O que são os sobrenomes noruegueses e qual a sua origem?

Saiba agora qual a origem dos sobrenomes noruegueses e o que são aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento desses sobrenomes leia aqui!

A origem dos sobrenomes noruegueses não são apenas de enfeite, cada um representa uma história e um passado da família à qual ele está ligado, eles vem de longa data e carregam uma bagagem histórica. 

Apesar de que isso não liga muito sua história, pois há muito tempo, o sobrenome patronímico que dizia de quem era filho, mas nada sobre os ancestrais. Mas porque tem todo esse significado? O que torna os sobrenomes noruegueses tão especiais? Leia este artigo e traremos luz a essas dúvidas.

O que são os sobrenomes noruegueses?

Os sobrenomes noruegueses, na maior parte das vezes, significam alguma coisa, ou o lugar onde se nasceu, ou o nome do pai, ou até mesmo nome da vila ou cidade de que veio. Contudo, e foi por isso que mencionei “na maior parte das vezes”, pode ser um sobrenome inventado, escolher ele só porque é bonito mesmo.

O que são os sobrenomes noruegueses
Fonte/Reprodução: original

Isso se deve ao fato de que na Noruega, é bem simples mudar de nome: basta entrar em um site chamado Skatteetaten e escolher a opção “mudar de nome”. O limite é uma vez a cada 10 anos.

Qual a origem dos sobrenomes noruegueses?

A origem vem de alguns lugares, vamos listar e falar um pouco sobre a origem dos sobrenomes noruegueses porque assim fica mais fácil exemplificar melhor. 

Sobrenomes patronímicos 

Quando os sobrenomes noruegueses têm origem no nome do pai, são chamados de sobrenomes patronímicos, e não fez parte apenas do que hoje é o território da Noruega, mas em toda a Escandinávia e Islândia, praticamente todo lugar onde os vikings estiveram.

O sobrenome patronímico é assim: quando um pai tem um filho ou filha, é usado esse nome do pai mais um acréscimo de um sufixo, no caso de filho usasse o sufixo sen e no caso da filha usasse o sufixo datter. Por exemplo, se o pai se chama Ragnar, o sobrenome do filho será Ragnarsen e da filha Ragnardatter, e assim por diante. 

Esse método dos sobrenomes noruegueses é usado desde a Era Viking (793 – 1066 d.C.), pois está presente em dois nomes famosos: Olav Haraldsson e Olav Tryggvason, reis antigos de regiões da Noruega e Dinamarca.

Nomes de fazendas como sobrenomes noruegueses

Por outras vezes, para diferenciar os nomes de outras pessoas nos campos, era usado o nome da fazenda onde a família morava (gårdsnavn). Pois se tivessem duas pessoas na região com o mesmo sobrenome, de pais de mesmo nome, o sobrenome com o nome da fazenda serviria para diferenciar as pessoas.

Por exemplo, se em uma mesma região houvessem dois Bjorn Ragnarssen, mas um vivia na fazenda Ødegaard (fazenda velha) e outro em uma fazenda nas montanhas Berg, então um se chamaria Bjorn Ragnarssen Ødegaard e o outro Bjorn Ragnarssen Berg. Se um deles se mudasse para outro lugar, aquele lugar daria o nome e assim sucessivamente.

Nomes de vilas e regiões como sobrenomes noruegueses

Algumas vezes, eram adotados sobrenomes de vilas e regiões de onde se morava, como Grinstad, Moi, Forde, etc.

Sobrenomes noruegueses inventados

Os sobrenomes noruegueses inventados (konstruerte slektsnavn) servem para as pessoas que querem mudar de sobrenome, tirar o sufixo “sen” do sobrenome e adotar um próprio. 

Na década de 40, Astrid Moss escreveu livros contendo cerca de 4 mil nomes inventados para facilitar a busca por novos nomes. Nessa época, a busca por sobrenomes noruegueses novos era tanta que os livros fizeram sucesso.

Quais os sobrenomes noruegueses mais usados?

Há uma boa lista dos sobrenomes noruegueses mais usados, ano passado (2021) foi feita a lista e aqui vamos apresentá-la:

  1. Hansen (50064);
  2. Johansen (47601);
  3. Olsen (46632);
  4. Larsen (36229);
  5. Andersen (35544);
  6. Pedersen (33771);
  7. Nilsen (33035);
  8. Kristiansen (22515);
  9. Jensen (22046);
  10. Karlsen (20258);
  11. Johnsen (19901);
  12. Pettersen (19176);
  13. Eriksen (18618);
  14. Johannessen (12727);
  15. Andreassen (11651).

Apesar disso, também tem os nomes por fazenda e por região, que são menores que os dos patronímicos. E também há os sobrenomes inventados.

O que é a Lei do nome (Navneloven)?

A lei do nome surgiu lá no ano de 1923, para fazer com que famílias adotassem o mesmo sobrenome, pois tanto os filhos e filhas ficariam com os mesmo sobrenomes. Ou seja, se há um sobrenome Ragnarssen, sabe-se que lá atrás houve alguém na família chamado Ragnar.

Por que a versão masculina do nome foi escolhida?

Desde a época da revolução industrial, houve um êxodo na Noruega de moradores do campo para a cidade, e, na cidade, quem trabalhava mais era o pai de família, daí é muito mais comum ter pessoas na família com sobrenome sen do que datter atualmente.

Por que a versão masculina do nome foi escolhida
Fonte/Reprodução: original

Esse costume se popularizou muito no século XIX, mas desde muito antes, século XVI e XVII, que esse costume era usado, e só em famílias nobres e ricas.

Seja como for, os sobrenomes noruegueses são ainda fonte de história e de parentesco, o que engrandece sua cultura e mostra como até na nomenclatura, esse povo se orgulha de seu passado histórico e cultural.

Deixe um comentário