Um período da história tenso e lastimável, mas poucas pessoas conhecem a origem da escravatura. Porém, muitos sabem que foi uma mão de obra cruel e desumana, uma forma de trabalho muito utilizada ao longo do desenvolvimento da sociedade.
Assim, para entender a origem da escravatura, como era essa forma de trabalho, como iniciou aqui no Brasil e como esse tipo de mão de obra teve seu fim, siga com a leitura deste conteúdo, confira.
O que é uma escravatura?
A escravatura, ou também chamada de escravidão, é uma prática na qual uma pessoa assume possuir direito sobre outra(s) pessoa(s) como se fossem propriedades dela.

Nela, as pessoas escravizadas, ou seja, os escravos, são obrigados a trabalhar sem receber algum tipo de pagamento por sua mão de obra. Além disso, eles não possuíam sua liberdade e eram severamente impostos sobre eles violência física e psicológica.
Qual a origem da escravatura?
Não sabemos ao certo qual a origem da escravatura, de forma exata, na história da humanidade, a prática deve ter tido seu início há milhares de anos, através de guerras territoriais. Nelas os povos vencedores subjugavam e faziam os povos perdedores de escravos a força.
Além da sua origem ter sido através de guerras, os registros sobre o início da prática levam para o Oriente Médio por volta de 3.500 A.C., a prática teria tido início com os povos da Suméria e da Mesopotâmia. Que teriam, posteriormente, feito manuscritos relatando sobre o modelo trabalhista.
Por mais que os indícios levem a crer que a origem da escravatura tenha sido no Oriente Médio, não podemos ignorar evidências da prática em povos mesoamericanos, tribos africanas, Egito, Roma e Grécia antiga.
Como citado, um dos registros mais antigos sobre a prática da escravidão é um registro mesopotâmico, o Código de Hamurabi, sendo datado de 1860 A.C. E assim, com o tempo foi se desenvolvendo e utilizada em outras áreas, por longos anos.
Quem foram os primeiros escravos do mundo?
Os primeiros povos escravos foram os povos do Oriente Médio como uma forma de determinação de classes sociais em civilizações compostas por caçadores e coletores. Como citado, tal prática está descrita nos manuscritos mesopotâmicos do Código de Hamurabi.

Outro povo antigo que sabemos que foi escravizado é o povo hebreu, sendo escravos dos egípcios. No entanto, os historiadores não possuem informações suficientes sobre a escravidão desde povo, assim, não podemos afirmar que eles foram os primeiros escravos do mundo.
Qual a origem da escravidão no Brasil?
A origem da escravatura no Brasil teve seu começo pouco tempo depois da chegada dos portugueses em nossas terras. Os primeiros escravos utilizados como mão de obra dos portugueses foram os nativos indígenas, principalmente por volta dos anos de 1540 até 1570.
Os indígenas eram principalmente usados para a extração de madeira de Pau-Brasil e agricultura. Porém, estes povos deixaram de ser usados como escravos devido à alta mortalidade causada por doenças trazidas pelos europeus e pela dificuldade de capturá-los por conhecerem as florestas e territórios.
Devido a isso, os europeus passaram a investir na escravidão de africanos, trazendo escravos para o país em condições desumanas através de navios negreiros. Ao chegarem aqui no Brasil as pessoas eram vendidas como mercadorias e obrigadas a trabalhar nas mais diversas áreas, sejam elas na lavoura ou até mesmo em trabalho de mineração.
Os escravos eram impostos aos mais severos tipos de castigos e punições e possuíam uma expectativa de vida de apenas 10 anos após serem escravizados. Este tipo de trabalho desumano teve seu fim, aqui no Brasil, após diversas revoltas e com a assinatura da Lei Áurea no ano de 1888.
Esta é a origem da escravatura, e por mais que este tipo de regime trabalhista tenha sido oficialmente abolido durante o século XIX, infelizmente este tipo de mão de obra ainda acontece em diversos países ao redor do mundo.