Provavelmente a marca mais conhecida de barbeadores e produtos do tipo, a origem da Gillette é datada em mais de um século, algo que muitos dos seus usuários desconhecem.
Graças a seus itens diferenciados e modernos, a marca alcançou vários mercados ao redor do mundo, inclusive no Brasil, e o seu marketing utilizando figuras conhecidas também foi crucial para isso.
Mas, afinal, qual a origem da Gillette? Aqui separamos as principais informações sobre a marca centenária e como ela se tornou o enorme sucesso que é atualmente.
O que é a Gillette?
Primeiramente, é importante conhecer um pouco mais a marca antes de saber a origem da Gillette.

A empresa é uma fabricante de aparelhos de barbear e outros produtos relacionados à higiene pessoal, como cremes de barbear e pós-barba, pastas de dente e diversos produtos de higiene bucal, entre outros.
Atualmente, a Gillete faz parte do grupo P&G, ou Procter & Gamble, que adquiriu a marca em 2005.
Qual a origem da Gillette?
A origem da Gillette aconteceu no ano de 1901, quando a empresa The Gillette Company foi criada por King Camp Gillette, como uma fabricante de aparelhos de barbear.
Contudo, o aparelho em si, foi criado anos antes, em 1895, sendo considerado uma revolução para o mercado, pois muitos achavam impossível a criação de lâminas descartáveis tão fortes e pequenas.

Depois disso, foi criado o primeiro instrumento de precisão, que inovou ainda mais o mercado e se tornou um sucesso comercial, e assim permaneceu durante muitos anos. Com a Gillette também criando os primeiros aparelhos ajustáveis, aparelhos com duas lâminas, entre outros itens, que tornaram a companhia o enorme sucesso que ela tem sido durante todos seus mais de 100 anos de história.
Inclusive, um fato curioso é que a marca chegou ao Brasil pouquíssimos anos depois da origem da Gillette, em 1909, quando os aparelhos eram importados diretamente dos Estados Unidos.
A partir de 1926 os produtos começaram a ser fabricados em território nacional, tornando-se extremamente popular no país, tanto que, até hoje, a palavra gilete é rapidamente associada aos aparelhos de barbear, não importando a marca.
Quais os melhores produtos da Gillette?
Após a origem da Gillette, a marca foi se tornando um enorme conglomerado, com diversos produtos de outros tipos, inclusive na área de higiene pessoal. Na parte de aparelhos de barbear, os mais conhecidos hoje em dia são o Mach 3, o Skinguard Sensitive e o Fusion 5, que juntam todos os aspectos modernos e inovadores da Gillette, para trazer um barbear de qualidade e que não deixe a pele sensível.
Outros produtos conhecidos que fazem parte da marca são: os refis de lâminas de barbear e os cremes de barbear e pós-barba, além de desodorantes e antitranspirantes em gel ou aerossol.
Quem é o dono da Gillette atualmente?
Em 1 de outubro de 2005, a Gillette Company foi vendida para a Procter & Gamble, por US$57 bilhões, o que fez a empresa tornar-se a maior fabricante de produtos pessoais e para o lar de todo o mundo, pois também é dona de marcas como Oral-B, Duracell e Braun.
Em 2007, a marca Gillette foi incorporada em uma divisão da P&G que, logo depois, foi dividida em Procter & Gamble Beauty e Procter & Gamble Household Care.
Conhecendo a origem da Gillette, é inegável a sua importância para o mercado internacional, devido a sua inovação tecnológica, que até hoje consegue trazer produtos diferenciados, que servem de referência para todos os outros aparelhos e itens criados.
A sua popularidade, inclusive no Brasil, é algo que prova que, em mais de 100 anos de história, a marca ainda tem muito a oferecer.