Qual a origem do Dia Internacional da Mulher? Por que o dia é 08 de Março?

Conheça a origem do dia internacional da mulher e o porquê de ser o dia 8 de março só aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do dia internacional da mulher leia aqui!

Muito mais do que um dia para receber os parabéns, ganhar flores e bombons, o dia internacional da mulher é uma data que propõe reflexões importantes acerca do papel da mulher na sociedade contemporânea, a igualdade de gêneros, salários e direitos, além do debate sobre a criminalização do aborto e outras pautas.

Nesse artigo, reunimos algumas informações importantes sobre a importância dessa data, que possui origem histórica com doses de luta e coragem feminina.

Como se deu a origem do Dia Internacional da Mulher?

Existem muitas controvérsias sobre a origem do dia internacional da mulher, porque não existiu apenas um evento específico que originou a data, no início do século XX algumas manifestações culminaram para que o dia internacional da mulher surgisse.

Quando se fala em dia internacional da mulher, muitas pessoas associam a origem da data ao incêndio ocorrido em Nova York em 1911, onde 146 pessoas vieram a óbito sendo 125 mulheres, mas outros acontecimentos antes dessa tragédia também contribuíram para o surgimento da data que precisam ser lembrados.

Como se deu a origem do Dia Internacional da Mulher
Fonte/Reprodução: original

Dois anos antes, em 1909 também em Nova York uma manifestação reunindo 15 mil mulheres aconteceu no dia 26 de fevereiro. Na ocasião, mulheres foram às ruas exigir melhores condições de trabalho, visto que suas jornadas chegavam a 16 horas por dia, incluindo os domingos.

Na Europa, a alemã Clara Zetkin apresentou a proposta de realizar manifestações periódicas que reivindicam os direitos e igualdade das mulheres na segunda reunião da conferência internacional das mulheres socialistas em 1910.

Em plena Primeira Guerra Mundial, em 1917 mulheres operárias também foram às ruas protestar contra a fome e guerra, esse que foi um dos motivos para o início da revolução russa.

Originalmente esse evento ocorreu em 23 de fevereiro de 1917 de acordo com o antigo calendário russo, no calendário gregoriano a data foi 8 de março, por isso a origem da data, todas essas manifestações contribuíram para o fortalecimento das mulheres na história lutando por igualdade e melhores condições de trabalho.

Oficialização do Dia Internacional da Mulher em 1975

O ano de 1975 foi escolhido como o ano internacional da mulher, e nesse mesmo ano a data de 8 de março foi oficializada como o dia internacional da mulher para lembrar de todas as conquistas femininas de cunho social, econômico e político.

Oficialização do Dia Internacional da Mulher em 1975
Fonte/Reprodução: original

A data foi escolhida em virtude das manifestações ocorridas em 1917 pelas mulheres operárias na Rússia em plena Primeira Guerra Mundial que se mobilizaram em uma manifestação para protestar contra a fome e a guerra.

Lei Maria da Penha

Um dos grandes símbolos de conquistas das mulheres, a lei Maria da Penha sancionada na Lei n.º 11.340, de 7 de agosto de 2006 tem o objetivo de proteger as mulheres não só da violência doméstica, mas também da violência psicológica onde há afastamento da vida social, familiares, perda de seus documentos, autonomia financeira entre outros.

A lei protege qualquer pessoa que se identifique com o sexo feminino, protegendo também mulheres trans e o agressor não precisa ser necessariamente o companheiro da vítima mas qualquer pessoa que coloque a mulher em estado de vulnerabilidade.

Entre as outras características da lei Maria da Penha estão: A não substituição da pena por multas, cestas básicas e trabalhos comunitários, a prisão do agressor com agravamento de pena em caso de violência física contra a vítima, medida protetiva, mantendo o agressor distante da vítima e de seus familiares, além de assistência econômica para a vítima caso seja dependente financeira do agressor.

Curiosidades do Dia da Mulher

Além do dia internacional da mulher, algumas outras datas oficializadas celebram datas de luta e coragem feminina, como dia da mulher negra latino americana e caribenha comemorado em 25 de julho em homenagem à quilombola Tereza Benguela.

No dia 5 de setembro outra data importante, o dia da mulher indígena que foi oficializado em 1983 em homenagem a quéchua Bartolina Sisa, morta no Alto Peru.

E por fim, o dia internacional de violência contra a mulher oficializado pela ONU em 1999 para homenagear as mulheres de Mirabal, assassinadas.

O dia internacional da mulher é mais que um dia para receber felicitações, é um dia para relembrar as lutas, conquistas e toda história das mulheres na sociedade. A conscientização da importância dessa data deve ecoar por muitas e muitas gerações agregando mais conquistas através da força e coragem feminina.

Deixe um comentário