Qual a origem da internet e sua evolução?

Conheça o surgimento da internet e como ela evoluiu aqui no Origem das Coisas. Para saber mais sobre o Surgimento na Web e a origem da tecnologia, leia aqui!

Muito antes de toda essa tecnologia crescer consideravelmente para poder chegar aos lares, às ruas, e até mesmo na palma das mãos, os cientistas e escritores já imaginavam uma grande falha de comunicação entre todos, principalmente aqueles que estavam em uma grande distância. 

Portanto, muito antes da internet existir, o telégrafo começou o caminho e, o primeiro transatlântico da linha de comunicação foi instalado em 1858, também, o primeiro transatlântico telefônico da Escócia até o litoral do Canadá foi instalado em 1956. 

A vontade de se comunicar, foi impulsionada pelos avanços nos computadores daquela época, e a maioria desses computadores ocupavam uma sala inteira e a interface visual era extremamente estranha para os tempos de hoje, faltava uma longa jornada para a evolução. 

Onde se deu a origem da internet?

Em 1950, ocorreu a época da guerra fria, um confronto ideológico e científico entre os norte-americanos e a União Soviética, um avanço à frente do inimigo, era uma enorme vitória, um exemplo, foi o homem na lua. 

Onde se deu a origem da internet
Fonte/Reprodução: original

O presidente Eisenhower criou em 1958 a Arpa — Agência de projetos avançados de pesquisa. Alguns anos depois ela ganhou um D, de defesa e ficou Darpa. A agência colaborava com acadêmicos e industriais, assim começaram a desenvolver tecnologias em vários setores, não apenas no militar. 

Um dos pioneiros na parte informática foi o J.C.R. Licklider, do MIT — Instituto de tecnologia do Massachusetts. Ele foi recrutado após teorizar uma rede galáctica de computadores, que aparentemente você poderia acessar qualquer dado. Ele plantou a semente de tudo.  

Qual era a função da internet na origem?

Em fevereiro de 1966, a rede da Arpa, começou a ser discutida, o passo seguinte, foi desenvolver os IMPs — Interface de processamento de mensagem. São os nós intermediários, que conectam os pontos de rede, e graças a eles, hoje temos a geração de roteadores. 

Em 29 de outubro de 1969, foi estabelecida a primeira conexão em rede, nossa tão famosa mãe da internet nasceu com o nome de Arpanet, isso ocorreu em UCLA, uma universidade da califórnia e Stanford Research Institute, cerca de uns 650 km, a primeira mensagem trocada seria LOGIN, quase certo, as primeiras duas letras foram identificadas, até que o sistema saiu do ar e não conseguiram ler o restante da palavra. Pois, bem! Parece piada ser a data da conexão e também a queda dela. 

Quando a internet virou de uso comercial?

Em outubro de 1972, estava sendo feita a primeira apresentação da Arpanet por Robert Kahn num evento de computação. Inventaram nesse ano o endereço eletrônico, o e-mail, e nessa época já existiam 29 pontos conectados.

Nesse mesmo ano observamos o link transatlântico, entre a Arpanet e o Norsar via satélite. Um pouco depois uma conexão com Londres e a partir daí que começou o pensamento de que o mundo inteiro precisava de uma rede de arquitetura aberta.

Década de 80 e 90 surgimento das grandes redes de internet

Em primeiro de janeiro de 1983 a Arpanet oficialmente muda seu protocolo do NCP para o TCPIP e um novo marco zero da internet. Em 1984 a rede é separada em duas, uma parte para comunicações e serviços militares a MILNET, e a parte civil e científica ainda com o nome de ARPANET, estava bem claro que sozinha a Arpanet não sobreviveria.

Já em 1985 a internet estava mais estabelecida, entre pesquisadores e desenvolvedores tinha uma tecnologia de comunicação um pouco mais desenvolvida, e no fim dessa década o projeto de conectar redes ou nets, algo que se tornou abreviado para INTERNETTING, e dessa palavra se derivou o que hoje chamamos INTERNET. No fim dos anos 80 o mundo percebeu que a internet estava nascendo, finalmente. 

Internet e o fenômeno World Wide Web

Entre 1987 até 1991 a internet é liberada para uso comercial nos EUA, usando substitutos da Arpanet e da NSFnet, com alguns provedores privados e novos pontos de acesso fora do meio militar e das universidades, mas ainda faltavam algumas coisas para facilitar e popularizar a navegação. Em 1989, Timothy Berners-Lee, quis melhorar a troca de documentos entre os usuários, fazendo parceria com o engenheiro Robert Cailliau. 

Ele imaginou um sistema que pudesse obter informações das conexões entre todos os equipamentos conectados, e fazer uma troca de arquivos de uma maneira bem fácil e simples. A solução que ele encontrou foi utilizar uma tecnologia que já existia, mas já estava meio atrasada, o chefe dele não ficou muito animado, a ideia ficou vaga e o projeto, tinha que amadurecer.  

Então, em 1990 saíram só esses três avanços; 

  • URLs — endereços únicos.
  • HTTP — Protocolo de transferência de per-texto. 
  • HTML — Formatação escolhida para dispor todos esses conteúdos.

Então, a Word Wide Web — WWW nome criado pelo Timothy e que nós traduzimos para a rede mundial de computadores. A WWW foi o primeiro editor e navegador. 

Internet nos tempos atuais: um caminho sem fronteiras ou retorno

Existem muitas coisas que usamos hoje em dia e que começou na década de 90. Os buscadores, o tão amado e odiado flash, o feed, e muitos outros. 

Para terem uma noção, de algumas novidades, o #irq foi criado em 1988; o icq em 1996; e o napster em 1999. Podem perceber como evoluímos? Estávamos em conexões por cabo, pelas universidades, e por objetos que usavam apenas um idioma de comunicação, hoje em dia temos um universo na palma das mãos, a imensidão de conhecimento e a troca de informações.

6 comentários em “Qual a origem da internet e sua evolução?”

Deixe um comentário