Descubra a Origem do dia do consumidor e tudo sobre o que é só aqui no origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do dia do consumidor leia aqui.
Recentemente houve um boom no mundo comercial devido ao dia do consumidor, que é celebrado todo o dia 15 do mês de março. Mas você sabe dizer qual a origem do dia do consumidor e qual o motivo que gerou essa criação? Acompanhe abaixo!
O que deu origem ao Dia do Consumidor?
Há 60 anos, o presidente dos EUA John Kennedy falava sobre os direitos do consumidor e sobre como o acesso à informação era algo importante, por isso, assinou um decreto que reconhecia estes direitos, o que trouxe uma relevância jurídica no caso.
O mundo do comércio como conhecemos hoje não era assim. Os consumidores muitas vezes não tinham acesso às informações sobre os produtos e serviços que consumiam, o que os levavam a cair em ciladas.

Pensando nisso, a ONU decidiu militar em favor da defesa do consumidor e em torno de 1983, o que deu origem ao dia do consumidor, mas o seu reconhecimento apenas em 1985.
Ainda assim, esta data marca a luta pelos direitos do consumidor e pelo acesso à informação. A data foi celebrada pela primeira vez em 15 de março de 1983.
Movimento de defesa do consumidor no Brasil
O movimento dos direitos do consumidor no Brasil começa em 1962 com uma lei chamada de “Lei delegada nº 4” e fala basicamente sobre a livre distribuição dos produtos para o povo e é nesse período também que surgem os primeiros órgãos para tratar da defesa do consumidor.
Na constituição federal de 1988 então surge, devido à pressão popular, um artigo 5º que diz que o Estado será o responsável por prover na lei a defesa do consumidor.
Em 1990 então é criada a lei que garante a defesa do consumidor, que é a Lei nº 8.078 de 1990 que fala acerca do Código de Defesa do Consumidor.
Direitos do consumidor no cenário atual
Hoje em dia, o consumidor pode ter acesso às informações concernentes ao que comprará, bem como ao histórico do vendedor, da loja, dentre outras informações. Mas tudo isso é fruto de diversas mobilizações sociais em favor do consumidor.

Durante a década de 70 houve uma grande inflação no Brasil, o que fez com que várias pessoas se mobilizassem em prol dos direitos do consumidor, o que gerou assim diversos órgãos para debater sobre o tema.
Todos estes movimentos foram importantes e relevantes para o mercado, contudo hoje ainda, as pessoas caem em golpes e perdem dinheiro devido à falta de informações. Para isso não acontecer, é necessário que o cidadão brasileiro fique atento aos seus direitos bem como, que ele conheça a empresa com a qual está se envolvendo.
Dicas para não cair em ciladas na hora das compras
Separamos abaixo algumas dicas para que você não caia em ciladas. Confira!
Verifique se a empresa possui CNPJ
Hoje em dia existem várias empresas autônomas, contudo, todas as grandes empresas possuem CNPJ.
O CNPJ é a sua forma de se proteger contra golpes, pois se qualquer coisa acontecer, é possível identificar a empresa através desse número.
Esteja sempre atento aos seus direitos
Busque sempre saber sobre quais são os seus direitos e como você pode se proteger contra golpes e também. Portanto, conheça todos os órgãos de direitos do consumidor, as leis e esteja em dia com estas informações.
Busque as respostas de clientes antigos
Não sabe dizer se a empresa é boa? Que tal conversar um pouco com pessoas que já compraram lá? Informação nunca é demais e quando você busca uma opinião de outra pessoa que já comprou com a empresa, assim você consegue se munir contra todo tipo de golpe.
Com essas dicas, temos certeza que você conseguirá se proteger contra golpes e realizar suas compras mais tranquilo!
Se você gosta de saber mais sobre a Origem das Coisas, acesse nosso site e fique por dentro de vários conteúdos interessantes!
4 comentários em “O que é e qual a origem do Dia do Consumidor?”