A origem do Corinthians vem das ruas do Bom Retiro, bairro de São Paulo, e desde então, cresceu e se tornou um dos clubes de futebol mais conhecidos em todo o Brasil. Além disso, o Corinthians acumula uma lista de diversos títulos oficiais e amistosos, um dos maiores vencedores do país, com 43 taças levantadas.
Conheça mais sobre a origem do Corinthians e toda a história que envolve esse famoso time. Acompanhe!
O que é o Corinthians?
O Sport Club Corinthians Paulista é um time de futebol que surgiu oficialmente em São Paulo. A origem do Corinthians está ligada a um pequeno grupo de operários das ruas do bairro Bom Retiro.

Desde seus primeiros anos de atuação no Brasil até os dias atuais, o Corinthians conquistou títulos importantes que o fizeram o terceiro maior campeão nacional, com o total de 43 taças de campeonatos levantados, com destaque nos dois Mundiais de clube da FIFA e uma Copa Libertadores.
Além dos títulos, o Corinthians é lembrado através de seus grandes ídolos, que até hoje vivem na memória de seus torcedores. Entre os principais nomes, destacam-se: Rivelino, Sócrates, Neto, Marcelinho e Cássio, que inclusive é o atual goleiro do time.
Atualmente, o Corinthians é considerado um dos maiores times brasileiros, com a segunda maior torcida nacional. De acordo com dados divulgados, existem mais de 30 milhões de adeptos ao time espalhados pelo Brasil.
Qual a origem do Corinthians?
A origem do Corinthians vem das ruas do bairro Bom Retiro, na cidade de São Paulo. O Time foi fundado oficialmente em 1 de setembro do ano de 1910, por um grupo de operários paulistanos.
Naquele momento, formou-se um grupo com o total de 13 participantes, com os cinco idealizadores do time e oito sócio-fundadores, que juntos arrecadaram cerca de 20 mil réis. Após uma reunião de escolha, foi decidido que o alfaiate Miguel Battaglia seria o presidente do time.
Assim, as reuniões continuaram por longos meses, até seus primeiros desafios como time, como a procura por novos associados e a compra de itens necessários. Os primeiros jogadores do Timão tiveram nomes como: Perrone, Atílio, Lepre, João da Silva, Jorge Campbell e Joaquim Ambrósio.

Após duas semanas da origem do Corinthians, o time disputou seu primeiro jogo no dia 14 de setembro. O adversário foi o União da Lapa, e mesmo com uma derrota, o Corinthians atraiu olhares por seu bom jogo.
O primeiro jogo do time fora de casa foi realizado no ano de 1911, considerada uma partida histórica, com vitória sobre a Ponte Preta na cidade de Campinas.
Por que do nome Corinthians?
A história da origem do Corinthians é popular, porém, o que poucos sabem é de onde surgiu o nome do time Alvinegro. Em 1910, o time britânico Corinthian-Casuals Football Club estava de passagem no Brasil, e naquela época, a equipe era extremamente popular e considerada uma das mais fortes do mundo.
Por conta disso, os fundadores tiveram a ideia de se inspirar no clube britânico, e assim aconteceu a origem do Corinthians. O interessante é que em 2015 houve um amistoso entre os dois times, e o Corinthian-Casuals acabou derrotado pelo Timão em uma partida de 3 a 0 na Arena Corinthians.
Qual o significado do nome Corinthians?
A palavra Corinthians vem do grego “corinto”, palavra que tem origem bíblica e tem relação direta com a Colônia de Coríntio.
Foi esse o nome que originou o Corinthian-Casuals, o time britânico, mas para diferenciar, os fundadores do Corinthians acrescentaram um “s” ao nome.
Por que o símbolo do Corinthians é uma âncora?
Nos três anos em atuação após a origem do Corinthians, o clube não contou com um escudo oficial em suas camisetas. Durante a disputa de vaga na Liga Paulista, o time utilizou apenas suas iniciais.
Após algumas mudanças, um jogador da época criou uma arte que continha referências aquáticas, como âncora, boia e remos. Assim, em 1939, o elemento passou a fazer parte do time, e desde então, já passou por diversas transformações e refinamento.
A origem do Corinthians é marcada por uma bela história e nomes eternizados no coração de sua torcida. São 111 anos de tradição, títulos e momentos memoráveis!
E aí? Gostou de conhecer a origem do Corinthians? Continue no Origem das Coisas para se antenar em várias curiosidades!
2 comentários em “Qual a origem do Corinthians e como se tornou o que é hoje?”