que saiu da África. 

A diáspora da humanidade

A teoria mais aceita quanto a origem mais antiga do homem é de que  a primeira espécie a deixar o continente Africano foi a do Homo Erectus. No entanto, escavações recentes em sítios arqueológicos da Jordânia mostraram um achado polêmico: milhares de pedras lascadas por mãos humanas.

O que isso quer dizer? Basicamente, que uma espécie de hominídeo com habilidade poderia ter realizado a diáspora, da África para outros continentes, antes do Homo Erectus. Essa espécie, ao que tudo indica, se trata do Homo Habilis. Como o próprio nome sugere, o Homo Habilis era diferenciado, por saber trabalhar com pedra, a ponto de afiá-la para transformá-la em uma arma e um instrumento. 

Ademais, a pesquisa aponta que, se realmente foi o Homo Habilis o protagonista dessa diáspora, tal evento pode ter acontecido ao menos 400 mil anos antes do estimado pelas teorias mais aceitas. Isso retrocede o cenário da história humana em quase meio milhão de anos!

Quando o homem chegou às Américas?

Visto que fica compreendido que a origem humana se deu na África, e que os homens migraram para outros continentes, fica a pergunta: e quanto às Américas? As discussões dos acadêmicos giram em torno de três vértices: como, quando e por onde o homem migrou.

A questão da época é amplamente debatida, mas estima-se que foi entre 11.000 e 27.000 anos atrás. Quanto a forma de migração e rota existem três teorias mais aceitas:

  • Estreito de Bering
  • Malaio-Polinésia
  • Oceano Pacífico

O Estreito de Bering surgiu como efeito da era glacial, que fez descer o nível dos mares e aparecer porções de terra seca que ligavam os continentes. A região da Beríngia, como ficou conhecida, conectava a Ásia com a América, e dessa forma os primeiros homens chegaram ao nosso continente a pé.

A teoria Malaio-Polinésia defende que os homens chegaram na América em canoas primitivas. Conseguiram esse feito ao pararem de ilha em ilha. A teoria não descarta a possibilidade de uso do Estreito de Bering, mas sem perder de vista o uso das canoas e as passagens pelas ilhas.

Por fim,a teoria do Oceano Pacífico afirma que a primeira “colonização” das Américas foi através de duas ondas de Homo Sapiens vindos da Ásia. A primeira há 14.000 anos atrás e a segunda há 12.000 anos. Devido às características físicas dos índios, os cientistas ainda debatem acerca do mérito desta teoria.

Conhecer mais sobre a origem do homem da Terra é buscar saber mais sobre quem somos. Ao aprender sobre a evolução e o comportamento migratório dos homens, vemos o quanto a espécie é adaptável e capaz de dominar o ambiente em que vive. Certamente, as novas escavações e estudos ainda trarão mais respostas e novas perguntas para esse tema que jamais deixará de ser o maior objeto de curiosidade e fascínio de todos.