Você sabe qual foi a origem da Engenharia Hídrica? De quando ela é datada? E que tal por onde, ela foi historicamente descoberta? São essas perguntas que iremos responder ao longo deste texto.
Vamos te contar detalhes, e acabar com suas dúvidas sobre boa parte do assunto com uma leitura suave, sobretudo ela engloba, de uma maneira panorâmica, concisa e quase que autoexplicativa de compreender para ficar mais tátil ao leitor sem conhecimento técnico também, confira!
O que é a Engenharia Hídrica?
Desde a origem da Engenharia Hídrica, além do curso de nível superior, trata de um profissional que atua na gestão das melhorias e uso mais eficiente dos recursos hídricos disponíveis, pela sua empresa contratante da vez.
De uma maneira geral, ele é o que explora e melhora o uso mais efetivo dos recursos hídricos da área investida, pela empresa, melhorando assim o retorno do capital investido mais rápido no seu atual contrato.

Não é sempre que vemos um assunto tão incomum, nem específico quanto a origem da Engenharia Hídrica, então o nosso cruzamento de referências terá que ser efetivo e preciso.
Qual a origem da Engenharia Hídrica?
Os primeiros projetos de engenheiros desta área, foram desenvolvidos há milhares de anos; ainda na Roma antiga. Estes que eram bem mais simplórios como irrigação de grandes campos agrícolas; desde então tem sido constantes as obras e desenvolvimentos da profissão e suas competências.
Desde a origem da Engenharia Hídrica, no ano de 1966 foi criada a Lei 4.950/A, que especificava quanto um profissional da Engenharia deveria receber de salário na profissão, dependendo da quantidade de horas trabalhadas entregue à empresa.

Então pode-se dizer que a origem da Engenharia Hídrica como profissão foi daquele ano em diante. Das 6 horas iniciais, que eram empregadas como mínimas para desempenhar a profissão até os valores mais altos. Tinham salários bem “chamativos” aos olhos brasileiros, aderindo cada vez mais e mais a este nicho, como profissão.
Qual a função da Engenharia Hídrica?
E quanto a para que servem os Engenheiros Hídricos? Desde a origem da Engenharia Hídrica, isto tem sido cada vez mais explorado e deixado claro entre nós humanos o quanto é necessário e também o quanto faz diferença ter um ou mais profissionais destes, à disposição da empresa.
A função do engenheiro hídrico, como já falamos no artigo anteriormente, é explicar ao dono da empresa e/ou produto a ser explorado, como ele pode aproveitar o recurso natural da água da melhor forma possível, sendo ele eficiente e estudioso do nicho para aconselhar o seu cliente, sempre da melhor forma possível.
Estes profissionais podem ser contratados freelancer, ou até em contratos mais sérios de 8 horas trabalhadas em diante, a depender da atual necessidade da empresa e disposição em recursos para arcar com o salário destes profissionais!
Quais as áreas de atuação da Engenharia Hídrica?
Este profissional, desde a origem da engenharia hídrica, pode atuar em várias áreas de atuação, dentro de seu nicho de mercado específico.
Vamos listar algumas destas áreas de atuação e conhecimento necessário ideal para um bom Engenheiro Hídrico:
- Recuperação de Mananciais;
- Executar os projetos voltados para a geração de energia hidrelétrica;
- Saneamento básico;
- Aproveitamento mais eficiente da água dos prédios e áreas industriais, assim como no campo;
- Transportes Aquáticos e Tours Lucrativos;
- Irrigação de grandes plantações;
Como já deu para ver, este profissional sempre que consegue se formar com êxito tem competências para ir trabalhar em muitas áreas de atuação diferentes. O salário destas vagas algumas vezes também chega a ser bem generoso, e as faculdades que oferecem este curso hoje em dia, não são nada baratas também!
Neste conteúdo você aprendeu sobre a origem da engenharia hídrica e suas funções, gostou ou achou curioso? Aproveite para navegar em nosso site e descobrir a origem de outras profissões, objetos e muito mais!
1 comentário em “Qual a origem da Engenharia Hídrica?”