Desde os primórdios da humanidade existem guerras, e pode-se dizer que as guerras civis são as mais recorrentes e, por isso, falaremos aqui sobre a origem da Primeira Guerra Civil. Ela é definida como todo conflito entre grupos, e guerreada por essas próprias pessoas dos grupos ou comunidades.
A origem da Primeira Guerra Civil consta com o uso de forças armadas, com objetivo de controlar alguma parte dentro do próprio país, resultando na homogeneização de certa extensão de um país.
Nesse sentido, saiba aqui tudo acerca da origem da Primeira Guerra Civil, o que ela é, bem como as primeiras que ocorreram e quais são as guerras civis atuais. Confira!
O que é uma guerra civil?
Uma guerra civil pode ser caracterizada como um conflito armado que ocorre entre grupos ou facções de um mesmo país, ou região. A luta pode ser motivada pelo desejo de obter controle de recursos, territórios ou do governo. Os grupos envolvidos podem ser motivados por diferenças étnicas, religiosas ou políticas, que levam a batalhas violentas que marcam a sociedade.

Ou seja, não há uma luta contra o estrangeiro, e sim entre as divisões de uma comunidade. Isso acontece, sobretudo, quando o poder vigente não possui força o suficiente para governar e conter essas oposições. Isso acaba por enfraquecer as autoridades principais de um país e abrir espaço para essas lutas armadas. A origem da Primeira Guerra Civil teve, de maneira geral, essas mesmas motivações.
Qual a origem da primeira guerra civil?
Pode-se afirmar que a origem da Primeira Guerra Civil ocorreu em Roma, durante sua fase Republicana, entre os grupos que queriam conquistar o senado do local.
Na origem da Primeira Guerra Civil, houve lutas entre facções, denominadas populares e optimates. Após esses muitos conflitos entre esses grupos em Roma, os populares foram derrotados e um absolutismo romano se iniciou.
Muitas outras lutas entre civis ocorreram em seguida, após a origem da Primeira Guerra Civil, sobretudo devido à divergência de ideias que muitas vezes se sucedem em uma nação.
Quais foram as primeiras guerras civis?
Como dito acima, posteriormente à origem da Primeira Guerra Civil, muitas vezes os confrontos entre civis provém de oposições e disputas. Nesse sentido, outras guerras civis consideradas as primeiras na história da humanidade devem ser mencionadas aqui, como a Guerra Civil de Júlio César e a Guerra Civil entre os Liberadores e o Segundo Triunvirato.

Além disso, houve também a Última Guerra Civil da República Romana, em que Otaviano lutava contra Marco Antônio e Cleópatra. Os efeitos de uma guerra civil podem ser avassaladores para a sociedade, causando instabilidades políticas e sociais duradouras.
Quais as guerras civis atuais?
No entanto, a ocorrência de Gerras Civis não permaneceu nos registros históricos do passado, esses conflitos continuam a acontecer atualmente por variados motivos. Alguns países que estão em guerra civil atualmente são a Etiópia, a Síria — que possui relatos graves e ainda está acontecendo — e também no Mianmar, em que o conflito ocorreu após uma tentativa de golpe militar.
As guerras são uma parte lamentosa da história da raça humana, mas também representam a importância de entendê-las e estudar porque elas ocorrem para, dentro do possível, evitar sua reincidência.
Entender a origem da Primeira Guerra Civil abre portas para a observação do porquê as pessoas da mesma nação lutam em si. Observar as motivações dos conflitos e identificar padrões que podem ser evitados nas tensões provocadas por grupo pode ajudar a evitar que novas disputas bélicas aconteçam, priorizando a resolução de divergências através dos meios diplomáticos.
1 comentário em “Qual a Origem da Primeira Guerra Civil?”