Qual a origem do Dia Mundial do Livro e sua importância?

Conheça a origem do dia mundia do livro e a sua importância aqui no Origem das Coisas. Para saber mais sobre a data, leia abaixo!

A origem do Dia Mundial do Livro não é conhecida pela maioria das pessoas. 

Os livros sempre foram importantes para a população mundial, já que são uma ferramenta indispensável na busca de conhecimento e enriquecimento cultural. 

Portanto, deu origem do Dia Mundial do Livro, comemorado em 23 de abril. Se você ainda não conhece os detalhes sobre essa origem e ficou curioso para saber mais a respeito dessa comemoração e sua importância, continue neste post!

Origem do Dia Mundial do Livro

A origem do Dia Mundial do Livro surgiu em 1995, no XVIII Congresso Geral da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), realizado em Paris.

A origem do Dia Mundial do Livro surgiu em 1995, no XVIII Congresso Geral da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), realizado em Paris.
Dia do livro. Fonte/Reprodução: original.

Esse dia em particular foi o escolhido por ser o dia da morte de alguns escritores importantes: Inca Garcilaso de la Vega, Miguel de Cervantes e William Shakespeare. Todos eles morreram em 23 de abril de 1616 e nomear essa data como o Dia Mundial do Livro é uma espécie de homenagem a eles. 

No entanto, nesse dia também nasceram ou morreram alguns autores significativos para a história, como: Vladimir Nabokov, Maurice Druon, Josep Pla e Haldor K.Laxness.

Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

Além de ser celebrado o Dia Mundial do Livro, em 23 de abril também é comemorado o Direito do Autor, uma grande conquista que os autores adquiriram, já que passaram a ter resguardado todos os direitos de suas obras.

Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor
Dia Mundial do livro. Fonte/Reprodução: original

Ao termos uma data específica para isso, é possível que todos os anos as pessoas possam refletir sobre a literatura e sobre a importância dos autores durante os séculos, além, é claro, de estimular a leitura, principalmente nos mais jovens.

Fora o fato de 23 de abril ter sido a data de morte de célebres autores, já existia uma tradição catalã relacionada a esse dia em específico, onde presenteavam com uma rosa quem comprasse um livro. Desta forma, a Unesco pode ter sido influenciada, de alguma maneira, por esta tradição, na origem do Dia Mundial do Livro.

O que se comemora no Dia Mundial do Livro?

O Dia Mundial do Livro é uma data para celebrar todas as pessoas envolvidas no processo de criação de um livro (editores, tradutores, revisores, diagramadores, capistas, etc.), os próprios leitores e os autores, que além de serem vistos como os artistas que são, também precisam ter seus direitos legais reafirmados e comemorados.

Como surgiu o livro como o conhecemos?

É possível que muitas pessoas já tenham se questionado a respeito do modelo de livro que conhecemos hoje em dia. Os livros por si só são bem antigos, a origem dos primeiros modelos criados foi a cerca de 6 mil anos atrás. 

Antes, os livros eram gravados em placas de pedra, argila, folhas ou qualquer outro material onde fosse possível realizar gravações. Logo após isso, a impressão dos livros começou a ser feita em pergaminhos, papiros e folhas de papel. 

A criação da prensa móvel, em 1468, apenas impulsionou a fabricação do formato de livros que conhecemos hoje em dia. A partir dessa época, mais pessoas começarem a ter acesso mais facilitado aos livros. Os livros são uma fonte de aprendizado importante. Mesmo que séculos passem, os mesmos continuarão a exercer um papel fundamental no desenvolvimento da humanidade. 

Com o passar dos anos, mais pessoas começaram a ter acesso aos livros, e uma data para celebrar a importância do livro, pois serve como um incentivo. E conhecermos sobre a origem do Dia Mundial do Livro também faz com que tenhamos detalhes importantes sobre uma história tão necessária. 

Vale ressaltar que hoje em dia os formatos de livros estão se expandindo, e que já temos opções digitais e audiolivros, que permitem o acesso a um novo público.

1 comentário em “Qual a origem do Dia Mundial do Livro e sua importância?”

Deixe um comentário