Você conhece o Rugby: saiba sua origem e regras

Conheça a Origem do Rugby e as suas regras aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do Rugby leia aqui!

Um dos esportes coletivos mais antigos do mundo, o Rugby é muito tradicional em diferentes países da Europa, Oceania e África. Mesmo não tendo a mesma popularidade no Brasil que o futebol, ele arrasta multidões de fãs mundo afora e possui competições disputadíssimas. 

Suas origens geram discordâncias entre pesquisadores, mas o certo é que é uma modalidade centenária. Conheça um pouco mais sobre o Rugby.

O que é o Rugby e qual sua origem?

Em sua estrutura básica de regras, o Rugby se assemelha bastante a outros esportes coletivos que usam bola, como o futebol, por exemplo. Esse esporte também é disputado em um campo, onde times uniformizados devem carregar a bola por toda a extensão do relvado até chegar em uma meta, onde é marcada a pontuação.

O que é o Rugby e qual sua origem
Fonte/Reprodução: original

Sua origem é comumente datada do início do século XIX, mais especificamente do ano de 1823. Foi nessa época que um jovem inglês chamado William Webb, em uma brincadeira com bola, junto de seus colegas de escola, resolveu pegar a bola com a mão e carregá-la até a meta.

Isso não era exatamente errado, pois não existiam regras mais elaboradas sobre se o objeto deveria ser chutado ou levado nas mãos. Essa atitude, então, representou a gênese do que mais tarde se chamaria Rugby.

O nome veio da escola onde Webb e seus colegas jogavam, a Rugby School, localizada em uma cidade também chamada Rugby. Alguns estudiosos acreditam que a raiz do esporte está, na verdade, em uma modalidade chamada Harpastum, que era jogada pelos antigos romanos.

De toda forma, foi em 1848 que as primeiras regras formais do esporte foram escritas, e em 1871 que a primeira federação foi criada.

Quando o Rugby chegou ao Brasil?

O esporte desembarcou no Brasil ainda em 1891, pelas mãos do famoso Charles Miller, aquele mesmo que trouxe o futebol para cá. Foi ele quem organizou o primeiro time de Rugby brasileiro, mas foi apenas em 1963 que foi criada uma organização oficial do esporte por aqui, a União de Rugby do Brasil. Ela é a atual Confederação Brasileira de Rugby, nome que ganhou em 2010.

Quais regras básicas do Rugby

Como dito acima, o Rugby tem regras que se assemelham ao futebol. Existem duas modalidades, uma tradicional, praticada com 15 pessoas em cada time, e outra com 7 jogadores de cada lado. Nos dois tipos, o objetivo do jogo é atravessar o campo com a posse da bola para chegar na meta adversária e pontuar.

O grande diferencial do Rugby é que, nele, a bola pode ser manipulada com as mãos e os pés. No caso das mãos, a bola só pode ser passada para os jogadores que estiverem na mesma linha que ela ou atrás dela. O passe com as mãos nunca pode ser feito para frente. Com os pés a bola pode ser tocada em qualquer direção.

Dessa forma, um time tenta atacar e o outro tenta se defender e roubar a posse de bola para tentar pontuar também. O jogo tem dois períodos, que duram 40 minutos no caso das partidas com 15 jogadores, e duas partes de 7 minutos para os jogos com 7 jogadores.

Jogadas do Rugby

Existem basicamente quatro jogadas de pontuação no esporte. A primeira e mais importante é o chamado Try, que é anotado quando um jogador entra na meta adversária com a posse de bola e se joga no chão, estabelecendo o contato entre chão-bola-jogador. Ele vale 5 pontos. O Try também rende ao time pontuador a oportunidade de converter um chute que rende mais dois pontos.

Tem ainda o droap goal, onde o jogador com a posse da bola pode chutá-la em direção a trave do time adversário. Se acertar, o chute vale três pontos.

Também existe a pontuação por penalidade, que acontece quando um time comete alguma falta grave e o time adversário ganha o direito de chutar a bola. Essa marcação pode render três pontos se o chute for certo.

Penalidade no Rugby

O Rugby também conta com regras sobre penalidades além da falta, bem parecido com o futebol, na verdade. Existe o cartão amarelo, para quando o jogador comete alguma falta grave e recebe a punição de ficar 10 minutos fora do jogo, e tem também o cartão vermelho, que expulsa o atleta definitivamente da partida.

A bola do Rugby

A bola do Rugby é o meio termo entre a bola de futebol e a bola de futebol americano. Isso porque ela nem é redonda como a primeira e nem muito pontuda, como a segunda. Na verdade, ela é ovalada, mas relativamente grande. Sua forma permite que ela possa ser chutada e passada com as mãos sem problemas.

Quais são os principais campeonatos de Rugby?

A disputa mais importante do esporte é a Copa do Mundo de Rugby, disputada desde 1987 e conta com grande audiência em todo o mundo.

Mas ainda existem outras disputas importantes, como o Six Nations, The Rugby Championship, A Pacific Nations Cup e o Campeonato Sul-Americano (do qual o Brasil participa).

Ainda tem as competições de alcance nacional e internacionais de times (e não seleções). São disputas que envolvem vários países e que atraem muita audiência.

Deixe um comentário