A origem da escultura está ligada a um período muito distante no tempo, a pré-história. Foi nesse recorte temporal que os humanos experimentaram, ainda que de forma rudimentar, a prática de talhar imagens em materiais sólidos.
Mas não é só isso, a origem da escultura é um tema muito mais abrangente e não se resume a esse momento histórico. Tão importante quanto sua criação, o seu desenvolvimento também merece atenção.
Este artigo trata da origem da escultura e também de outros temas que se relacionam a isso. Continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto.
O que é uma escultura?
Uma escultura é um trabalho artístico que promove a representação de seres diversos em formas sólidas, como gesso, pedra, aço, ferro, mármore, e entre outros.

Ao longo do tempo, desde a origem da escultura em um passado distante, o mundo contou com inúmeros artistas que se debruçaram sobre esta que é considerada uma das sete artes clássicas. Alguns nomes se sobressaem, como veremos mais abaixo, mas a verdade é que inúmeros escultores deixaram registros valiosos de seus trabalhos.
Qual a origem da escultura?
Como dito no início deste texto, a origem da escultura remete ao período pré-histórico. Especificamente na Idade Paleolítica, os humanos da época criavam estatuetas em osso, marfim ou pedra para representarem, principalmente, animais ou os próprios seres humanos.
Com o passar do tempo, as técnicas, os materiais e os interesses representativos se modificaram. E as esculturas criadas passaram a retratar outras coisas, como divindades, pessoas importantes, ou mesmo eram feitas para contar histórias ou apresentar reflexões filosóficas.
Quem criou a primeira?
É fácil determinar qual é a origem da escultura, mas é muito difícil definir qual foi a primeira escultura do mundo. Porque o período pré-histórico está muito distante no tempo e não existem tantos registros da época.
No entanto, um trabalho considerado uma das primeiras esculturas feitas, é a chamada Vênus de Willendorf. Esta estatueta de 11 cm de altura, provavelmente, representa uma figura feminina e servia como talismã. Sua criação é datada entre 28.000 e 25.000 a.C.
Para que eram feitas?
As motivações que levavam os artistas a produzirem estátuas e estatuetas eram diversas. No início, acredita-se que esses trabalhos estavam associados a práticas ritualísticas e religiosas, ou mesmo para representar ritos de fecundação.
À medida que o tempo passou, no entanto, os objetivos se diversificaram. No Egito Antigo, por exemplo, eram feitos trabalhos de escultura para retratar o faraó (considerado um deus na Terra). Na Grécia Antiga, por sua vez, eles eram feitos para representar formas humanas perfeitas.

No Renascimento e no período Barroco, essa manifestação artística foi massivamente utilizada para retratar aspectos ligados à religião cristã, como figuras religiosas e cenas dramáticas sobre textos bíblicos. Aqui, vale mencionar, os escultores criavam estátuas com uma riqueza de detalhes únicos.
Já nos últimos séculos e atualmente, as motivações por trás da produção de esculturas varia muito: manifestação política, inquietações científicas, reflexões filosóficas, questionamentos sociais, a própria religiosidade e a homenagem a figuras célebres são alguns exemplos.
Quais são as esculturas mais famosas e quem produziu?
Como dito acima, a origem da escultura data da pré-história e, desde então, trabalhos marcantes são feitos ao redor do planeta. Confira abaixo algumas das esculturas mais famosas e importantes do mundo e seus autores:
- Vênus de Willendorf, Pré-história (autoria desconhecida);
- Busto de Nefertiti, 1345 a.C. (Thutmose);
- Exército de terracota chinês, 201-209 a.C. (autoria desconhecida);
- Vênus de Milo, 130 a.C. (Alezandros de Antioquia);
- Pietà, 1499 (Michelângelo);
- O Pensador, 1904 (Auguste Rodin);
- La Gorda Gertrudis, 1986 (Fernando Botero);
Apesar dessas obras serem muito importantes, ainda existem muitas outras que merecem ser conhecidas.
Quais as esculturas mais famosas do Brasil?
Apesar de a origem da escultura não ter relação direta com o Brasil, por aqui essa manifestação artística também é frutífera. Ao longo do tempo, o país contou, e conta até hoje, com grandes artistas. Confira alguns dos trabalhos nacionais:
- O carregamento da cruz, 1796-1799 (Aleijadinho);
- Passeio Público, década de 1760 (Mestre Valentim);
- Mulher ao Luar, 1949 (Bruno Giorgi);
- Monumento às Bandeiras, 1921-1954 (Victor Brecheret);
- Justiça, 1961 (Alfredo Ceschiatti);
- Ttéia, 1977-2000 (Lygia Pape);
Esses são apenas alguns exemplos de trabalhos realizados por artistas brasileiros. A arte no Brasil é riquíssima, em suas diversas manifestações. Com toda certeza, merece muito mais atenção do que costuma receber.
De toda forma, são essas as principais informações sobre a origem da escultura, seu desenvolvimento e algumas de suas principais obras. Não deixe de pesquisar mais a fundo se esse tema te interessa.
Título SEO: Qual a Origem da Escultura?
KW: origem da escultura
Meta-description:
Link permanente: /qual-a-origem-da-escultura/