Você já conhece a origem da mola preguiçosa? Esse brinquedo foi uma verdadeira febre no século passado, hoje infelizmente caiu em desuso, mas ainda é celebrado e muito bem representado em algumas mídias como no famoso desenho Toy Story.
Venha conhecer mais sobre a origem da mola preguiçosa e outras curiosidades a respeito desse brinquedo!
O que é a Mola preguiçosa?
Antes de falarmos sobre a origem da mola preguiçosa, vamos primeiro descrever o brinquedo para quem ainda não o viu, o que pode ser até comum considerando como o brinquedo “fora de moda”.

A mola preguiçosa é realmente uma mola, só que por conta de sua estrutura ela consegue se movimentar sozinha apenas com a força da gravidade. Esse movimento incomum levou a mola preguiçosa a ser uma febre entre as crianças por muitos anos.
Qual a origem da Mola preguiçosa?
A origem da mola preguiçosa nos leva há muitos anos, para o ano de 1943. A origem da mola preguiçosa veio por meio de um soldado da marinha chamado Richard James.
Richard estava realizando alguns experimentos com molas para equipamentos da marinha, quando sem querer, acabou deixando uma mola cair e viu que ela quicava no chão! Encantado, Richard separou o material e o levou para a casa.
Qual a história da Mola preguiçosa?
Richard James levou sua mola preguiça para casa e apresentou para seus filhos, que rapidamente mostraram imenso interesse no objeto. Porém, a origem da mola preguiçosa como produto comercial veio pela esposa de Richard, Betty James.
Betty observou a alegria de seus filhos e cogitou se o objeto poderia cativar outras crianças.

A esposa de Richard chamou a mola de “sleek and graceful” (elegante e graciosa), e foi essa frase que deu nome à mola: slinky, o seu nome em inglês.
Como o criador começou a vender?
Após a brilhante ideia de sua esposa, Richard decidiu vender seu produto. O casal acabou realizando um empréstimo para comprar recursos e iniciar suas vendas em 1945, dando origem à mola preguiçosa como um brinquedo.
Quais estratégias usaram após a criação?
No começo, Richard e Betty tiveram alguns problemas para emplacar o brinquedo. Muitos consideravam o brinquedo medíocre demais para ser comprado, afinal na visão de muitos era “só uma mola”.
A primeira grande estratégia criada para vender o produto foi apresentá-lo em uma feira de brinquedos famosa dos Estados Unidos chamada American Toy Fair em 1946. A partir daí a popularidade começou a decolar.
Em 1952 a empresa lançava o seu “slinky dog”, um cachorrinho cujo corpo era uma mola preguiçosa, o mesmo cachorrinho de Toy Story. E com esse brinquedo a marca virou uma febre completa.
Quantas unidades de Mola preguiçosa foram vendidas?
A mola preguiça hoje já tem mais de 70 anos de história. E ao longo dessa jornada o brinquedo vendeu cerca de 300 milhões de unidades. Um número impressionante que levou Betty, pois seu marido abandonou o projeto, a entrar para a história dos Estados Unidos com inúmeros recordes e reconhecimentos. Sendo a mola preguiça considerada o “brinquedo do Estado da Pensilvânia”.
Qual era o valor da Mola preguiçosa vendida pelo criador?
Hoje em dia uma mola preguiçosa nos Estados Unidos custa aproximadamente 14 dólares. Um valor razoável, porém você sabe quanto custava o brinquedo na época de origem da mola preguiçosa? 1 dólar.
Muita coisa mudou desde a criação da mola preguiçosa! Você já conhecia essa história de origem da mola preguiçosa ou mesmo já teve uma? Esse brinquedo até hoje tem um potencial imenso de diversão, principalmente entre as crianças!