Qual a origem do Submarino e como ele funciona?

Visto com muita frequência em filmes de guerra ou espionagem, é muito improvável que alguns espectadores dessas produções não saiba qual a origem do submarino, um dos mais modernos e revolucionários veículos da história da humanidade. 

Mesmo antes da sua criação de fato, muitos sonhavam com a ideia de podermos explorar as profundezas do mar, e isso foi algo que impulsionou por séculos projetos e designs que inspiraram o que se tornaria o produto final.

Ficou curioso sobre a origem do submarino? Então confira todas as principais informações sobre o surgimento do mesmo neste artigo!

O que é um submarino?

Antes de saber a origem do submarino, não custa comentar mais sobre o conceito do veículo. O submarino é uma embarcação marítima que tem como principal especialidade a movimentação submersa, capaz de alcançar profundidades praticamente impossíveis para o ser humano.

Seu nome, como já era de se esperar, significa “sob o mar”.
Sob o mar. Fonte/Reprodução: original.

Seu nome, como já era de se esperar, significa “sob o mar”.

Atualmente, existem vários tipos e tamanhos de submarinos, alguns podem até ser utilizados por civis para explorações rotineiras, tanto em águas salgadas, quanto doces.

Como funciona um submarino?

Desde a origem do submarino, seu funcionamento se dá através de uma mecânica de deslocamento do peso da água, que cria o que chamamos de força de flutuação. Essa força age como uma contrapartida à gravidade, e evita que a embarcação afunde. Desse modo, os tripulantes do submarino podem controlar a flutuação, e fazer com que ele submerja ou emerja das águas onde se encontra.

Além dessa força, os submarinos utilizam motores que podem ser movidos por um reator nuclear, motor a diesel ou por baterias elétricas, fontes estas que também costumam energizar todos os equipamentos dentro da embarcação.

Qual a origem do submarino?

Embora a origem do submarino date de 1775 d.C., com a criação do modelo “Tartaruga”, feito pelo norte-americano David Bushnell, os primeiros modelos e projetos de uma embarcação desse tipo surgiu quase um século antes, quando o holandês Cornelis Drebbel criou o primeiro projeto de um veículo que pudesse submergir nas águas.

Contudo, foi Bushnell que criou um modelo viável, de fato, com o objetivo de utilizar o submarino para combater os navios britânicos durante a luta pela independência dos Estados Unidos. Anos depois, em 1890, o motor de combustão interna foi inventado, e possibilitou avançar ainda mais o potencial do submarino.

O uso da embarcação se popularizou com a chegada da Primeira Guerra Mundial, e aumentou com a Segunda Guerra.
Uso da embarcação. Fonte/Reprodução: original.

O uso da embarcação se popularizou com a chegada da Primeira Guerra Mundial, e aumentou com a Segunda Guerra. Após isso, com a invenção dos motores atômicos, os submarinos passaram a ter a possibilidade de ficar submersos durante longos períodos, o que os tornou extremamente importantes durante a Guerra Fria.

Embora tenha sido inventado primeiramente para fins militares, com o avanço tecnológico os submarinos passaram a ter funções mais civis, como a exploração dos oceanos para estudos científicos ou para simples entretenimento.

Quem inventou o submarino?

Embora exista a comprovação de modelos terem sido criados anteriormente, é de senso comum entre os historiadores e especialistas que a origem do submarino é creditada a David Bushnell, pois seu modelo foi o primeiro definitivamente viável para submergir, especialmente com o objetivo inicial da embarcação, que era o combate naval.

Por mais que ainda hoje os submarinos tenham diversas funções estritamente militares, é inegável que a tecnologia fez com que essas embarcações tenham desviado, em muito, desses objetivos, e possa agora trazer para os seres humanos um meio de explorar o inimaginável no fundo do mar.

Não é à toa que a origem do submarino seja tão importante, pois, ela marca o início de um novo tipo de exploração, a das profundezas.

2 comentários em “Qual a origem do Submarino e como ele funciona?”

Deixe um comentário