Conheça a origem do chapéu e como ele é usado atualmente aqui no Origem das coisas. Para saber mais sobre o acessório leia aqui!
A origem do chapéu é muito mais antiga do que se pensa. Apesar de ser uma peça muito popular e comum em nosso cotidiano, a origem do chapéu passa despercebida, sendo desconhecida pela maioria das pessoas.
O chapéu é um acessório que possui uma vasta história, que vem de milhares de anos atrás. Mas qual é realmente a origem do chapéu? Qual a sua história e quais são os tipos de chapéus que existem? Acompanhe o texto a seguir para saber tudo sobre a origem do chapéu.
Qual a origem do chapéu?
Podendo ser usado para proteger, enfeitar ou esconder possíveis defeitos que existam em seu cabelo, a origem do chapéu remonta civilizações antigas, em que cobrir a cabeça é um costume. Segundo especialistas a origem do chapéu vem da Babilônia, Grécia e antigo Egito, com o primeiro chapéu sendo criado por volta de 4.000 a.C., mas o nome que usamos no português vem do latim “Cappa”.
História do chapéu
Na história o chapéu sempre foi mais que um simples acessório. Em algumas culturas o chapéu podia representar qual era a hierarquia, a classe social ou a função do indivíduo na sociedade. Uma das primeiras representações encontradas sobre o chapéu está em uma pintura no Egito e mostra um egípcio usando um chapéu de palha em forma de cone. Esse acessório era usado apenas pelos egípcios de classe alta.

Já o ‘’Petasos’’, o primeiro chapéu a ter uma aba, era usado pelos gregos apenas para se proteger. 1.000 anos depois, na antiga Roma, começou a ser usado um chapéu em forma de cone, com a ponta inclinada. Esse chapéu era usado pelos ex-escravizados para demonstrar sua liberdade. Em 1789, esse chapéu virou símbolo do partido republicano, durante a revolução francesa.
Quais foram as primeiras chapelarias?
As primeiras chapelarias só surgiram no fim do século XVIII. Por conta do estilo sofisticado da época, eram usados materiais como tecidos, palha e feltro na fabricação dos chapéus. Nessa época, os chapéus eram usados principalmente por pessoas de classe alta.

Inicialmente a fabricação de chapéus era algo designado principalmente para as mulheres, que costumavam enfeitá-los com adornos como plumas ou rendas. Gradualmente, novos modelos de chapéus foram sendo inseridos na sociedade, vamos conhecer alguns deles.
Quais os tipos de chapéus?
Com o passar dos anos, vários tipos de chapéus começaram a ser fabricados em diversas regiões do mundo. Entre esses podemos destacar:
- Bicorne: esse chapéu possui dois bicos e abas dobradas. Era usado pelos militares em diversos países do século XIX;
- Fez: chapéu feito de feltro ou tecido, usado apenas por homens. Foi muito usado durante o império otomano, sendo considerado uma vestimenta oficial do governo;
- Chapéu asiático: sendo usado até hoje em vários países da ásia, o chapéu asiático possui formato de cone e é feito com folhas de latânia;
- Cartola: Usado principalmente em ocasiões formais no século XIX, a cartola possui abas curtas e uma copa alta, tendo sempre cor preta;
- Chapéu-coco: começou a ser usado no século XX, substituindo a cartola. As suas abas também eram curtas, mas a sua copa era baixa.
Existem ainda os chapéus associados a profissões, como os dos vaqueiros ou os de ordem religiosa, como o solidéu católico ou o quipá judeu.
Como os chapéus são usados atualmente?
Com o passar dos anos o chapéu acabou saindo de moda e desde os anos 1960 ver alguém usando chapéu se tornou algo cada vez mais raro. Porém, no fim do século XX surgiu o boné, um chapéu com um modelo esportivo e um simples aba para proteger o rosto do sol. Podendo ser usado por homens e mulheres, o boné continua sendo considerado um artigo em alta na moda, usado em centenas de países.
Você imaginava que a origem do chapéu, um dos acessórios mais usados na história da humanidade, era tão antiga? É muito interessante ver como ele surgiu e evoluiu até ter o uso que conhecemos hoje.
1 comentário em “Qual a origem do chapéu?”