O Red Bull Bragantino é de longe um dos clubes emergentes mais fortes do futebol brasileiro, conseguindo alcançar feitos expressivos durante os últimos anos, conseguindo ser vice-campeão da Copa Sul-Americana em 2021 e participar da Libertadores da América de 2022.
Apesar desse sucesso mais recente, o clube possui uma história de origem bastante interessante, além de ter conseguido alcançar vários resultados relevantes durante o final dos anos 80 e o início da década de 90, como o título da série B do Brasileirão, em 1989, e o Vice-Campeonato da série A em 1991.
Origem do Red Bull Bragantino?
O Clube Atlético Bragantino, como era conhecido no início, teve sua fundação no dia 8 de janeiro do ano de 1928 por membros divergentes do antigo Bragança Futebol Clube. Durante seus primeiros dez anos de existência teve uma enorme alternância de comando na presidência, sendo Ismael de Aguiar Leme o primeiro de todos.

Sendo o único clube representante da cidade de Bragança Paulista, o Bragantino teve sua estreia no futebol profissional durante o ano de 1949, quando jogou a segunda divisão do Campeonato Paulista. Depois de um período instável, em 1956, a equipe se firmou na divisão e jogou por mais 10 temporadas seguidas.
Durante o ano de 1958 ocorreu um marco histórico para o Bragantino, a posse de Nabi Abi Chedid a presidência. Na época do seu comando, o clube alcançou o título da primeira divisão (equivalente à Série A2) e conquistou o acesso para a divisão mais alta do Campeonato Paulista.
A gestão de Nabi foi fundamental para outros marcos significativos para a história do clube, como o título da segunda divisão do campeonato brasileiro em 1989 e o campeonato paulista de 1990.
Em 2019, foi quando ocorreu o último grande marco histórico da história do Bragantino, quando a multinacional Red Bull assumiu de forma integral toda a administração do time. A partir de sua chegada já houve mudanças bastante significativas, como o acréscimo da cor vermelho junto ao preto e branco tradicional.
O escudo também sofreu alteração, tendo os touros vermelhos da marca e o nome do time passou a ser “Red Bull Bragantino”, como ocorre nas outras equipes da Red Bull pelo mundo. Logo no primeiro ano de parceria da marca, o clube conquistou o título da segunda divisão do campeonato brasileiro.
A volta do Red Bull Bragantino a série A em 2005
Durante o ano de 2005, o Bragantino estava disputando a Série A-2 do Campeonato Estadual de São Paulo. A equipe tinha o jovem técnico Marcelo Veiga em seu comando. Durante a primeira fase, o time avançou no grupo 2 obtendo a terceira colocação.
Durante a fase posterior, o Bragantino foi para o grupo 3, com uma vitória por 3-1 na última partida sobre o Juventus, alcançou o tão desejado acesso à primeira divisão do Paulistão.
Quem foram os grandes atletas de destaque do Red Bull Bragantino?
O Red Bull Bragantino revelou muitas figuras importantes para o futebol brasileiro. Desde jogadores a técnicos de futebol. Confira abaixo grandes atletas e treinadores que passaram pelo time:
Vanderlei Luxemburgo (1989-1990)
Ex-lateral esquerdo do Flamengo, o lendário “pofexô” já era um técnico bem rodado quando foi trabalhar no Bragantino, tendo menos de 30 anos. Contudo, no clube de Bragança Paulista foi onde ele conseguiu alcançar seu primeiro grande feito, o título do campeonato brasileiro da série B em 1989.
No ano seguinte, com um time bastante ofensivo e cheio de variações táticas, fez história conquistando o primeiro título do campeonato paulista.
Carlos Alberto Parreira (1991)
Outro técnico badalado que treinou a equipe foi o Carlos Alberto Parreira. Após a saída do Luxemburgo, em 1991, ele reajustou o sistema defensivo e levou o clube para a segunda colocação do campeonato brasileiro da série B de 1991. Por conta dessa campanha que ele recebeu o convite para treinar a seleção brasileira, que foi Tetracampeã alguns anos depois.
Mauro Silva (1990-1992)
Por indicação do então técnico Vanderlei Luxemburgo, Mauro Silva chegou ao Bragantino e foi peça essencial para o título do Campeonato Paulista de 1990 e do vice do brasileiro de 1991.Isso fez com que ele fosse ao Deportivo La Coruña em 1992 e ficou por lá até em 2005, onde foi ídolo.
Paulinho (2009-2010)
Peça presente na lista de convocados da seleção brasileira durante as últimas duas edições da Copa do Mundo, Paulinho teve como um dos seus pontos altos sua passagem pelo Bragantino, em 2009, por meio do seu alto desempenho na Série B do Campeonato Brasileirão.

Com isso, ele assinou contrato com o Corinthians em 2012, onde foi peça fundamental para a conquista dos títulos da Libertadores e do Mundial de Clubes do mesmo ano.
Romarinho (2011-2012)
Um dos heróis do Corinthians na final da Libertadores de 2012, sendo o autor do gol de empate na final, contra o Boca Juniors. Atacante bastante rápido e com bastante habilidade de dribles, foi eleito como craque revelação do Campeonato Paulista de 2012. Devido a seu desempenho no campeonato, acabou sendo contratado pelo Corinthians.
Apesar de tudo, percebemos o quanto o Red Bull Bragantino é um clube bastante promissor, mas que ao mesmo tempo é um time de bastante história desde a sua origem, no qual conseguiu alcançar resultados bastantes expressivos ao decorrer de sua história.
Além do mais, apresentou várias figuras importantes para o nosso futebol, dando projeção para eles antes de alcançarem resultados maiores em clubes de expressão maior.
1 comentário em “Como foi a origem do Red Bull Bragantino e seus grandes destaques?”