Qual a origem do Ypiranga Futebol Clube?

A origem do Ypiranga Futebol Clube está ligada diretamente com a rivalidade entre o time ítalo-Brasileiro, o primeiro e único clube da cidade de Erechim, no Rio Grande do Sul.

 Ele nasceu oficialmente em agosto de 1924, por conta de uma discussão que ocorreu em um jogo entre ítalo-Brasileiro e o clube Douradense. Atualmente, o Ypiranga Futebol Clube comemora seus 94 anos de história.

A seguir, conheça tudo sobre a origem do Ypiranga Futebol Clube e seus principais títulos.

A origem do Ypiranga Futebol Clube

A origem do Ypiranga Futebol Clube se deu de maneira inusitada. Durante uma partida entre os clubes Ítalo-Brasileiro e Douradense, formou-se  um grupo de pessoas empenhadas em torcer contra o Ítalo-Brasileiro. Isso provocou uma grande confusão generalizada.

Logo após o jogo, as mesmas pessoas se reuniram em um salão de festas localizado dentro do Hotel Central.
Logo após o jogo houve um encontro. Fonte/Reprodução: wikipedia.

Logo após o jogo, as mesmas pessoas se reuniram em um salão de festas localizado dentro do Hotel Central. Assim, por conta da rivalidade contra o time Ítalino-Brasileiro, aconteceu a origem do Ypiranga Futebol Clube.

O clube foi criado com utilização de referências à independência do Brasil. Por isso, ficou decidido as cores amarelo e verde como uniforme, e o nome Ypiranga Futebol Clube. 

Fundadores

A reunião de origem do Ypiranga Futebol Clube ocorreu oficialmente em 18 de agosto do ano de 1924. Desde aquele dia, ficou registrado como fundadores oficiais do clube os nomes de: Favorino Pinto, Arthur Incerti, Florêncio Antunes de Oliveira, João Reis Solon, Sigismundo Pllak, Ercilia Di Francesco Amorim, entre outros.

O primeiro título estadual do Ypiranga, 1950

Desde a origem do Ypiranga Futebol Clube, o time não havia conquistado títulos. O primeiro veio em 1950, no Campeonato Estadual De Amadores. Durante 17 anos o time participou do Campeonato Gaúcho da segunda divisão e conquistou o título do estadual da Divisão de Acesso em 1967. Assim, o Ypiranga se viu pela primeira vez na primeira divisão do futebol gaúcho.

O Colosso da Lagoa, 1970

O ano de 1970 foi marcado pela inauguração do estádio do Ypiranga Futebol Clube.O estádio ganhou o nome de Colosso da Lagoa e foi inaugurado com um torneio de futebol com os principais times da época, como Taguá de Getúlio Vargas, Grêmio, Atlântico de Erechim, Santos e até Independiente da Argentina. 

O primeiro jogo de inauguração aconteceu entre Santos e Grêmio, em 2 de setembro de 1970
Primeiro jogo. Fonte/Reprodução: wikipedia.

O primeiro jogo de inauguração aconteceu entre Santos e Grêmio, em 2 de setembro de 1970. Esse dia também foi marcado pelo gol 1040 de Pelé, enquanto recém tricampeão mundial. Já o Ypiranga Futebol Clube estreou seu novo estádio em um jogo contra o Esportivo, e obteve a vitória de 3 x 2.

Primeira divisão gaúcha, 1980 a 2014

Desde a origem do Ypiranga Futebol Clube, o time permaneceu alguns anos na primeira divisão e durante esse tempo realizou uma pausa nas atividades. Porém, voltou a elite do futebol com a conquista do bicampeonato da segunda divisão, no ano de 1980.

Assim, o Ypiranga Futebol Clube continuou com a realização de ótimas campanhas durante a década de 1990. Em 1994, o clube alcançou o título de campeão do Interior, título que obteve também em 2009.

Em 2014, o Ypiranga Futebol Clube trouxe o quarto título para a história do clube, o que levou o time novamente para a primeira divisão gaúcha. 

Série C 2015

O ano de 2015 também foi um dos mais preciosos desde a origem do Ypiranga Futebol Clube. Foi nesse ano que o clube realizou uma excelente campanha e conquistou uma vaga para a série C do Campeonato Brasileiro. Ainda com uma boa campanha, em 2016 o Ypiranga conquistou espaço nas quartas de final, mas foi derrotado pelo clube Juventude.

A origem do Ypiranga Futebol Clube começou de maneira conturbada, mas desde o episódio de 1940 o time construiu uma grande história, repleta de títulos e campeonatos. Hoje, aos 94 anos, o clube é considerado o quinto maior de todo o futebol gaúcho.

2 comentários em “Qual a origem do Ypiranga Futebol Clube?”

Deixe um comentário