Conhecer a origem da geografia e entender como ela evoluiu ao longo dos anos é fascinante. Ela é uma das ciências mais antigas da humanidade e sofreu uma série de alterações até ser definida como uma ciência que estuda as relações entre o homem e o espaço geográfico.
Pelo fato de ser uma ciência muito antiga, a origem da geografia continua despertando a curiosidade de muitas pessoas. Neste post, entenda como ela surgiu, evoluiu e em que categorias e áreas de estudo está divida a Geografia.
O que é a geografia?
Atualmente, podemos definir a Geografia como uma ciência que estuda e explora as relações que há entre o homem e o espaço geográfico. Os seus métodos de estudo podem variar bastante, já que a Geografia possui várias subáreas, contando com um campo de estudo muito vasto.
Qual a origem da geografia?
A origem da geografia aconteceu na Grécia, quando os gregos viajavam e anotavam tudo que viam, dando destaque para a cultura dos povos e os recursos naturais. Muitos homens tiverem forte influência na origem, como Tales de Mileto, Ptolomeu e Heródoto.

Heródoto inclusive é chamado pelos estudiosos de “pai da história e geografia”. Ele foi um dos primeiros homens a realizar viagens cientificas, que contribuíram para a origem da geografia como uma ciência.
Qual sua história?
Antes de ser reconhecida como uma disciplina, logo após sua origem, era chamada pelos gregos de história ou filosofia natural. Um dos fatos que contribuíram para o desenvolvimento da geografia foram as expansões territoriais gregas, que ocorriam graças as conquistas de Alexandre, o Grande.
O interesse por cada terra conquistada era grande, provocando estudos que ajudavam a desenvolver novas técnicas de agricultura e rotas de navegação. Alguns seculos mais tarde, graças as explorações dos portugueses, a geografia sofreu novo impulso.
Cada região explorada fornecia novos conhecimentos sobre diversas regiões espalhadas ao redor do globo. Mas foi no século XVIII que a geografia passou a ser reconhecida como uma ciência, surgindo a partir daí conceitos como o determinismo e o possibilismo, conceitos que abordam a ligação que há entre o homem, clima e espaço cultural.
Qual sua importância?
A geografia é uma ciência fundamental para a vida humana. Com ela, é possível compreender o espaço que vivemos e planejar as nossas ações de acordo com ele. Ao entender as formas de relevo existentes, o clima e os nossos hábitos como ser humano, podemos nos desenvolver como sociedade.
Quais as categorias de análise da geografia?
A geografia trabalha com cinco categorias, ou conceitos, os quais são aplicados aos mais diferentes tipos de estudo. Entenda como funciona cada uma dessas categorias:
Espaço Geográfico
Essa categoria é considerada a mais importante da ciência geográfica e estudo todos os conjuntos de elementos naturais e artificiais presentes no planeta. Ou seja, estuda tanto paisagens naturais como também aquelas que já foram modificadas pelo homem.
Paisagem
Chamamos de paisagem tudo aquilo que podemos ver. Assim, essa categoria estuda tudo aquilo visível na superfície terrestre. Graças a essa categoria, podemos enxergar mudanças nas ações realizadas sob o espaço geográfico.
Território
Já o território determina um espaço delimitado por poder, como divisas e fronteiras. O poder imposto em um território ira determinar o seu espaço e também como viverá a sociedade desse local.
Região
A região possui um conceito parecido com o território, mas nesse caso o espaço é delimitado por critérios comuns. Essa divisão normalmente acontece para facilitar a administração de um determinado local.
Lugar
O lugar se refere a um determinado espaço geográfico habitado por um ser humano, como o lugar que nasceu, que estuda, trabalha, etc. Podemos dizer que ele é individual e está sempre sofrendo modificações.
Quais são os tipos de geografia?
A ciência geográfica é muito abrangente, assim, para facilitar o seu estudo ela é dividas vários tipos. Podemos resumir esses tipos em geografia humana, que estuda a interação que há entre sociedade e espaço, e a geografia física, que estuda a terra e os seus fenômenos.

Conheça alguns deles.
Geografia urbana
Esse tipo de geografia se dedica a estudar os espaços urbanos. Temos como exemplo o estudo da urbanização, dos problemas que ocorrem nos centros de grandes cidades. Além disso, a geografia urbana também a relação que existe entre os seres humanos e esses espaços.
Geografia econômica
Como o nome sugere, os estudos realizados por essa área da geografia se dedicam as atividades econômicas de todo o mundo. São analisadas coisas como atividades agropecuárias, comerciais e industriais.
Demografia
A demografia é a área responsável pelo estudo da dinâmica populacional. Graças aos dados e estáticas obtidos pela demografia, é possível compreender as características existentes em cada tipo de sociedade.
Geomorfologia
Partindo para a área da geografia física, temos a geomorfologia, área responsável pelo estudo das paisagens terrestres. É nessa área que são estudados os fenômenos geográficos e o relevo, por exemplo.
Climatologia
Já a climatologia estuda o clima e o comportamento da atmosfera. A climatologia é uma das áreas mais importantes da ciência geográfica, por ser com esse estudo que podemos compreender o clima de todas as partes do mundo.
Geografia ambiental
A geografia ambiental também possui uma função muito importante, sendo a responsável por estudar as consequências que as ações do homem tem no meio ambiente, como o desmatamento e a poluição.
Com isso, você entendeu sobre a origem da geografia, a qual contribuiu muito para o nosso desenvolvimento. Graças a essa ciência, podemos entender melhor os seres humanos e o espaço que ocupam. Ao estudar e conhecer os seus tipos e categorias, isso fica ainda mais claro.