Mesmo sendo uma das gigantes no mercado mundial de fast food, a origem da McDonalds ainda é pouco conhecida pelo público. Presente em 119 países, a marca possui mais de 38 mil pontos de venda e atende mais de 68 milhões de clientes todos os dias, o que faz com que ela seja a maior rede de restaurantes e fast food do mundo.
Intrigante, a história de origem da McDonalds chegou a se tornar livro e filme. Neste post, vamos conhecer um pouco mais do processo de criação da empresa, dos seus criadores e como ela alcançou o sucesso atual. Confira a seguir!
O que é o McDonalds?
O McDonalds é uma rede de restaurantes presente em quase todo o mundo, sendo conhecida por lançar no mercado um estilo único de produção: os lanches rápidos, hoje conhecidos como fast foods.

Desde a origem da McDonalds, seus criadores originais estabeleceram um processo de trabalho único e eficiente, o que implicava numa melhor produção e tornou seus lanches uma febre entre o público nos anos 1940.
O que significa o nome McDonalds?
A origem da McDonalds é um tanto familiar, no sentido mais literal do termo. O nome da marca foi escolhido pelos dois irmãos fundadores da primeira lanchonete, sendo ele o sobrenome de ambos, Richard “Dick” McDonald e Maurice “Mac” McDonald.
Qual é a origem do McDonalds?
O sonho de ambos os irmãos de abrir o seu próprio restaurante foi a semente de origem da McDonalds. Mas eles não queriam um restaurante comum, mas sim um que fosse diferente de todos já criados.
Inicialmente a dupla criou uma barraca de cachorros-quentes em Arcadia, na Califórnia, e deram o nome de Airdome. Mas eles não estavam contentes com o que estavam fazendo.
Ambos odiavam a ideia de sair para comer e ficar horas esperando o lanche ficar pronto. Foi aí que eles tiveram a ideia dos lanches rápidos, ali era escrita a primeira página da história de origem da McDonalds, que se tornou um verdadeiro sucesso nos dias de hoje.
Os irmãos abriram então a primeira lanchonete do McDonalds em 1940, na famosa Rota 66, conhecida como a mais famosa estrada do mundo. De início, a McDonalds possuía apenas 25 produtos em seu cardápio e tinha como foco principal a venda de churrascos, mas seus hambúrgueres de US $0,15 fizeram um grande sucesso.
Qual é o melhor: McDonalds ou Burger King?
Desde a origem da McDonalds e do Burger King, ambas empresas nutrem uma rivalidade histórica no mundo dos fast-foods. A guerra travada entre as duas gigantes ganhou até um termo que ficou muito conhecido, a “guerra do hambúrguer” que parece nunca ter fim.
Há muitos anos o McDonalds está à frente do Burger King quando o assunto é lucratividade nos setores de batata frita e hambúrgueres. Em 2020, o McDonalds lucrou cerca de US $5,31 bilhões, enquanto a Burger King apenas US $1,60 bilhão.

Mas mesmo o McDonald ‘s estando muito à frente da Burger King quando o assunto é lucro, a Burger King ainda consegue bater de frente com a gigante quando o assunto é marketing. A empresa sempre criou grandes campanhas bastante agressivas, sempre destacando que a qualidade de seus produtos é bem melhor do que a de seu rival.
Ao perceber isso, o McDonalds não quis ficar para trás e entrou na brincadeira, iniciando uma grande guerra de marketing que diverte seus clientes até hoje.
Quem é o dono do McDonalds atualmente?
A história de origem da McDonalds tem como ponto de partida os irmãos Dick e Mac McDonald. Eles criaram e deram os passos iniciais da marca, criando uma forma de produção, preparo e entrega dos lanches muito mais rápida.
Mas essa história de origem da McDonalds não é de todo feliz. Alguns anos após o sucesso da pequena lanchonete estourar, a dupla de irmãos conheceu Ray Kroc, um vendedor de mexedores de milk-shake que estava passando por dificuldades. Ray ficou impressionado com a criação dos irmãos e a forma como a pequena McDonalds funcionava.
Ray então decidiu “ajudar” os irmãos a crescerem e expandirem. Com sua intervenção, o McDonald ‘s então passou a ter muito sucesso e tornou-se uma marca de franquias. Mas os irmãos não eram tão ambiciosos quanto Ray, e queriam apenas conseguir um milhão antes dos 50 anos. Depois disso, eles deixariam a rede de restaurantes para seus funcionários, que ajudaram no início da empresa.
Ray então convenceu os irmãos a venderem a empresa por 2,7 milhões de dólares e os irmãos teriam direito a 0,5% dos lucros da empresa. Porém, o acordo foi fechado apenas com um acordo de mão. Ray enganou ambos e nunca pagou os 0,5% dos lucros mensais. Um erro muito grande dos irmãos, já que a empresa hoje lucra bilhões por ano.
A custo de enganação e do aproveitamento da boa vontade dos irmãos, Ray Kroc transformou a McDonalds na marca que conhecemos hoje.