Qual a origem do Oeste FC?

Conheça mais sobre a origem do Oeste FC, ou simplesmente do Oeste. O clube é uma associação brasileira de futebol, com sede em Barueri, no estado de São Paulo.

Atualmente a agremiação disputa a série C do futebol brasileiro e a série A2 do campeonato Paulista. 

Sua cidade originária é Itápolis, município localizado ao oeste do estado de São Paulo, já foi conhecida como a região de maior produção de laranja do país. A origem do Oeste FC é datado do dia 25 de janeiro de 1921. Suas cores são pretas e vermelhas, por isso também são conhecidos como rubro-negros paulistanos.

O que é o Oeste FC?

O Oeste futebol clube, conhecido atualmente como oeste Barueri, mas que por muito tempo foi chamado de oeste de Itápolis, é um clube de futebol brasileiro que atualmente possui sua sede na cidade de Barueri, SP, no entanto sua fundação ocorreu na cidade de Itápolis, também em São Paulo.

Qual a origem do Oeste FC?

A origem do Oeste FC se deu oficialmente na década de 20 e ela ocorreu de uma forma meio engraçada, tudo por causa da união de dois irmãos cariocas, que queriam dar o nome ao novo clube criado por eles.

O nome da sua agremiação de torcida, entretanto um impasse foi criado e para que houvesse um ganhador, um nome provisório foi dado, Oeste foi o escolhido, tudo por causa da localização da cidade de Itápolis.

Para que se firmasse o nome, um jogo foi estabelecido e se ganhasse Flamengo Paulistano seria o nome do clube e caso perdesse, o time seria chamado Fluminense Paulistano, o jogo foi conquistado pelo oeste e mesmo com que houvesse um combinado, o nome oeste ficou como oficial.

Qual a história do Oeste FC?

Da origem do Oeste FC até o ano de 2011, os seus jogos eram realizados no estádio municipal dos Amaros, que ficava na própria cidade, o estádio tinha a capacidade para 6 mil torcedores.

Da origem do Oeste FC até o ano de 2011, os seus jogos eram realizados no estádio municipal dos Amaros, que ficava na própria cidade, o estádio tinha a capacidade para 6 mil torcedores.
Como se deu a origem. Fonte/Reprodução: original.

Por questões técnicas, o estádio foi desativado e o clube adotou outro estádio como sua casa, e o escolhido foi o estádio Prefeito José Liberatti, na cidade de oeste, que possui a capacidade para 17.430 pessoas e atualmente o Oeste FC, tem domínio de campo quando joga na Arena Barueri, localizado na cidade Barueri.

Como vimos, a escolhida do nome oeste, ocorreu devido a uma aposta entre os irmãos fundadores, que no final não deu certo e optaram pelo nome provisório, que era o Oeste. Mas, uma característica que o time leva dessa aposta são as suas cores, as mesmas do clube que seria o possível nome do time, preto e vermelho.

Quais as conquistas do Oeste FC?

As conquistas do Oeste FC podem não ser de grande repercussão nacional, mas são vitórias que a agremiação carrega com muito orgulho de as terem conquistado. Entre elas estão: vitórias no campeonato paulista nas séries B2, A3, A2, e segunda divisão e do campeonato paulista do interior.

As conquistas do Oeste FC podem não ser de grande repercussão nacional, mas são vitórias que a agremiação carrega com muito orgulho de as terem conquistado.
Conquistas. Fonte/Reprodução: original.

A conquista de maior repercussão e que fez o desde a origem do Oeste FC se mostrar como um time, foi a vitória no ano de 2012, no campeonato brasileiro da série C, que elevou o time pela primeira vez para a série B do campeonato.

Com isso, já são quase 9 anos que o clube se encontra na série B, se mantendo nessa expressão positivamente no mundo futebolístico.

Hino do Oeste FC

Abaixo confira o hino do do Oeste FC:

Olê, olê, olê

Olê, olê, olá

A garra rubro-negra

Tá botando pra quebrar

A minha alegria

É ver meu time jogar

Quando minha equipe está

Beleza

É alegria pra lá e pra cá

Mas quando o jogo aperta

Eu vejo é na moral

Oeste, aqui estou!

E dá-lhe rubro

É gol, é gol, é gol, é gol, é gol

Olê, olê, olê

Olê, olê, olá

A garra rubro-negra

Tá botando pra quebrar

O seu futuro,

É certo e não tem zebra não!

Pois a galera mirim

Quer ver o time, campeão

Veja que beleza

A festa do meu povão

Oeste, aqui estou!

E dá-lhe rubro

É gol, é gol, é gol, é gol, é gol

Olê, olê, olê

Olê, olê, olá

A garra rubro-negra

Tá botando pra quebrar

Nesse post podemos ver que apesar do time não possuir grande apelo midiático, com uma posição de estrelato, não significa que não tenha uma história grandiosa, vide a origem do Oeste FC,  do interior de São Paulo, pertencente à série A2 do campeonato Paulista e da série D do campeonato brasileiro.

Deixe um comentário