Qual a origem das datas comemorativas e quais são feriados no Brasil?

Conheça a origem das datas comemorativas e quais são os feriados no Brasil aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento das datas comemorativas leia aqui!

Apesar de fazer parte da vida de todas as pessoas, muita gente não conhece a origem das datas comemorativas que recheiam o calendário todos os anos. Pelas razões mais variadas, alguns dias são marcados como momentos de comemoração e celebração, ou mesmo de reflexão e direcionamento da atenção das pessoas para uma causa específica. De maneira geral, é assim que surgem essas datas.

Ter um marco temporal que sirva como momento de discutir sobre alguma coisa especial, ou mesmo para festejar, parece ser importante, visto a quantidade de feriados que existem. Por esse motivo, este texto fala um pouco sobre a origem das datas comemorativas mais diversas. Acompanhe a leitura e entenda isso melhor.

Origem das datas comemorativas: Como são criadas?

Como dito acima, a origem das datas comemorativas é algo diversificado. Não existe uma única razão que justifique a criação de todas essas datas especiais. Na verdade, cada uma tem sua própria história. O dia do estudante, por exemplo, celebrado em 11 de agosto, tem sua origem ligada à fundação do curso de Direito nas cidades de Olinda-PE e São Paulo-SP em 1827.

Origem das datas comemorativas Como são criadas
Fonte/Reprodução: original

O 15 de novembro é marcado por ser o dia da Proclamação da República porque foi neste dia, em 1889, que o Brasil deixou oficialmente de ser um Império e passou a ser República. O dia do professor (15 de outubro) existe desde a década de 1960 para homenagear este profissional tão importante para a sociedade.

Enfim, a origem das datas comemorativas pode estar ligada a vários fatores, desde questões históricas, religiosas ou mesmo como forma de homenagem a alguém, ou um grupo de pessoas específico.

Como se originam as datas comemorativas internacionais?

Fora do Brasil as datas comemorativas seguem um padrão de criação muito parecido com o nosso. Também são questões históricas e outros fatores que influenciam o surgimento desses dias. O Dia Internacional da Mulher (8 de março), por exemplo, tem origem nas lutas das trabalhadoras, sobretudo operárias, do início do século XX por condições de trabalho e remunerações decentes e menos discrepantes em relação aos dos homens.

Como se originam as datas comemorativas internacionais
Fonte/Reprodução: original

O dia 1º de janeiro também é uma data especial. Neste caso, comemora-se o que se chama de “confraternização universal”. Esse é um momento de celebração do ano novo e é um momento reservado para comemorações em todo o mundo. E assim por diante. Cada data tem sua própria origem e relevância.

Quais são as principais datas comemorativas do Brasil?

No Brasil existem muitas datas especiais. Entre as mais importantes estão as datas históricas, como a já citada Proclamação da República, a Independência (7 de setembro), o Dia da Bandeira (19 de novembro) e o dia de Tiradentes (21 de abril). Tem também as religiosas, como Natal (25 de dezembro), Corpus Christi e Páscoa (que tem datas variáveis) e, também, outras, como o Dia do Trabalhador (1º de maio), por exemplo.

Em quais datas comemorativas é feriado no Brasil?

No Brasil existem datas que são feriados nacionais e há também aquelas que são consideradas pontos facultativos. Neste ano de 2022, os feriados nacionais acontecem nas seguintes datas: na sexta-feira santa (15 de abril), no dia de Tiradentes, no Dia do Trabalhador, na Independência, no dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, (12 de outubro), no dia de finados (02 de novembro), na Proclamação da República e no Natal.

Entre as datas que têm ponto facultativo, pode-se citar: Corpus Christi (16 de junho), a véspera do Natal e a véspera do Ano Novo. Além delas, ainda existem as datas comemorativas locais de cada estado e cidade. Como são muitas, é impossível enumerá-las todas aqui, mas cada uma possui sua própria origem e significado também.

3 comentários em “Qual a origem das datas comemorativas e quais são feriados no Brasil?”

Deixe um comentário