Saber a origem do CSA é conhecer também uma das páginas esportivas mais importantes da cidade de Maceió, e mesmo do estado de Alagoas.
Esse time tão popular, chamado até de “clube das multidões”, é um dos mais conhecidos da região Nordeste e tem uma trajetória centenária, recheada de eventos importantes e disputas marcantes.
Para conhecer melhor a origem do CSA continue com a leitura deste texto até o fim. Aqui também estão reunidos vários pontos relevantes para a história da agremiação e que revelam a sua importância no cenário futebolístico alagoano.
Como foi a fundação e origem do CSA?
O marco temporal para a origem do CSA é o início do século passado, especificamente no dia 7 de setembro de 1913, onde um grupo de pessoas ligadas ao esporte resolveram unir forças para criar o clube.

Liderados por um homem chamado Jonas Oliveira, os desportistas fundaram o time que inicialmente recebeu o nome de Centro Sportivo Sete de Setembro (em alusão à data). O local da origem do CSA foi a sede de uma sociedade chamada Perseverança e Auxiliar dos Empregados no Comércio.
Uma coisa interessante associada à origem do CSA é que, no início, a agremiação não era bem um time de futebol. Na verdade, o clube reunia atletas de várias modalidades, como boxe, luta greco romana, levantamento de peso, lançamento de dardo e disco e até esgrima. Posteriormente, também foram introduzidos os esportes náuticos.
Mudança do nome e sede do clube
Apesar de, na origem do CSA, o seu nome ser uma homenagem à data da Independência do Brasil, o time passou a ser chamado de Centro Sportivo Floriano Peixoto.
Isso aconteceu em 1915, a partir da iniciativa de celebrar José Floriano Peixoto, um relevante atleta alagoano. Em 1918, no entanto, mais uma mudança aconteceu, e o nome passou a ser o que é hoje: Centro Sportivo Alagoano.

Na origem do CSA, a sede oficial do clube era a própria Sociedade Perseverança, mas isso mudou rapidamente e o time azulino foi transferido para o Palácio Velho, onde antes funcionava o Palácio do Governo.
Em 1915, entretanto, mais uma alteração de endereço aconteceu e o azulino passou a funcionar em um prédio localizado na Praça da Independência.
Grande momentos históricos do CSA
Desde a origem do CSA, o clube passou por momentos importantes em sua trajetória centenária. O mais relevante deles, sem dúvida, foi a conquista, em 2017, da terceira divisão do Brasileirão. Esse foi o primeiro título do clube a nível nacional (e o primeiro time de Alagoas a alcançar isso).
Em 1999, outra coisa muito marcante para o CSA foi a disputa da final da Copa Conmebol. Isso representou a primeira participação de um time alagoano em uma final de competição internacional (mas o time saiu derrotado na ocasião).
O ano de 2018 também é relevante, pois foi quando o azulino saiu de uma espera de 10 anos sem títulos estaduais. Veja abaixo outros marcos anotados desde a origem do CSA até os dias de hoje.
Garrincha no CSA, 1973
No ano de 1973, o gênio Garrincha, já em final de carreira, fez um jogo especial com a camisa do CSA. O craque realizou uma série de participações em vários clubes para se despedir da torcida brasileira e aproveitou para jogar também pelo time alagoano.
Na ocasião, acontecida no dia 19 de setembro, o clube de Garrincha enfrentou o ASA de Arapiraca.
Decisão da Taça de Prata de 1982
A participação na decisão da Taça de Prata de 1982 também é um feito muito marcante desde a origem do CSA, pois a competição é equivalente a atual Série B do campeonato brasileiro.
A disputa aconteceu no mês de abril e foi contra o Campo Grande. O time alagoano não conquistou o título, mas deixou seu nome marcado na competição mesmo assim.
Quais as grandes conquistas do CSA?
A grande conquista futebolística alcançada pelo CSA até hoje foi o já citado título da Série C de 2017. Além disso, o clube tem 40 conquistas estaduais (a última foi no ano passado) e ainda conta com 15 troféus do Torneio Início de Alagoas e uma Copa Alagoas (de 2006).
Como visto, a origem do CSA é bem antiga, e o azulino já é centenário e repleto de tradição no estado de Alagoas. Provavelmente o “clube das multidões” ainda tem uma longa trajetória pela frente.