A origem da Rabanada aconteceu em Portugal. Assim, ao chegar no Brasil, virou um dos pratos de sobremesa mais realizados, principalmente em ceias natalinas de grande parte dos lares brasileiros.
A rabanada é uma receita simples e saborosa, com o passar dos anos ganhou diversas variações e novos significados.
Aprenda mais sobre a origem da Rabanada e como é feito esse delicioso doce típico natalino.
O que é a Rabanada?
Sabe-se que a origem da Rabanada aconteceu na Europa, mais precisamente em Portugal. Esse doce consiste em fatias grossas de pão francês adormecido mergulhadas em uma mistura de leite, leite condensado e ovos batidos. Feito isso, as fatias são fritas e depois polvilhadas em açúcar e canela em pó.

Além da receita mais comum da Rabanada, também existem suas variações mais clássicas. Há uma em que é feita com Pão Bengalada e servida com vinho do Porto. Também há quem prefira utilizar creme inglês tradicional e acréscimo de frutas vermelhas.
Mesmo com tantas versões, a Rabanada é uma sobremesa que não pode faltar nas ceias natalinas de todo o país. Essas fatias doces são tão famosas quanto o tradicional panetone, outro alimento de presença obrigatória no Natal.
Qual a origem da Rabanada?
De acordo com documentos históricos, a origem da Rabanada aconteceu em Portugal. A primeira referência a essa sobremesa encontrada é datada do século XV, em uma citação de Juan Del Encina.
De acordo com o documento, uma receita de pães mergulhados em ovos e mel era realizada para mulheres em recuperação de pós-parto. A Rabanada também aparece em livros de receitas. Acredita-se que sua primeira publicação aconteceu no livro de Domingo Hernández de Maceras, em 1607.
Após essa data, o prato começou a se espalhar. Na Espanha, era comum encontrar a sobremesa sendo servida em tabernas da região de Madrid. Historiadores acreditam que o sucesso desse alimento aconteceu por conta da necessidade de se reaproveitar pães amanhecidos.
Contudo, a origem da Rabanada também é cercada de polêmicas e algumas contradições. Nos Estados Unidos, por exemplo, há quem acredite que a origem da Rabanada aconteceu na Espanha, durante a idade média. No país, a rabanada é conhecida principalmente como French toast e Egg Bread. Já na França, o alimento chama-se Pain Perdu.
Como chama a rabanada no Sul do Brasil
No Sul do País, a origem da Rabanada aconteceu com o nome de Fatias de Parida ou Fatia Dourada. Isso porque, após a origem da Rabanada e sua disseminação, a receita chegou ao Brasil por meio dos portugueses.
Assim, virou tradição de Natal em grande parte dos lares brasileiros.

A sobremesa é famosa em todos os estados brasileiros, porém é mais consumida no Nordeste.
O que significa a palavra rabanada?
Mesmo com tantos nomes, a palavra “rabanada” foi a que mais se disseminou por Portugal e pelo Brasil. A palavra Rabanada tem origem de Rábano ou Rabanete, que sempre é cortado em grandes fatias na cozinha. Por conta disso o doce rabanada ganhou esse nome, pois também é cortado em pedaços durante o seu preparo.
Apesar dos diversos nomes, a Rabanada é realizada, em geral, sempre da mesma forma. A receita demora em média 15 minutos para ser servida e suas porções sempre fazem um grande sucesso à mesa.
Mesmo sendo mais comum no Natal, a rabanada também é considerada uma excelente opção para o café da manhã, com a possibilidade de receber acréscimo de frutas e também de um preparo mais rápido com a utilização de uma fritadeira elétrica.