Qual a origem da Disney

Confira neste post qual a origem da Disney e quem foi o responsável por sua criação.

Amada por gerações devido às suas criações, muitos fãs costumam se perguntar sobre a origem da Disney, uma das mais amadas empresas do mundo, responsável por diversos filmes e produtos presentes na infância de várias pessoas. 

Pensando nisso, neste artigo separamos os principais detalhes e informações sobre a origem da Disney e de todo o mundo mágico que conhecemos até hoje, e que nunca deixou de fazer parte do dia-a-dia de crianças e adultos em todos os lugares.

O que é a Disney?

Ao se falar da origem da Disney, é importante conhecer um pouco mais do enorme império encabeçado pelo Mickey Mouse. A Walt Disney Company é uma empresa que, atualmente, é líder em diversos setores, sobretudo no ramo das comunicações. 

Ao se falar da origem da Disney, é importante conhecer um pouco mais do enorme império encabeçado pelo Mickey Mouse.
Criação da Disney. Fonte/Reprodução: original.

Atualmente, o império Disney está presente em várias mídias, como TV, Cinema, Jogos e, obviamente, na Internet. Em 2017, a empresa se tornou o maior conglomerado de mídias e entretenimento do planeta, após a compra da 20th Century Fox.

Qual a origem da Disney?

A origem da Disney é datada do ano de 1923, quando Walt Disney produziu o curta “Alice’s Wonderland”, mostrando uma atriz real interagindo com seres animados.

Depois disso, em 16 de outubro do mesmo ano, Walt e seu irmão Roy Oliver Disney, criaram a empresa que intitularam de Disney Brothers Cartoon Studios, sendo um dos primeiros estúdios de animação da história, e desenvolveram uma série de curtas chamados de Alice Comedies, também firmando contratos para a produção de outros filmes.

Dois anos depois, Walt criaria aquele que se tornaria o personagem mais conhecido e reconhecido da história. 
Personagem mais conhecido da Disney. Fonte/Reprodução: original.

Após isso, foi iniciado o processo de expansão do estúdio, que em 1926 mudou de nome para Walt Disney Studios. Dois anos depois, Walt criaria aquele que se tornaria o personagem mais conhecido e reconhecido da história. 

Antes chamado de Mortimer, após uma sugestão de sua esposa, Walt Disney batizaria o Mickey Mouse, o ratinho que se tornou a cara da empresa, continuando no posto até os dias de hoje.

Quais as marcas da Disney?

Além do Walt Disney Studios, desde a origem da Disney o seu intuito foi a expansão, e o resultado disso é que, hoje em dia, o império possui diversas marcas conhecidas e populares em toda a cultura pop.

Alguns exemplos são as marcas Marvel Entertainment e a Lucasfilm, responsáveis por franquias extremamente populares atualmente como o Universo Cinematográfico Marvel e a saga Star Wars.

Outras marcas conhecidas que são comandadas pela Disney são os estúdios Pixar, criador de vários filmes animados premiados e amados por muitos, e a 20th Century Fox, mais recente aquisição, fazendo com que a Walt Disney Company superasse a Comcast e se tornasse o maior conglomerado de mídia e entretenimento de todo o mundo.

Além destas, podemos citar a ESPN e a divisão de parques temáticos da empresa, a Disney Parks, Experiences and Products.

Quem é o dono da Disney atualmente?

Diferente dos tempos de origem da Disney, nos dias de hoje é impossível definir ao certo quem é o dono da empresa, pois ela foi dividida entre diversos acionistas que possuem uma porcentagem do comando de todo o império, além de fundos de pensão e de investimentos americanos que também estão presentes no capital da empresa.

Agora que você conhece mais sobre a origem da Disney e sua evolução como empresa e, posteriormente, o conglomerado que ela se tornou, é capaz de você conferir alguns de seus produtos com outros olhos, como o próprio Mickey Mouse, que começou apenas como mascote de um estúdio de animação, e agora é uma das marcas mais conhecidas de todo o mundo.

2 comentários em “Qual a origem da Disney”

Deixe um comentário