Apesar de ser um dos grupos mais famosos da história da música brasileira, muitos admiradores não conhecem a origem do Legião Urbana. Ao longo de sua história a banda conseguiu emplacar dezenas de sucessos e vender mais de 25 milhões discos, sendo a banda de rock brasileira que mais vendeu discos na história.
Mesmo após 25 anos desde o seu fim, com a morte do cantor Renato Russo, as músicas do Legião continuam conquistando fãs ano a ano. Por isso, vamos conhecer um pouco mais da história de origem do Legião Urbana e saber como a banda conquistou todo esse sucesso. Continue a leitura!
Qual a origem do Legião Urbana?
A origem do Legião Urbana está diretamente ligada à força que a cena punk ganhou no fim dos anos 70. Nessa época, o jovem Renato Russo se juntou a André Pretorius, futuro integrante da Plebe Rude, e com Fê Lemos e Ico Ouro Preto formaram a banda Aborto Elétrico.
Por conta dos desentendimentos entre Fê e Renato, a banda rapidamente chegou ao fim. Com o último continuando a sua carreira sozinho, no estilo voz e violão. Foi nessa época que Renato compôs algumas das músicas que se tornaram grandes sucessos do Legião Urbana no futuro, como Eduardo e Mônica e Faroeste Caboclo.

Então, em 1982, Renato conheceu Marcelo Bonfá e, a partir daí, temos a origem do Legião Urbana. Para batizar a banda, Renato e Marcelo se inspiraram em uma frase do imperador Júlio César: Legionários Romanos a tudo vencem.
Apesar de ter nascido em Brasília, o primeiro show da história do Legião Urbana aconteceu em Minas Gerais. Nos seus primeiros shows, a banda tinha que revezar os guitarristas até a chegada de Dado Villa-Lobos.
Assim, estava pronta a formação clássica de origem do Legião Urbana. O vocalista dos Paralamas do Sucesso, Herbert Vianna, foi o responsável por conseguir o primeiro contrato profissional da banda.
Ele apresentou uma fita Demo para a gravadora EMI, que logo se interessou e ofereceu um contrato para o grupo. Com isso foi lançado o disco Legião Urbana. O álbum, de grande sucesso, fez com que a banda ganhasse notoriedade em todo o país.
A Legião Urbana rapidamente conquistou milhares de fãs que lotavam todos os shows. A cada álbum lançado, o sucesso da banda aumentava, se consagrando como uma das maiores bandas da história do rock nacional.
Curiosidades do Legião
A Legião Urbana possui algumas curiosidades interessantes, vamos conhecer algumas delas:
- Dentre todos os sucessos da banda, Renato Russo afirmava que a sua canção favorita era Giz;
- Faroeste Caboclo é uma das músicas mais longas da banda, com 9 minutos e 25 segundos. Passados 25 anos do seu lançamento, a música teve uma adaptação para o cinema;
- A origem do Legião Urbana é contada no filme Somos tão jovens, de 2013
- Após um show cheio de complicações em Brasília, a banda afirmou que jamais faria outro show na cidade, e assim aconteceu.
Visto algumas curiosidades, vamos conhecer agora conhecer os integrantes da banda.
Quem foram os integrantes do Legião Urbana?
Durante a sua história a banda teve uma única formação, sendo ela:
- Renato Russo – Vocal, violão e baixo;
- Marcelo Bonfá – Bateria;
- Dado Villa-Lobos – Guitarra e violão;
- Renato Rocha – Baixo.
De todos os seus integrantes, apenas Renato Rocha saiu da banda antes do seu fim em 1996.
Músicas mais tocadas da banda
Desde a origem do Legião Urbana, a banda conseguiu lançar dezenas de sucessos que se tornaram verdadeiros clássicos do Rock e da música brasileira em geral.

Dentre esses sucessos temos:
- Será;
- Ainda é cedo;
- Tempo perdido;
- Eduardo e Mônica;
- Que país é este;
- Faroeste Caboclo;
- Pais e filhos;
- Dezesseis.
Com certeza vale a pena conhecer não só esses, mas também todos os outros sucessos dessa banda tão importante na história da música do nosso país.