Conheça a Origem do natal e como 25 de dezembro se tornou o feriado só aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do natal confira aqui!
O natal é uma data especial, celebrada em quase todos os países e traz a mensagem de amor, paz e prosperidade. Passou, ao longo dos anos, a ser encarada como uma data onde as famílias se reuniam para celebrar o nascimento de Jesus Cristo, na tradição cristã, o redentor do mundo.
Contudo, a história do natal, embora hoje seja conhecida como uma data de celebração cristã, não surgiu dentro do cristianismo.
Hoje preparamos um texto especialmente para você que gosta de aprender mais sobre a história e origem das coisas e vamos falar sobre como esta data surgiu e quais os símbolos por trás! Vamos lá?
Qual foi a origem do Natal?
Quando se trata de falar sobre a história, fica difícil ser bem específico, contudo, a origem do natal, de acordo com alguns historiadores, teria vindo de uma data comemorativa dos romanos em relação a um deus chamado “deus sol” em 274.

A igreja católica teria colocado a data do natal como dia 25 de dezembro para “competir” ou para enfraquecer outros movimentos relacionados ao natal. O natal como uma celebração cristã não existia até meados do século II depois de Cristo.
Vários historiadores procuravam saber qual teria sido a data de nascimento de Jesus Cristo, mas não havia nenhuma menção à data do dia 25 de dezembro.
A data teria sido determinada pelo papa Júlio I em 350 e acabou se tornando uma data convencional para que todas as famílias celebrassem o nascimento de Cristo.
Como se originaram os símbolos natalinos?
Cada um dos símbolos possui uma origem diferente e que não se relacionavam entre si, mas acabaram se unindo e hoje, todos compõem, de certa forma, o “cenário” do natal. Vamos conhecer cada um deles.

Fonte/Reprodução: original
Papai Noel
Não se sabe dizer ao certo qual é a origem do papai noel. Mas, historiadores afirmam que o papai noel teria surgido como homenagem a um bispo cristão chamado São Nicolau que teria vivido na Ásia Menor nos séculos III e IV depois de Cristo e que teria sido um homem muito bondoso.
Outras tradições afirmam que a figura do papai noel remonta a um deus pagão presente na cultura nórdica chamado Odin e era reconhecido como um deus que presenteava as crianças nas vésperas de uma festividade chamada Yule.
A árvore de Natal
A árvore-de-natall tem uma origem pagã e a hipótese é que teria surgido porque muitas religiões pagãs utilizavam árvores em suas tradições e rituais e também como decoração.
Era uma cultura popular na Europa que permaneceu mesmo com a cristianização. Também existem evidências que comprovam que o símbolo da árvore de natal também estaria relacionado ao tal festival Yule da cultura nórdica.
Presépio
O presépio está relacionado a um padre que viveu em 1223 e que teria criado o presépio como uma forma de ilustrar o cristianismo para as pessoas. Este padre se chamava
Francisco de Assis e pregava na Itália quando resolveu fazer bonecos de argila e utilizar de animais para fazer uma representação aos camponeses de modo a facilitar o evangelho.
Em quantos países é atualmente comemorado o 25 de Dezembro?
Embora seja uma data celebrada na maior parte do mundo, o dia 25 de dezembro não é comemorado em todos os países. Os países que não celebram o natal são países de maioria muçulmana tais como a Indonésia, Paquistão, a Turquia, o Egito dentre outros.
Se você deseja saber mais sobre a história dos natal e a origem das coisas, continue acompanhando nossos artigos.
2 comentários em “Qual a origem do Natal – como 25 de Dezembro virou data comemorativa?”