Qual a Origem da Filosofia Política?

Sempre que estudamos a sociedade e seu comportamento, nos deparamos, cedo ou tarde, a Filosofia que leva a Origem da Filosofia Política. Mas você já pensou em como isso é mais complexo do que parece?

Essa é uma área de estudo que existe desde a Antiguidade, quando os primeiros filósofos gregos já enxergavam a política e buscavam solucionar a questão da convivência coletiva. Afinal, vivemos em um meio social organizado, de tal maneira que reflete nas formas de poder vigentes em um determinado espaço.

Veremos como a Filosofia Política tem suas diferenças com a Ciência Política, sendo esta mais voltada para os governos de fato, enquanto a primeira se encontra na vida em sociedade. Continue a leitura e entenda o assunto!

O que é a Filosofia Política?

É uma área da Filosofia (ou corrente filosófica) que objetiva entender a todas as questões sobre a convivência dos humanos, principalmente com relação às instituições de poder. Assim, precisamos conhecer não somente o que é mas também qual a origem da Filosofia Politica, uma vez que ela pode ser confundida com a Ciência Política e consegue ir um pouco mais fundo do que a própria Filosofia.

Qual a origem da Filosofia Política?

Sua origem está na Antiguidade Clássica, na Grécia, quando o objetivo era solucionar questões coletivas. Afinal, sabemos como os gregos sempre foram reflexivos sobre muitos mistérios, como a natureza das coisas e, sobretudo, do homem.

Qual origem da Filosofia Política
Fonte/Reprodução: original

O centro da origem da Filosofia Política é o homem, desde então, tanto para Sócrates quanto para Platão. Porém, foi a partir de Aristóteles que a participação política teve destaque (na época, apenas os homens com mais de 21 anos tinha poder de voto).

Qual a história e a importância da Filosofia Política?

Na Grécia Antiga, os homens gregos se reuniam da chamada “ágora”, o local de encontro para as reuniões e debates políticos. Ali, a origem da Filosofia Política ganhava seus ramos, tendo como raiz a convivência humana dentro das cidades estado, porque tais cidades-estado gregas eram muitas vezes rivais entre si. Ou seja, cada uma tinha sua organização política, da democrática à tirânica.

Conforme esses conjuntos cresciam, seus habitantes formavam suas relações de poder, de contrato. O que levou os pensadores a questões como “qual é o melhor modelo de organização da cidade-estado?”, “qual é o limite do governo”, e outras concernentes à sociedade e sua liberdades, direitos e participações políticas.

Quais são as suas características?

O governo e o Estado são duas áreas centrais para a origem da Filosofia Política, bem como para a economia. Mas suas características, na verdade, se desdobram, já que não há uma metodologia científica a se seguir. Então, podemos diferenciar a Filosofia Política com a Ciência Política, por exemplo, pelo fato de não haver métodos, mas sim a teorização dos problemas na primeira.

Quais são as suas características
Fonte/Reprodução: original

Uma característica forte da Filosofia Política, aliás, é tomar o conhecimento do que foi feito anteriormente, dialogar com isso e criar novos conceitos políticos. Tanto que a característica perdura até hoje com os filósofos políticos contemporâneos.

Quais são os principais nomes na Filosofia Política?

Aristóteles, Maquiavel e Rousseau foram os mais importantes nomes do pensamento clássico. Podemos dividir a história e origem da Filosofia Política em Idade Antiga, Idade Moderna e Idade Contemporânea, com seus respectivos pensadores.

Filosofia Política da Idade Antiga – Aristóteles

Sua obra “Política”, foi a de maior referência para entendermos a origem da Filosofia Política. Ela aponta que a natureza do homem é viver em grupos, sendo feliz e fazendo os outros felizes.

Isso só é possível ao viver em comunidade. Mas para Aristóteles, a política é um desdobramento da ética, portanto, já se falava em ter um governo mais justo (um poder que governa e outro poder que legisla).

Esse pensamento foi aproveitado pelos cristãos e incluído a questão da moral, como para Santo Agostinho.

Filosofia Política na Idade Moderna

Na história e origem da Filosofia Política, foi o pensamento moderno que trouxe uma visão menos idealizada e mais centrada para as questões problematizadas.

Nicolau Maquiavel

Para Maquiavel, de Florença, na Itália, as ações positivas e negativas de um governante não deveriam ser vistas como boas ou más, mas apenas os seus objetivos valiam. Ele teorizou mais profundamente a política em seu livro “O Príncipe”, onde o governante está separado da moral, da ética e até da religião cristã. Por isso, Maquiavel é um dos mais emblemáticos filósofos políticos que já existiu.

Hobbes, Locke e Rousseou

A história e origem da Filosofia Política também teve pensadores contratualistas, como o trio: Thomas Hobbes, John Locke e Jean Jacques Rousseau, da era clássica. Todos defendiam a existência de direitos sociais.

Filosofia Política Contemporânea – Hannah Arendt

Houveram muitas contribuições históricas para a história e origem da Filosofia Política em sua era contemporânea, como os movimentos pela independência e as duas grandes guerras.

Hannah Arendt, que era alemã de origem judaica, foi o principal nome da filosofia política contemporânea. As privações de seus direitos e perseguições aos judeus iniciadas pelo regime Nazista, colocaram a filósofa como apátrida.

Apesar de Hannah Arendt não ter se considerado como filósofa política, seus estudos e questionamentos sobre o totalitarismo e a política contemporânea, a liberdade e o pluralismo, são até hoje importantes.

Assim como a filosofia política funciona a partir de desdobramentos de pensadores anteriores, hoje você consegue encontrar obras e estudos focados também na economia e na cultura. Continue a nos acompanhar para aprofundar seus conhecimentos não somente na origem da Filosofia Política, mas também em outros temas clássicos que nos inspiram até hoje!

Deixe um comentário