Desenvolvendo uma forma de entretenimento que é atemporal e popular, a origem dos primeiros teatros resultou em uma grande riqueza quando falamos de cultura. O teatro pode ser definido como uma representação de situações através da atuação, geralmente em um grande palco, de frente para uma plateia, a fim de suscitar sentimentos e reações em quem o assiste.
Essa expressão cultural é extremamente importante e acompanha as mais diversas sociedades humanas desde períodos remotos. Por isso, saiba aqui tudo sobre a origem dos primeiros teatros, quais foram eles, bem como surgiram e qual foi o primeiro teatro da história. Confira!
Quais foram os primeiros teatros?
A ação de imitar situações com o intuito de entretenimento vêm desde a pré-história. No entanto, a origem dos primeiros teatros em sua forma como conhecemos hoje ocorreu na Grécia Antiga. O primeiro deles que se tem conhecimento, é o de Téspis, a dramaturgia na qual ocorreu a atuação para representar Dionísio, o deus grego do vinho (que passou a ser também deus do teatro).

Ainda, com a origem dos primeiros teatros, foram construídos os primeiros deles para a realização dessa prática, como o Teatro de Dionísio, o Teatro de Epidauro, o Teatro de Delfos, entre outros. Com o tempo e a mudança nas esferas culturais, os teatros gregos foram se diferenciando uns dos outros, com relação à disposição dos locais e à própria arquitetura desses prédios.
Esses primeiros teatros eram mais simples e dispunham de uma longa área para o público assistir às encenações. Posteriormente, com a influência românica e de outras culturas, o teatro foi se moldando até se tornar em como o conhecemos hoje, mas ainda com sua essência preservada.
Qual a origem dos primeiros teatros?
A origem dos primeiros teatros se deu, de fato, na Grécia Antiga. Naquela época, era comum que os gregos fizessem celebrações e eventos a fim de comemorar quando havia uma boa colheita. Nesse sentido, o deus grego a quem eles agradeciam era o deus Dionísio, o deus do vinho, fertilidade e lazer.
Ao agradecer pelas provisões, eles focaram também no âmbito da diversão relacionada a esse deus, realizando danças, cantorias e cortejos ao deus. Em dado momento, Téspis tomou uma atitude que o consagrou como o criador do teatro, tornando popular a origem dos primeiros teatros.
Como surgiram os primeiros teatros gregos?
Pode-se dizer que a origem dos primeiros teatros gregos surgiu a partir de celebrações e cultos realizados a fim de glorificar os deuses da Grécia Antiga. Na antiguidade era muito comum a realização desses cultos religiosos para todos os deuses, cada um com um proceder específico.

Quando o culto a Dionísio era realizado, Téspis, considerado o primeiro ator, colocou uma máscara de culto em seu rosto e atuou dizendo ser o próprio deus. Sua representação marcou o início da arte de representar e a partir daí o teatro foi se desenvolvendo. Com isso, espaços para as encenações, os primeiros teatros gregos, foram construídos.
Qual é o primeiro teatro da história?
Ao refletir acerca da origem dos primeiros teatros, remontamos a ideia de antiguidade e dessa maneira pode parecer difícil ter conhecimento de qual é o primeiro teatro da história. No entanto, felizmente para a cultura do mundo, e graças a historiadores, podemos saber qual foi o primeiro de todos: o Teatro de Dionísio.
Após a encenação de Téspis no culto a Dionísio iniciou-se uma conversação com o coro, que também estava ali na comemoração. Assim, o conhecido Teatro de Dionísio, localizado em uma encosta da Acrópole de Atenas, tornou-se o primeiro e mais marcante teatro da história grega.
Assim como muitos outros aspectos da cultura grega que perduram até hoje, o teatro se tornou uma fonte valiosa e muito importante quando se fala de cultura e arte, e sua história de origem se mostra ainda mais interessante.